Mercado

Maduro cria moeda virtual El Petro na Venezuela

Inspirada no bitcoin, criptomoeda criada pelo presidente venezuelano servirá para efetuar transações financeiras no exterior

O presidente da Venezuela anunciou a criação do El Petro, moeda virtual nacional criada com inspiração no Bitcoin. Em declaração, Maduro afirmou que o objetivo do ‘El Petro’ é “avançar em matéria de soberania monetária, fazer transações financeiras e vencer o bloqueio financeiro”.

O investimento em criptomoedas já é realidade para muitos venezuelanos, que investem principalmente em bitcoin

Por conta de sua situação política conturbada, a Venezuela possui restrições financeiras de alguns países, como os Estados Unidos. Sem dar detalhes de como será a dinâmica de circulação da moeda, Maduro declarou que os lastros da nova moeda virtual serão as reservas venezuelanas de ouro, petróleo, gás e diamante do país.

O investimento em criptomoedas já é realidade para muitos venezuelanos, que investem principalmente em bitcoin para tentar proteger suas reservas dos efeitos da hiperinflação e escapar da falta de notas.

A coordenação da equipe que implantará a criptomoeda na Venezuela ficará a cargo de Manuel Quevedo, ministro do Petróleo e novo presidente da estatal petroleira PDVSA. Maduro determinou ainda a criação do Observatório do Blockchain, uma instituição que controlaria as transações com a moeda digital, proporcionando uma “base institucional, política e jurídica” para o El Petro.

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.