book_icon

Retrospectiva 2020: o que foi destaque no primeiro semestre do ano

Acompanhe a seguir as principais notícias que movimentaram o ecossistema de canal de TIC e como o início da pandemia impactou o setor

Accesstage anuncia programa de expansão e busca parceiros para novos canais de venda
Empresas e Autônomos podem faturar até R$ 80 mil anuais com as soluções da marca, que é referência em integração financeira de dados
13 de janeiro de 2020
Especialista em soluções para intercâmbio de dados financeiros, a Accesstage lança neste mês um programa para captação de novos canais de venda com objetivo de acelerar a expansão de sua presença em todo o País. Até o final de 2020, a empresa espera atingir com esta frente o incremento de 10% de seu crescimento projetado.
O Programa de Canais é parte de uma estratégia maior de posicionamento da força comercial com foco na conquista de novos clientes e escalabilidade do negócio. A empresa atuará num modelo de squads, agrupando times especialistas para atração, captação e retenção de clientes. Com metas agressivas, a empresa enxergou necessidade de dar dinamismo para as decisões estratégicas com unidades horizontalizadas, autonomia e foco total no resultado.
Dell anuncia simplificação do programa global de parceiros
Mudança faz parte da estratégia da companhia para dar mais velocidade aos negócios e aproveitar as oportunidades da era digital
6 de fevereiro de 2020
A Dell quer aumentar a sinergia com o canal para aproveitar as oportunidades de negócios geradas pela era digital. Como parte dessa estratégia, a companhia apresentou nesta quarta-feira (5/2) novidades em seu programa global de parceiros. Entre as mudanças estão a simplificação do modelo de comercialização e mais incentivos para maior rentabilidade com a marca.
Durante o 2020 Global Partner Kickoff, destinado aos parceiros de vendas, realizado via webcast, Joyce Mullen, presidente global de Channel, Embedded & Edge Solutions, observou que a atual década promete abrir muitas oportunidades pelos avanços da Transformação Digital e mudanças que estão acontecendo no mundo com forte impacto nas organizações.
SAS busca distribuidor na AL para aumentar vendas indiretas
Empresa está expandindo também a rede de revendas com objetivo de ampliar de 50% para 60% os negócios pelo canal de comercialização na região
11 de fevereiro de 2020
O credenciamento do seu primeiro distribuidor na América Latina é um dos planos do SAS para impulsionar as vendas indiretas em 2020. A medida foi anunciada por Javier Ramirez, diretor de Alianças e Canais da companhia para a região, durante visita esta semana ao Brasil.
Segundo o executivo, a empresa está buscando um distribuidor com atuação no Brasil e em demais países onde a organização marca presença no continente latino-americano. Sua expectativa é de fechar essa nomeação ainda no primeiro trimestre.
Novo programa da Acer agiliza contato com os distribuidores
‘Acer Valoriza’ oferecerá campanhas, treinamentos, informações sobre produtos e soluções em primeira mão para este perfil de parceiro
12 de fevereiro de 2020
A Acer, uma das principais fabricantes de notebooks e PCs do mundo, anuncia o seu programa de canal com foco nos distribuidores. Por meio de uma plataforma online, o Acer Valoriza passa a disponibilizar o acesso às informações sobre produtos, recursos e soluções da Acer. O programa inclui também ferramentas para atender aos parceiros, como treinamentos especializados, apoio em marketing, suporte para equipe de vendas, além de um sistema de recompensas.
O principal objetivo do novo programa é oferecer soluções e ferramentas que ajudem a rentabilizar cada vez mais o negócio dos parceiros, potencializando vendas e capacitando os colaboradores. “Um dos pontos fortes da Acer é a sua atuação em canais. A mudança na plataforma visa estreitar cada vez mais o relacionamento com os profissionais de vendas e mostrar que estamos dispostos a colaborar para o crescimento dos nossos parceiros”, explica Fabíola Campos, head de Marketing da Acer Brasil.
Check Point lança programa global de canais para acelerar e aumentar o sucesso dos parceiros
Os parceiros desfrutarão de margens de crescimento previsíveis e reconhecimento ao conquistar novas contas, fechar negócios estratégicos e acelerar a adoção e o sucesso dos clientes em segurança na Nuvem
18 de fevereiro de 2020
A Check Point Software Technologies, fornecedora global em soluções de cibersegurança, anunciou seu novo programa global de parceiros. Elaborado em estreita colaboração com centenas de parceiros da Check Point, o programa incentiva um alinhamento mais próximo com as equipes de canais da companhia, implementando boas práticas, agilidade, time to market e valor para o cliente.
O programa permite ainda uma colaboração mais próxima com a Check Point, fornecendo acesso a suporte e recursos técnicos especializados. Os clientes em comum também beneficiarão de uma maior experiência, bem como de soluções flexíveis que ofereçam mais versatilidade e valor nas suas decisões de compra de soluções de segurança.
Foco em canais marca novo momento da Vertiv
Empresa, que acaba de se lançar em IPO na Bolsa de Nova Iorque, aposta em canais e em Edge Computing para crescer. Companhia faturou 30% mais no Brasil e projeta triplicar de tamanho até 2022
19 de fevereiro de 2020
Triplicar um negócio em três anos é o objetivo ambicioso da Vertiv, fornecedora americana de equipamentos e serviços para data centers. Setor que, segundo a própria empresa, não para de crescer – apesar das previsões catastróficas surgidas desde que a computação em Nuvem ganhou protagonismo.
Para Ricardo Duque, vice-presidente de canais da Vertiv para América Latina e Américas, essa demanda crescente por processamento descentralizado está sendo aproveitada pela Vertiv graças ao programa de parcerias, o Vertiv Partners Program. O executivo ingressou na companhia em 2018 com a missão de expandir a estratégia de canais, antes (leia-se “na época da ENP”) relegada a um papel secundário, com as vendas diretas sendo privilegiadas.
Adobe quer triplicar ecossistema de parceiros para apoiar crescimento
Companhia projeta aumento das experiências digitais e fará evento para recrutar novos parceiros
11 de março de 2020
Para suportar a demanda vinda do seu avanço no Brasil, a Adobe está em busca de novos parceiros de implementação para a plataforma Experience Cloud, que reúne diversas soluções para marketing digital. O objetivo da multinacional é triplicar o número de parceiros para seguir crescendo no País, que representa uma grande parte dos negócios na América Latina.
Desde sua transformação em 2013, quando parou de comercializar os softwares criativos (como Photoshop) em caixinhas e passou a trabalhar na Nuvem, a Adobe viu a valoração na bolsa crescer acima dos concorrentes e resolveu apostar também em soluções para melhorar as experiências digitais, com a Experience Cloud. Essa Nuvem dispõe de analytics, data management platform (DMP), gerenciamento de conteúdo e campanhas de marketing, e-commerce, entre outras soluções da área.
HP anuncia iniciativas de ajuda a parceiros e clientes
As mudanças específicas serão comunicadas aos parceiros pelas equipes HP de cada mercado nesta semana
3 de abril de 2020
A HP anuncia uma variedade de iniciativas para ajudar a comunidade global de parceiros de canais a enfrentar os desafios operacionais e financeiros trazidos pelo combate ao Covid-19. Além de fornecer uma variedade de opções de financiamento e leasing para clientes finais, a empresa oferece aos parceiros incentivos de curto prazo, específicos para cada mercado e país. As ofertas variam de acordo com o local e dependem da elegibilidade do parceiro.
Além disso, a HP ajustará o programa de incentivos de canais com taxas pré-estabelecidas para permitir maior previsibilidade ao parceiro e que resultará em melhor linearidade, ao mesmo tempo em que estende prazos para apresentação de prova de desempenho e relatórios.
Digisystem e Netskope assinam uma parceria para todo o Brasil
Empresas formam parceria para garantir a segurança das soluções e acessos na nuvem para a continuidade dos negócios
3 de abril de 2020
A Netskope, fabricante de soluções de segurança para a Nuvem, acaba de anunciar a parceria com a Digisystem para distribuição do seu portfólio completo em todo território nacional. No atual cenário global, que prioriza o modelo home office, essa parceria representa uma união de esforços para ajudar as empresas a implementar processos de Transformação Digital de forma segura, a todo momento e a partir de qualquer local ou dispositivo, permitindo o acesso a sítios Web, Nuvem (SaaS/IaaS/PaaS) e Aplicações no centro de dados tradicional com segurança.
Pelo acordo, a Digisystem comercializa o portfólio de produtos e serviços da Netskope, com acesso as novidades em tempo real. “Nossos times passaram por capacitação técnica e comercial, para garantir que estamos oferecendo aos clientes o melhor uso de cada solução da Netskope”, explica Wagner Hiendlmayer, diretor de Infraestrutura & Cyber Risk da Digisystem.
Nutanix reafirma compromisso com parceiros
Empresa anuncia programa especial de assistência financeira para apoiar parceiros e clientes durante pandemia de Covid-19
23 de abril de 2020
A Nutanix, que atua em computação em Nuvem corporativa, anunciou hoje seu Programa Especial de Assistência Financeira (NSFAP – Nutanix Special Financial Assistance Program) para demonstrar seu compromisso em apoiar parceiros de todo o mundo enquanto os mesmos trabalham para sustentar operações de negócios em meio a condições macroeconômicas que mudam rapidamente. O programa NSFAP fornecerá aos participantes condições de pagamento estendidas para dar a eles mais flexibilidade financeira para seus negócios. Além disso, a Nutanix permite opções aprimoradas de financiamento para os clientes por meio da Nutanix Financial Solutions (NFS).
Hoje, as organizações estão altamente focadas na conservação do fluxo de caixa e no adiamento de despesas. As prioridades são manter os negócios funcionando, a força de trabalho e dar suporte aos clientes. O NSFAP visa ajudar a fornecer liquidez aos parceiros e fornecer a eles a flexibilidade financeira necessária para apoiar seus negócios e clientes, com base nas necessidades particulares de cada parceiro.
Intel divulga plano de apoio ao canal
A proposta é ajudar os parceiros a enfrentar dificuldades atuais e futuras. A reunião da direção local com distribuidores está agendada para maio
23 de abril de 2020
Suporte a serviços, orientações sobre temas diversos, redução de custos e iniciativas para que os parceiros se mantenham integrados. Estas são as ações adotadas ou intensificadas pela Intel no sentido de apoiar o canal de distribuição, que terá acesso a especialistas da companhia em cadeia produtiva para sanar dúvidas dos níveis Platinum e Gold. Reginaldo Rodrigues, o Regie, diretor de Canais, Distribuição e Vendas da Intel, detalhou virtualmente, ontem (22/4), as iniciativas da fabricante para minimizar o impacto que a pandemia de Covid-19 tem causado nas atividades de todo o ecossistema ao redor do mundo.
A linha telefônica já existente para auxílio a suporte técnico foi ampliada. Agora, um profissional da companhia responderá, em até 24 horas, a questões financeiras e econômicas, logística, comerciais, abastecimento, digitalização da cadeia de suprimentos e tarifas, entre outras às empresas que se encaixam nos níveis platinum e gold. “Quais são os caminhos para implementar um negócio online?”, é um tipo de pergunta que um especialista responderá, exemplifica o executivo.
Canais da HPE recebem apoio para enfrentar a crise
Entre as iniciativas estão facilidades de pagamentos, descontos, aumento de remuneração, rebates e flexibilização na verba de marketing
11 de maio de 2020
Com a pandemia impondo limitações de todas as ordens, é preciso união de todos. Em TIC, é fundamental, a convergência de ajuda entre fabricantes e seu canal de vendas e se observa inúmeras iniciativas nesse sentido. No caso da HPE – Hewlett Packard Enterprise, que tem 80% de seu resultado vindo de parceiros, ações de apoio a clientes e ao canal são essenciais e foram implementadas. Entre elas, descontos, prazos prorrogados, pagamentos não lineares, rebates, aumento da remuneração de profissionais etc.
O fato de o trabalho remoto estar em alta, com a promessa de se intensificar após a pandemia, está gerando muita demanda e requer iniciativas no sentido de ajudar o cliente. “Estamos aproveitando este tempo para fazer treinamentos remotos para que o canal leve soluções para o mercado”, diz Leonardo Rangel, diretor de Vendas Indiretas da HPE.
Ingram Micro é a distribuidora pioneira da Mist Systems no Brasil
Com a aquisição da fabricante de rede sem fio pela Juniper, a parceria ganha maior robustez
27 de maio de 2020
A Ingram Micro Brasil, subsidiária da maior distribuidora global de TI, passa a distribuir as soluções da Mist Systems, fabricante de rede Wi-Fi com solução 100% concebida para operar em Nuvem sob uma plataforma de Inteligência Artificial nativa, que foi adquirida pela Juniper Networks, em 2019. Com essa parceria, a Ingram Micro, que lidera mundialmente a distribuição de produtos Juniper, estende à Mist toda sua estrutura, com foco na captação e desenvolvimento de novos canais independentes do ecossistema Juniper Networks.
O portfólio que agora passa a ser distribuído pela Ingram Micro no Brasil inclui hardware, subscrições e modelos de licenciamento de software por assinatura. Alexandre Nakano, diretor de Network e Segurança da Ingram, explica que as soluções da Mist permitem customizar os mais diversos ambientes e perfis de clientes e garantir o investimento para futuras expansões de forma simples, rápida e segura.
Synnex Westcon distribui no Brasil soluções Aruba de conectividade
Mais do que nunca, a conectividade é essencial aos negócios de empresas de todos os setores
2 de junho de 2020
A Synnex Westcon-Comstor, uma das empresas globais em distribuição de produtos e soluções integradas de TI, passa a distribuir no Brasil as soluções da Aruba, uma empresa da Hewlett-Packard Enterprises (HPE), oferecendo uma extensa linha de soluções de rede e conectividade, incluindo desde produtos para gerenciar, monitorar e proteger redes com fio, Wi-Fi e Wan até a conexão de dispositivos IoT.
Marcelo Murad, diretor e gerente de vendas da Synnex Westcon, observa que, ao oferecer as soluções Aruba, a Synnex Westcon-Comstor, além de entregar aos canais de venda brasileiros produtos de ponta e renome no mercado internacional, dá às revendas a possibilidade de cross-selling com outras soluções, principalmente de segurança, de empresas que são parceiras da Aruba e que a Synnex Westcon-Comstor também representa no País.
Com Citrix, Ingram Micro amplia o portfólio de trabalho digital
Todo portfólio de soluções Citrix, (Workspace, Networking and Analitycs) já está disponível na Ingram Micro para todo Brasil
6 de junho de 2020
A Ingram Micro Brasil, subsidiária da distribuidora global de TI, inicia a distribuição das soluções da Citrix, plataforma de espaço de trabalho digital, que oferece todos os itens necessários para a produtividade em uma experiência unificada e, ao mesmo tempo, dá ao setor de TI a visibilidade, a simplicidade e a segurança necessárias para habilitar e controlar as atividades profissionais.
Com a parceria, a Citrix quer trazer para seu ecossistema no Brasil os canais que chama de Born in the Cloud, ou seja, aqueles que nasceram tendo um portfólio de soluções em Nuvem. “Esses canais possuem uma expertise técnica e ofertas de produtos e serviços 100% Cloud, as quais são essenciais na oferta do Citrix Workspace e soluções hybrid multi-cloud”, explica José P. Leal Junior, head de Vendas de Canais da Citrix Brasil.
Synnex Westcon agora é parceira da Sophos no Brasil
Extensa linha de produtos protege desde endpoints até redes empresariais
18 de junho de 2020
A Synnex Westcon, uma das empresas globais em distribuição de produtos e soluções integradas de TI, traz aos canais de venda brasileiros os produtos da britânica Sophos, uma das principais empresas da nova geração de cibersegurança. A Sophos, que nasceu oferecendo produtos para usuários domésticos, expandiu sua atuação para o mercado empresarial e vem crescendo em todo o mundo, com uma extensa linha de produtos que engloba desde a proteção de endpoints à segurança de redes, incluindo soluções nativas de nuvem para a proteção de infraestruturas, workloads e aplicativos.
“Com produtos de qualidade, a Sophos vem ampliando sua presença no mercado global, e aqui no Brasil também – onde eu vejo ainda um bom espaço a ocupar no mercado de empresas de médio e grande porte, o que representa uma excelente oportunidade para os canais que atuam nesse segmento”, comenta Marcelo Murad, Diretor de Produtos e Engenharia da Synnex Westcon.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.