book_icon

Movistar habilita rede da América do Sul baseada em tecnologia Open RAN

Open RAN terá um impacto significativo nas telecomunicações: facilitará a incorporação de serviços inovadores e de futuros desenvolvimentos tecnológicos através de um ecossistema aberto de provedores. A implantação dessa nova tecnologia, com a expertise da IBM, será na cidade de Puerto Madryn, em Chubut, na Argentina
Movistar habilita rede da América do Sul baseada em tecnologia Open RAN

A fim de seguir acelerando a digitalização em sua rede de comunicações da Argentina, a Movistar colocou em funcionamento a primeira rede de comunicação móvel da América do Sul baseada em tecnologia Open RAN, cobrindo 81.000 habitantes na cidade de Puerto Madryn, em Chubut, na Argentina. A IBM liderou a integração dos sistemas, reunindo componentes de múltiplos provedores de software e hardware, incluindo Altiostar, QCT, Gigatera e Kontron, pré-integrando a solução e permitindo uma implementação de ponta a ponta.

Open RAN é uma tecnologia aberta de rede de acesso de rádio, que converte a rede de rádio em um ambiente de nuvem aberta na qual múltiplos provedores podem coexistir, para gerar uma rede de serviço melhor e mais eficiente. O uso de Open RAN está crescendo em toda a América Latina e também está entrando em vigor na Alemanha e no Reino Unido.

A presença de um ecossistema de rede aberta facilitará a digitalização em linha com o Novo Pacto Digital que impulsiona a companhia  

“Estamos experimentando o futuro das redes móveis com a tecnologia Open RAN. Para a Movistar é essencial evoluir a arquitetura de rede para um modelo aberto de Telco Cloud baseado em um ecossistema aberto de provedores, que permitem gerar uma base sólida para desenvolver, no futuro, a implantação do 5G e, por sua vez, incorporar serviços inovadores de pequenas empresas que podem utilizar a maior acessibilidade de uma tecnologia aberta”, comentou Adrian Di Meo, Diretor de Tecnologia (CTIO) da Movistar.

O que é “Open RAN”?
Open RAN significa Open Radio Access Network (RAN), é uma rede de acesso aberta que conecta um dispositivo sem fio (celular, tablet ou computador) com a infraestrutura da rede principal. Essas redes combinam software e hardware de um ecossistema aberto de provedores para facilitar e acelerar a inovação e a adoção de serviços diferenciados para os usuários de serviços de comunicações móveis.

O sistema Open RAN tem dois princípios fundamentais:
Uso de interfaces abertas: Os padrões de Open RAN permitirão aos operadores introduzirem novos e avançados serviços e personalizar o serviço de rede conforme necessário. A presença de um ecossistema aberto permitirá um dinamismo maior na incorporação de funcionalidades e serviços diferenciados.

A tecnologia Open RAN será chave, tanto para a cobertura em zonas rurais ou com pouca densidade de população, como para as zonas de maior densidade de tráfego. A presença de um ecossistema de rede aberta facilitará a digitalização em linha com o Novo Pacto Digital que impulsiona a companhia.

Incorporar mais inteligência a rede: em um ambiente digital onde a rede se torna mais completa, com o Open RAN os operadores podem adicionar inteligência, adaptar o software a diferentes serviços e automatizar as operações.

“Os operadores de telecomunicações estão experimentando uma nova era de inovação através de tecnologias emergentes como Open RAN, e um foco aberto é chave para acelerar esta transformação digital em toda a indústria”, comentou Roberto Alexander, Gerente Geral da IBM Argentina. “A tecnologia de Nuvem e as melhores capacidades de integração de sistemas de sua classe se alinham com as necessidades de escolha e a flexibilidade da indústria à medida que os operadores móveis adotam o Open RAN. A IBM tem ajudado a Movistar a implementar uma solução de classe mundial, aberta, escalável e segura, para acelerar ainda mais a forma como captura o enorme valor de mercado do Open RAN, não só na Argentina, mas em toda a região, no futuro.”

 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.