book_icon

HP ajuda a reduzir volume de plásticos nos oceanos com o programa Planet Partners

A HP anunciou, no último dia 21 de outubro, a expansão do Planet Partners, seu programa de coleta e reciclagem de suprimentos, para 7 países, incluindo Argentina, Chile e Papua Nova Guiné
HP ajuda a reduzir volume de plásticos nos oceanos com o programa Planet Partners

A ampliação do programa de reciclagem de suprimentos originais (OEM) HP para novos mercados fortalece o compromisso de longa data de fomentar uma economia circular e de baixo carbono junto a seus parceiros e clientes.
O programa HP Planet Partners ajuda os clientes a fazerem escolhas sustentáveis, permitindo que tomem medidas simples para atingir suas metas de redução de resíduos. Até hoje, o programa já reciclou mais de 875 milhões de cartuchos de tinta e toners HP2. Ao comprar e reciclar suprimentos originais HP, os clientes e parceiros participam ativamente do processo de reciclagem de ciclo fechado da HP e contribuem para os esforços da companhia de criar um futuro sustentável para a impressão – que seja positivo para as florestas, tenha neutralidade de carbono e apoie a economia circular.

Até hoje, o programa já reciclou mais de 875 milhões de cartuchos de tinta e toners HP2  

“Assim como muitos dos desafios globais deste ano, a crise climática revela o quanto estamos interconectados”, afirma Guillaume Gerardin, líder global e gerente geral de suprimentos de impressão da HP. “Nosso objetivo é habilitar e mobilizar nossos parceiros e clientes para que se juntem a nós na promoção de mudanças significativas e de uma economia mais circular. É por isso que estamos comprometidos em desenvolver as melhores iniciativas, como o programa HP Planet Partners, para reduzir o lixo que vai para aterros sanitários, e a abertura de uma nova linha de lavagem no Haiti, que ajudará a reduzir o plástico que acaba nos oceanos”, completa Gerardin.
“O programa HP Planet Partners é o melhor programa de reciclagem de suprimentos de impressão OEM1”, ressalta Rebecca Schiffenhaus, da Keypoint Intelligence. “A HP está desbravando o caminho para ajudar a retirar plásticos da natureza. O programa HP Planet Partners continua demonstrando seu impacto sustentável ao se estender geograficamente, o que facilita a devolução de cartuchos e a inclusão de conteúdo reciclado em novos produtos”.
Reduzindo os plásticos que iriam para os oceanos
A HP investiu US$ 2 milhões em uma nova linha de lavagem de plásticos no Haiti, que produz plástico reciclado limpo e de alta qualidade para produtos de ponta da HP, inclusive cartuchos de tinta originais e o portfólio sustentável de PCs, e abre novos mercados para a equipe do País. Esse investimento em uma cadeia de suprimento autossuficiente dá continuidade ao compromisso de longa data da HP de retirar o plástico dos oceanos e contribuir para uma economia circular de baixo carbono, ao mesmo tempo que proporciona oportunidades de renda e educação para comunidades locais. A linha de lavagem já está em pleno funcionamento, graças à equipe de engenheiros do Haiti e ao grupo STG, parceiro alemão da HP.
O processo de reciclagem do HP Planet Partners também conta, em parte, com plásticos coletados dos oceanos e recuperados no Haiti. A HP tem reduzido o plástico oceânico no Haiti desde 2016, e esse esforço já redirecionou aproximadamente 1,7 milhões de libras (771 toneladas métricas) de materiais plásticos – o equivalente a mais de 60 milhões de garrafas –, evitando que chegassem a cursos d’água e oceanos. Desse total, mais de 485 mil libras (220 toneladas métricas) foram desviadas dos oceanos para serem usadas em cartuchos de tinta originais HP.
Em outubro de 2018, a HP se juntou à NextWave Plastics, iniciativa colaborativa e aberta que reúne empresas líderes do mercado de tecnologias voltadas ao consumidor final, para desenvolver a primeira rede global de cadeias de suprimento de plásticos oceânicos. A coalisão estabeleceu a meta de desviar pelo menos 25 mil toneladas de plásticos – o equivalente a 1,2 bilhão de garrafas de água descartáveis – dos oceanos até o final de 2025.
“A HP está trabalhando para definir um padrão de práticas sustentáveis na indústria e, como membro da
NextWave Plastics, está garantindo que as lições aprendidas na iniciativa sejam compartilhadas com outros líderes do mercado para gerar um impacto ainda maior”, afirma Dune Ives, CEO da Lonely Whale, entidade que criou a NextWave. “A criatividade da HP e o compromisso com o trabalho que realiza no Haiti durante uma pandemia global estão gerando ondas de mudanças positivas que beneficiam simultaneamente as comunidades locais, o oceano e nosso futuro”, completa Ives.
Como parte do compromisso da companhia com o impacto sustentável, a HP também se associou à ONG Work para criar mais de 1.100 novas oportunidades de renda e oferecer novos centros educacionais, para que as crianças estudem no local enquanto seus pais trabalham na reciclagem. Os centros educacionais são equipados com as mais novas tecnologias, incluindo laptops e impressoras que usam cartuchos feitos com plásticos coletados localmente.
Participar está mais fácil do que nunca
Para saber mais sobre o HP Planet Partners e sobre como participar, acesse o novo website, com interface para dispositivos móveis, sobre reciclagem de suprimentos. Com navegação melhorada, o design intuitivo torna a reciclagem possível de praticamente qualquer lugar e requer menos cliques para acessos mais rápidos. O novo website de reciclagem de suprimentos da HP será disponibilizado inicialmente na América do Norte e em partes da Europa, do Oriente Médio e da África, com uma expansão para a Ásia-Pacífico e a América Latina até o final do ano . A ampliação do programa de reciclagem de suprimentos no Chile e na Argentina será realizada a partir do início de 2021.
Serviço
www.hp.com/hprecycle

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.