book_icon

HPE Aruba Networking apresenta novas ferramentas de segurança

Ao combinar informações e análises de identidade por IA, políticas de segurança e aplicação da Borda à Nuvem, a empresa ajuda a proteger dados, modelos e aplicações de IA em escala

HPE Aruba Networking apresenta novas ferramentas de segurança

A IA generativa e as ameaças tecnológicas em evolução fizeram com que as equipes de segurança confiassem em uma nova ferramenta em seu arsenal de segurança Zero Trust: a rede. Na RSA Conference 2024 (6 a 9/5 em São Francisco, EUA), a HPE Aruba Networking destacou seu legado em redes seguras enquanto expande os recursos de segurança Zero Trust únicos e integrados por toda a empresa, com novas ferramentas de segurança de rede com Inteligência Artificial para ajudar as equipes de segurança a protegerem seus ativos de IA da Borda à Nuvem.

“Ao combinar informações e análises de identidade por IA, políticas de segurança e aplicação da Borda à Nuvem, a HPE Aruba Networking pode ajudar a proteger dados, modelos e aplicações de IA em escala”, disse Jon Green, CSO da HPE Aruba Networking. “Essa é uma questão fundamental à medida que os ativos de IA nas empresas se tornam cada vez mais alvos de ataques”, completou.

Os novos painéis do HPE Aruba Networking SSE aprimoram a visibilidade do status de segurança da organização. Incluem visualização das aplicações em uso, atividade do usuário, eventos de segurança e adoção de ZTNA

A companhia também destacou os benefícios de uma solução SASE de fornecedor único com as inovações integradas da Axis Security. O CEO da HPE, Antonio Neri, já havia comentado que a combinação dos portfólios da Axis Security e da HPE Aruba Networking formam “o portfólio de Borda mais abrangente do setor”, destacando que a companhia estava adicionando “um framework de segurança consistente com SASE, que traz elementos de conectividade e firewall com ZTNA, CASB e SWG”. A Axis Security aborda tudo isso em conjunto com a HPE Aruba Networking, oferecendo firewall e a mais abrangente camada de conectividade, além de 5G privado (após a aquisição da Athonet) e Wi-Fi 7.

Análises comportamentais abrangentes e de segurança observável e com IA

Muitos dados destinados para o treinamento da IA vêm de dispositivos IoT não gerenciados. Dispositivos IoT estão propensos a ameaças da Web, pois geram tráfego na Internet quando se comunicam com serviços em Nuvem para atualizações, telemetria ou outros fins. Além disso, dispositivos BYOD e destinados a empresas frequentemente aparecem na rede fora da visão da equipe de TI e podem ser comprometidos sem nenhum alerta ou sinal, o que pode resultar em pontos de acesso para ataques e envenenamento da IA a partir de dados corrompidos ou manipulados.

Os novos recursos de descoberta e classificação de IoT alimentados por Inteligência Artificial dentro do HPE Aruba Networking Central ajudam a lidar com os riscos de segurança de IoT, fornecendo visibilidade e identificação aprimoradas para dispositivos conectados à rede com monitoramento contínuo de comportamentos incomuns ou maliciosos.

Baseando-se nos recursos de perfilamento alimentadas por IA do serviço Client Insights, do HPE Aruba Networking Central, o HPE Aruba Networking Central utiliza modelos de aprendizado de máquina para analisar atributos dinâmicos do dispositivo, incluindo padrões de tráfego e características comportamentais, como estado da conexão e local na rede, para categorizar e identificar com precisão os dispositivos IoT e tradicionais.

A AIOps do HPE Aruba Networking Central tem um longo histórico na construção de referências automatizadas de atividades de rede para solução e prevenção de problemas. Agora a IA está sendo utilizada para estender esse recurso a dispositivos individuais. Isso permite não só uma identificação automatizada, precisa, em apoio à segurança Zero Trust, mas também a capacidade de usar referências de comportamento para detectar anomalias que possam indicar problemas e ataques.

O perfilamento por IA se une a outras ferramentas de IA que melhoram a segurança. Por exemplo, a HPE Aruba Networking utiliza AIOps e modelos de Machine Learning para hibernar inteligentemente os APs durante períodos de baixa atividade de forma a eliminar potenciais pontos de entrada de agentes maliciosos e reduzir a possibilidade de ataques.

Expansão dos controles de segurança do firewall

À medida que os recursos e aplicações de IA se dispersam geograficamente e se espalham por ambientes em nuvem, as equipes de segurança demandam maior flexibilidade em como e onde implementar controles de acesso para segmentar o tráfego.

Os novos recursos de Firewall as-a-Service (FWaaS) do HPE Aruba Networking SSE estendem a proteção onde quer que os dados e dispositivos estejam, sem o custo ou complexidade de um dispositivo físico. Juntando-se aos controles de segurança locais fornecidos pelos firewalls integrados nos switches, pontos de acesso sem fio, gateways e dispositivos de WAN da HPE Aruba Networking, o FWaaS completa a proteção do firewall da borda à nuvem com aplicação de políticas na nuvem, promovendo maior flexibilidade, escalabilidade e desempenho. E como os recursos de FWaaS são integrados com ZTNA, CASB, SWG e DEM no serviço HPE Aruba Networking SSE, as equipes de segurança podem gerenciar facilmente todos os serviços usando uma única interface de usuário e política global.

Os novos painéis do HPE Aruba Networking SSE aprimoram a visibilidade do status de segurança da organização. Incluem visualização das aplicações em uso, atividade do usuário, eventos de segurança e adoção de ZTNA. O time de segurança pode usar essas informações para identificar aplicações de TI ocultas e reduzir riscos associados ao acesso não autorizado.

Integração de SD-WAN e SWG para acelerar a adoção do SASE

Frequentemente, dois desafios surgem quando as equipes de rede e segurança adotam soluções SASE de fornecedor único para proteção dos usuários, dispositivos, dados e aplicações: garantir segurança em IoT e encontrar pontos de partida para uma implementação fácil.

Os novos recursos integrados de Secure Web Gateway (SWG) dentro do portfólio HPE Aruba Networking EdgeConnect ajudam os times a enfrentar ambos os desafios, fornecendo uma solução pronta para uso que oferece proteção abrangente contra ameaças baseadas na web para todos os tipos de usuários e dispositivos – incluindo dispositivos não gerenciados e IoT. O tráfego desses dispositivos não gerenciados e IoT é direcionado para o HPE Aruba Networking SSE através de gateways EdgeConnect, por meio de um túnel dedicado, eliminando a necessidade de instalar e gerenciar um agente de software.

SD-WAN aprimorada com SWG oferece às organizações proteção avançada com conectividade de alto desempenho contínua e automatizada ao implementar controles de segurança na Borda da rede local, estendendo-os para a Borda dos serviços de segurança baseados em Nuvem. A partir daí, é fácil ampliar os serviços de segurança para incluir ZTNA e CASB, obtendo uma solução SASE completa.

 

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.