book_icon

T-Systems lança serviço de governança financeira da Nuvem

O Cloud Finops gera diversos relatórios, permitindo gerenciar os custos e evitar surpresas
T-Systems lança serviço de governança financeira da Nuvem

nuvem em forma de dinheiroA T-Systems Brasil, provedora de soluções e serviços de TI, lançou o Cloud Finops, serviço de governança financeira focado em suportar empresas no gerenciamento multicloud. O novo serviço pode ser utilizado por qualquer empresa que já esteja utilizando a Nuvem, ou que pretende utilizar, e pode ser contratado pontualmente ou de forma recorrente.
De acordo com Elber Bernardino, gerente sênior de portfólio de TI da empresa, a ideia da companhia é ajudar seus clientes a tirarem o máximo desempenho do uso de Cloud Computing, mas da maneira correta. Ele lembra que o crescimento do uso de ambientes híbridos tem trazido surpresas para algumas empresas.

Estamos oferecendo uma ferramenta que vai ajudar as empresas a estabelecer uma cultura de praticar a responsabilidade financeira com o modelo de gasto variável da Nuvem

“São principalmente problemas de governança e este ano isso se agravou ainda mais com o aumento do dólar. Muitas empresas que estão utilizando diversos ambientes pagos sob demanda tiveram surpresas com suas despesas”, afirma. A proposta do Cloud Finops é implementar uma série de ferramentas que farão a governança destes ambientes de forma automatizada, utilizando alertas e políticas que evitem o aumento excessivo dos custos.
Segundo Bernardino, o serviço vai ajudar as empresas fornecendo dados sobre itens como provisionamento de recursos, governança de custo por departamento, divisão de valores por centro de custo dentro do cliente etc. “Não se trata apenas de geração de custos, mas de geração de valor”, compara, lembrando que, bem aplicado, a ferramenta permite que a empresa utilize diversas Nuvens ao mesmo tempo, tirando vantagens dos benefícios de cada uma delas.
“O serviço remove os limitantes e ajuda a empresa a utilizar seus recursos de forma eficiente e sem desperdício. Isso também tem impactos na produtividade, já que libera os colaboradores da preocupação com os custos”, diz.
Hoje, temos um time de 15 pessoas pronto para dar insights aos clientes a partir da governança de seus ambientes e também ajudar na correção apontada pela solução, seja em Cloud pública ou em ambientes on-premises  

Gerenciamento
Para realizar este controle, a T-Systems estabeleceu uma parceria com a VMware para a utilização do CloudHealth e certificou um time interno para preparação, implementação e sustentação mensal da ferramenta. “Hoje, temos um time de 15 pessoas pronto para dar insights aos clientes a partir da governança de seus ambientes e também ajudar na correção apontada pela solução, seja em Cloud pública ou em ambientes on-premises”, explica.
Segundo Bernardino, o serviço é focado em qualquer empresa que já esteja utilizando ambientes em Nuvem e já tenha algum nível de maturidade. Por enquanto, ele está sendo oferecido pontualmente, como uma consultoria seguida de recomendações às empresas; ou de forma recorrente, com a T-Systems assumindo o gerenciamento destes ambientes.
Sobre os insights, os clientes do Cloud Finops terão acesso a informações como relatórios de utilização, custo e desempenho; Health Checks das assinaturas; relatórios gerenciais multicloud detalhados a partir da visão do seu negócio; suporte multiformato (e-mail, chat, ferramenta); análise multidisciplinar de custos e utilização, performance e Rightsizing; gestão das suas instâncias reservadas e controle do retorno desse benefício; acesso do cliente a dashboards sem intermediários; e relatórios de aderência à segurança e compliance.
“Estamos oferecendo uma ferramenta que vai ajudar as empresas a estabelecer uma cultura de praticar a responsabilidade financeira com o modelo de gasto variável da Nuvem, permitindo que times distribuídos façam trocas entre velocidade, custo e qualidade”, finaliza.
Serviço
www.t-systems.com
 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.