De acordo com um levantamento realizado pela Synergy Research Group, os gastos empresariais do terceiro trimestre em serviços de infraestrutura em Nuvem foram de quase US$ 33 bilhões, um aumento de 33% em relação ao terceiro trimestre de 2019. Notavelmente, a taxa de crescimento anual para o terceiro trimestre foi superior ao crescimento de 32% visto no trimestre anterior, demonstrando a saúde deste mercado.
A Amazon e a Microsoft continuam a representar mais da metade do mercado mundial, com a participação de mercado da Amazon permanecendo em 33%, porcentagem que se mantém por longa data, enquanto a fatia da Microsoft é de 18%. Google, Alibaba e Tencent, as duas últimas empresas chinesas, estão crescendo mais rapidamente do que o mercado geral e ganhando market share. Juntos, eles respondem por 17% do mercado. Os outros provedores de Nuvem no ranking dos dez maiores são IBM, Salesforce, Oracle, NTT e SAP. No total, os dez principais provedores representam 80% do mercado mundial.
Com a maioria dos principais provedores de Nuvem já divulgando seus dados de ganhos para o terceiro trimestre, a Synergy estima que as receitas trimestrais de serviços de infraestrutura (incluindo IaaS, PaaS e serviços de Nuvem privada hospedada) foram de US$ 32,8 bilhões, com receitas de 12 meses chegando a US$ 119 bilhões. Os serviços públicos de IaaS e PaaS respondem pela maior parte do mercado e cresceram 35% no terceiro trimestre.
O domínio dos principais provedores de serviço na área é ainda mais pronunciado na Nuvem pública, onde os cinco principais controlam quase 80% do mercado. Geograficamente, o mercado continua crescendo fortemente em todas as regiões do mundo.
“Enquanto esperávamos um forte crescimento contínuo do mercado, a escala do crescimento no terceiro trimestre foi um pouco surpreendente. As receitas totais aumentaram em US$ 2,5 bilhões em relação ao trimestre anterior, fazendo com que a taxa de crescimento anual subisse, o que é incomum para um mercado tão grande. É bastante claro que a pandemia de Covid-19 forneceu um impulso adicional para um mercado que já estava se desenvolvendo rapidamente”, disse John Dinsdale, analista-chefe do Synergy Research Group. “Enquanto isso, as empresas que competem por uma fatia de mercado se estabeleceram em três campos. A Amazon e a Microsoft mantêm suas estratégias para continuarem na liderança, enquanto outras se digladiam agressivamente para subir suas posições no mercado ou estão mais focadas em serviços, geografias ou grupos de clientes específicos”, observou o executivo.
Serviço
www.srgresearch.com
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo