book_icon

Inovação e digitalização melhoram eficiência operacional das empresas

Mapeamento realizado com mais de 100 CEOs aponta, no entanto, que a maioria das organizações brasileiras ainda não têm metas de geração de resultado nem orçamentos definidos para inovação

Inovação e digitalização melhoram eficiência operacional das empresas

Estudo realizado pela Meta, empresa de tecnologia e inovação com foco em transformação e evolução digital em parceria com a Fundação Dom Cabral (FDC), apontou que inovação e digitalização impactam diretamente a eficiência operacional. O levantamento está identificando o nível de maturidade digital de organizações de todo o Brasil e ouviu mais de 100 CEOs e executivos de corporações de grande e médio porte e de segmentos diversos, que, juntas, superam os R$ 100 bilhões em faturamento.

Na primeira mostra do estudo, publicada no início de 2023, os executivos consultados viam a inovação e a digitalização como oportunidade para novos negócios, numa visão mais disruptiva da palavra, e sobressaindo a expectativa deles quando a digitalização for definitiva para o aumento da eficiência operacional. Com o primeiro ano de estudo completo e mais Dados em nossa base, foi possível notar a mudança na percepção destas lideranças. A inovação, agora, também assume um papel de destaque, ampliando o impacto para a eficiência operacional, com 24% dos respondentes afirmando esperar esse resultado dos projetos de inovação.

A maioria, 60% dos participantes do estudo entendem que o digital e a gestão da inovação é visão estratégica e futura do negócio  

Com isso, é possível notar que o momento das empresas é de fato de busca de eficiência operacional e seus executivos têm focado os esforços em prol desse resultado. As empresas buscam operar de forma mais enxuta, ágil e eficiente. Embora 68% dos consultados acreditem que a estratégia de inovação é de extrema importância, as organizações ainda não têm metas estabelecidas, tampouco orçamento definido para projetos de inovação.

A maioria, 60% dos participantes do estudo entendem que o digital e a gestão da inovação é visão estratégica e futura do negócio. Mesmo assim, grande parte das empresas não parece ter isso enraizado em cultura e governança. Observamos que mais da metade empresas estão ainda olhando para sua evolução digital a curto prazo, com 53% dos respondentes, dizendo que buscam tanto a inovação quanto a digitalização para resolução de problemas atuais.

“Com esses novos Dados, percebemos que o olhar para a pessoas, performance e tecnologia são fundamentais. Onde tecnologia é uma habilitadora do cenário de eficiência operacional das empresas, contemplando automação, ERP mais avançado, Inteligência Artificial etc. É importante que os principais executivos entendam esse cenário e olhem para isso, não de forma isolada, e sim integrada, tendo em mente a ampliação da geração de valor do seu negócio”, afirma Telmo Costa, CEO da Meta.

A digitalização é parte importante da transformação e evolução digital das companhias, mas a jornada, em alguns casos, parece estar sendo mais complexa e passando pela avaliação das melhores soluções tecnológicas para cada empresa e cada setor. É um processo de mudanças internas que passam por cultura, liderança, modelo de organização e visão de resultado que possibilitam com que as tecnologias novas reflitam no desempenho e melhora na competitividade.

Não à toa, para 35% das empresas entrevistadas no estudo, reforçam que o maior impacto esperado com a digitalização é exatamente o aumento na eficiência operacional. Para que os colaboradores possam se dedicar a tarefas mais estratégicas e ao core business da empresa.

“A pesquisa aponta que precisamos criar uma cultura da inovação nas organizações, e esta cultura só será construída com o envolvimento das pessoas, treinamento, desenvolvimento e indicadores de resultado por equipes. Não existe processos de inovação se as pessoas não estiverem dispostas a participarem e fundamentalmente mudarem”, afirma Hugo Tadeu, diretor do Núcleo Inovação e Tecnologias Digitais da Fundação Dom Cabral.

Sobre a Meta
A Meta é uma companhia de tecnologia e inovação, focada em transformação e evolução digital, que atua da definição da estratégia digital à entrega de soluções tecnológicas completas, colocando o ser humano no centro de todos os projetos.

Sobre Fundação Dom Cabral
A FDC é uma escola de negócios brasileira com mais de 47 anos, que está entre as melhores do mundo e na 7ª posição dentre as instituições de educação executiva participantes do ranking do jornal inglês Financial Times 2023.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.