book_icon

CPQD firma parceria com a Green Eletron para instalação de ponto de coleta de lixo eletrônico

CPQD firma parceria com a Green Eletron para instalação de ponto de coleta de lixo eletrônico

O CPQD firmou parceria com a Green Eletron, gestora para logística reversa de equipamentos eletroeletrônicos, que já instalou um ponto fixo de coleta desses produtos no Pólis de Tecnologia, em Campinas. O ponto de entrega voluntária (PEV) da Green Eletron ficará disponível o ano todo para que os colaboradores do CPQD e das outras empresas instaladas no Pólis possam descartar seus equipamentos eletrônicos e pilhas usados – que, dessa forma, terão tratamento ambientalmente adequado.

Rubens Maeda, gerente do Pólis de Tecnologia, lembra que, desde 2003, o CPQD é certificado na norma ISO 14001 – atualmente na versão 2015 -, que especifica os requisitos de um sistema de Gestão Ambiental. Além disso, há cerca de dez anos, a organização realiza campanhas anuais de coleta de lixo eletrônico entre seus colaboradores. Em 2020, por exemplo, a campanha foi realizada em agosto e durou uma semana, durante a qual recebeu um total de 2.840 quilos de equipamentos descartados, que tiveram destinação adequada por intermédio de um parceiro nessa área – a empresa Brasil Reverso.

“Com o acordo com a Green Eletron, o objetivo é tornar essa coleta permanente, facilitando o descarte de lixo eletrônico e de pilhas usadas por parte das pessoas que trabalham no Pólis”, afirma Maeda. Ele ressalva que, nesse caso, a parceria tem como foco específico os equipamentos eletrônicos e pilhas descartados por pessoas físicas. “O lixo eletrônico do CPQD continuará sendo coletado pela Brasil Reverso, que já realiza essa atividade de acordo com as normas e práticas de gestão ambiental estabelecidas para empresas”, acrescenta.

Fundada em 2016 pela Abinee (Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica), a Green Eletron tem como proposta criar um sistema coletivo para operacionalizar a logística reversa de produtos eletroeletrônicos no fim da vida útil, evitando que eles sejam descartados em aterros sanitários ou lixões – provocando impactos negativos ao meio ambiente.

 

Campinas

CPqD

Green Eletron

Pólis de Tecnologia

ponto de coleta de lixo eletrônico

ponto de entrega voluntária (PEV)

Rubens Maeda

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento