book_icon

Os desafios das empresas com o 5G

Pesquisa da Deloitte mostra preocupação com segurança cibernética, mão de obra qualificada e o aumento no volume de dados
Os desafios das empresas com o 5G

No fim de outubro, mais de 500 profissionais de organizações que já usam 5G ou planejam adotar a tecnologia nos próximos 12 meses foram entrevistados online durante um webcast da consultoria Deloitte intitulado “Preparando uma abordagem de segurança cibernética integrada para o advento do 5G”. Das organizações que já adotam o 5G, 76,4% disseram que estão preocupados com os riscos de segurança; das que ainda vão adotar nos próximos 12 meses esse número sobre para 80,7%.
“A disponibilidade de largura de banda 5G dos EUA se expandiu e acelerou consideravelmente nos últimos meses, oferecendo vantagens competitivas tecnológicas, financeiras e de outros tipos para os primeiros usuários”, disse Wendy Frank, líder em Cyber 5G da Deloitte Risk & Financial Advisory. “É claro que, com todo o avanço tecnológico que o 5G permite, o cenário de ameaças cibernéticas e as áreas de superfície de ataque se expandem consideravelmente. Trabalhar proativamente para mitigar os riscos de segurança cibernética apresentados pela adoção do 5G é a marca registrada de um programa bem projetado”, observou o executivo.

Em organizações que já usam a tecnologia, 32,2% dos entrevistados disseram que a velocidade de adoção acelerou

Segundo a pesquisa, as maiores preocupações com a segurança cibernética para a adoção do 5G diferiram por grupo. Para os profissionais em organizações que atualmente usam a tecnologia, o talento representa o maior desafio para a adoção do 5G (30,1%), pois serão necessários profissionais de segurança devidamente qualificados para a implementação, manutenção e operações. Para os entrevistados de organizações que planejam adotar 5G no próximo ano, os principais desafios cibernéticos foram dados (26,8%), devido a um aumento no volume e diversidade de dados criados a partir de segmentos habilitados para 5G (por exemplo, IoT, ERP e dados confidenciais) bem como riscos de má gestão de dados.
“Para organizações que utilizam 5G, o risco cibernético aumentará rapidamente se os desafios – como falta de criptografia sofisticada, operações descentralizadas ou monitoramento de segurança funcionando em detrimento das velocidades de desempenho – não forem resolvidos”, disse Frank. “Proteger o cenário de ameaças amplamente expandido resultante da adoção do 5G exigirá dois esforços igualmente importantes: colocar o talento certo no lugar ou aperfeiçoar; e aproveitar a Inteligência Artificial e Machine Learning para automatizar áreas como configuração de política de segurança, monitoramento de conformidade e detecção de ameaças e vulnerabilidades”, comentou.
A pandemia de Covid-19 teve impactos mistos nos planos organizacionais dos entrevistados para adotar o 5G. Em organizações que já usam a tecnologia, 32,2% dos entrevistados disseram que a velocidade de adoção acelerou. Inversamente, a velocidade de adoção diminuiu como resultado da interrupção causada pela pandemia para 21,8% das pessoas em organizações que planejam adotar 5G no ano seguinte. Isso mostra que, quem já adotou a tecnologia percebeu seus benefícios, como a criação de novos tipos de dados, a maior velocidade de transmissão e a capacidade de desenvolver incontáveis dispositivos IoT por meio de redes 5G. Assim, aceleram seus projetos para ganhar diferencial competitivo.
Serviço
www.deloitte.com
 

5G

Deloitte

IoT

pesquisa

Wendy Frank

Últimas Notícias
Você também pode gostar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento