book_icon

Kobiton implementa motor de IA na automação de testes de aplicações mobile

Nova AI Engine foca no Aprendizado de Máquina para acelerar o desempenho das equipes de desenvolvimento e validação de um grande número de aparelhos móveis
Kobiton implementa motor de IA na automação de testes de aplicações mobile

A Kobiton, fornecedora de plataforma de Automação Inteligente de Testes de aplicações mobile, acaba de liberar a Nova AI Engine, direcionada à Mobile Experience e que visa a superar os desafios de testes baseados em Inteligência Artificial e foi desenhada para o Aprendizado de Máquina contínuo e para fortalecer o trabalho das equipes de Quality Assurance, QA.

O motor de AI atua na coleta e interpretação de dados de dezenas de milhões de execuções de teste, falhas, métricas de qualidade, especificações de dispositivos, localização de elementos, exceções NoSuchElement etc. A sua finalidade é verificar aspectos relacionados à qualidade do aplicativo móvel e navegador móvel para entregar aos testadores as informações relevantes sobre o desempenho de suas aplicações mobile.

86% dos desenvolvedores e testadores afirmam que uma oferta de IA é critério-chave para a escolha de soluções de QA e que 88% dos entrevistados afirmam que IA é a parte de crescimento mais forte de suas atividades de teste; 71% relataram que utilizarão mais a Inteligência Artificial nas atividades de testes

“O lançamento da Kobiton Nova AI Engine atende a esta necessidade de interpretação de dados sobre a qualidade dos testes realizados em um grande volume de dispositivos e ao desejo das equipes de desenvolvimento de aplicações, como revela o recente Relatório de Qualidade Mundial, comenta Juan Carlos Cerrutti, representante de Desenvolvimento de Negócios da Kobiton para América Latina.

O estudo revelou que 86% dos desenvolvedores e testadores afirmam que uma oferta de IA é critério-chave para a escolha de soluções de QA e que 88% dos entrevistados afirmam que IA é a parte de crescimento mais forte de suas atividades de teste (teste com IA e teste de IA). Outros 71% relataram que utilizarão mais a Inteligência Artificial nas atividades de testes. Na avaliação de Cerrutti, os números apontados pela pesquisa fortalecem a posição da Kobiton para entregar às equipes de DevOps um conjunto de soluções que visam a resolver os seus desafios de QA.

As empresas e suas equipes de QA mobiles estão muito interessadas na automação de testes de software sem script e contam com a intervenção da Inteligência Artificial no processo para facilitar este trabalho. “Até então, as soluções sem script simplesmente não oferecem às empresas a quantidade de controle de que precisam ao criar os projetos de testes. O Kobiton Nova AI Engine chega ao mercado para solucionar este dilema”, enfatiza o executivo.

Autoaprendizagem contínua
A maior vantagem do Kobiton Nova AI Engine, segundo o fabricante, é capacidade da plataforma aprender com os erros continuamente, ficando mais inteligente a cada teste executado. “A principal razão pela qual ela supera as outras soluções de teste baseadas em IA é que ela foi projetada em torno do entendimento de que a Inteligência Artificial é imperfeita e funciona melhor quando está centrada no aprendizado contínuo. Muitas soluções no mercado esperam que a IA faça a mágica de resolver tudo, e isso – na verdade – nem sempre é possível”, comenta Cerrutti.

Em situações em que a Nova não consiga descobrir uma resolução com a confiança necessária e precise da assistência do usuário, ela alertará para a entrada de um ‘humano no circuito’, em vez de apenas interromper o teste. O usuário, então, poderá executar uma correção rápida e este processo de correção pode ser realimentado nos modelos de IA como dados para aprender. “Desta forma, o Nova pode executar e navegar com mais confiança as suas operações em torno das suas falhas, resultando em mais sucesso para o projetos de testes de software mobile”, acrescenta o executivo da Kobiton na América Latina.

Motor de IA para equipes focadas em Mobile Experience
A proposta da empresa para este lançamento foi investir na criação de uma arquitetura de Inteligência Artificial baseada na autoaprendizagem contínua no núcleo da plataforma Kobiton, não limitadas apenas em testes. A versão é capaz de atuar nas atividades de Qualidade e Experiência Móvel em todo o processo de Software Development Life-cycle, SDLC. Em seu estado atual, o Nova é capaz de conduzir a automação sem script que cobre a qualidade funcional e visual; a validação visual automatizada (cor do texto, layout – estrutura do elemento etc.; otimização Visual UX Automatizada; capacidade de criar automaticamente um script Appium completo a partir de um teste exploratório capturado; navegação durante a automação de teste em seu laboratório de dispositivos para garantir compatibilidade e usabilidade para ampla cobertura de mercado e, ainda, teste Funcional e teste visual.

“Em pouco tempo, seus testadores, os engenheiros de testes e os engenheiros de desempenho serão literalmente capazes de fazer três tipos diferentes de testes automatizados no tempo necessário para apenas executar o processo real em um dispositivo e escolher um pacote de dispositivo para executar o teste. O potencial de economia de tempo e esforço aqui é enorme com o lançamento da Kobiton Nova AI Engine. finaliza Cerrutti.

A Kobiton possui atuação no Brasil a partir de um acordo com o Grupo HDI e RPerformance, que respondem pela entrega de serviços e suporte ao seu portfólio de produtos dedicados a ajudar os desenvolvedores e empresas a gerenciarem seus dispositivos mobile e garantir que seus aplicativos funcionem corretamente nos aparelhos dos usuários.

Serviço
www.kobiton.com

Comentários

Os comentários estão fechados nesse post.
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.