book_icon

IHS Towers assina acordo de joint venture com a TIM Brasil para conectividade em fibra óptica

IHS Towers assina acordo de joint venture com a TIM Brasil para conectividade em fibra óptica

A IHS Holding Limited, um dos proprietários, operadores e desenvolvedores independentes de infraestrutura de Telecomunicações compartilhada, assinou acordos com a TIM S.A. para adquirir o controle acionário da FiberCo Soluções de Infraestrutura Ltda, que incluirá ativos de fibra selecionados da TIM e fornecerá serviços de infraestrutura de fibra óptica como um provedor de serviços de rede aberta.

Segundo o acordo, a IHS Towers, por meio de uma de suas subsidiárias brasileiras, terá uma participação de 51% e a TIM, os 49% restantes. Esta parceria dá continuidade à expansão da IHS Towers desde que entrou no Brasil, em fevereiro de 2020, com as aquisições da Cell Site Solutions, da Skysites e, mais recentemente, da Centennial Towers no Brasil e na Colômbia, e é um testemunho do compromisso da IHS Towers com a região e seus inovadores planos de expansão.

Com o acordo, a base de ativos da FiberCo incluirá a infraestrutura de rede secundária da TIM, cobrindo aproximadamente 6,4 milhões 1 de residências, das quais 3,5 milhões são em FTTH e 3,5 milhões em FTTC  

Com o acordo, a base de ativos da FiberCo incluirá a infraestrutura de rede secundária da TIM, cobrindo aproximadamente 6,4 milhões 1 de residências, das quais 3,5 milhões são em FTTH e 3,5 milhões em FTTC. A FiberCo será responsável pela implantação de novas redes de fibra para a TIM e pela operação e manutenção de toda a infraestrutura de fibra. A TIM será um cliente âncora de toda a rede sob um contrato de serviços de longo prazo.

A transação está sujeita às habituais aprovações regulatórias e antitruste da Agência Nacional de Telecomunicações – ANATEL e do Conselho Administrativo de Defesa Econômica – CADE.

Sam Darwish, presidente da IHS Towers e CEO do grupo, disse: “Tenho o prazer de anunciar esta transação com a TIM, pois ela representa um marco significativo em nossa trajetória de crescimento na América Latina e em nosso relacionamento com a TIM. Em nossos mercados africanos, já estamos entregando soluções de conectividade de fibra e estou entusiasmado para transferir nosso conhecimento para o mercado brasileiro e fazer parceria com uma das redes móveis líderes da região. Ao combinar a excelência em engenharia da IHS com o excepcional conhecimento de mercado da TIM, estaremos muito bem posicionados para fornecer conectividade de fibra em um momento em que aumenta a demanda na região.”

Pietro Labriola, CEO da TIM Brasil, disse: “Este é um passo fundamental em nossa estratégia de crescimento em fibra. Isto permitirá que a TIM atenda à crescente demanda por serviços de fibra e coloque a FiberCo em uma posição única no mercado brasileiro. Nossa escolha pela IHS como nossa parceira, uma empresa com imensa experiência operacional, vai nos dar os recursos para fornecer serviços em larga escala com robustas soluções de ponta em fibra. Esta joint venture é a prova do nosso compromisso com o mercado brasileiro, enquanto nos dedicamos a estarmos sempre prontos para suas crescentes demandas por fibra. ”

Serviço
www.ihstowers.com
www.tim.com.br

 

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.