book_icon

Tecnologia ajuda na retomada econômica do setor público

Administrações Públicas aceleram na adesão de soluções tecnológicas para identificar marcadores do crescimento da economia
Tecnologia ajuda na retomada econômica do setor público

O distanciamento social recomendado pela Organização Mundial da Saúde, em vista da atual situação pandêmica pela Covid-19, fez com que as administrações públicas identificassem fragilidades nos recursos da prestação de serviços à população. Apesar da tecnologia já estar avançada e à disposição, muitas gestões ainda mantinham processos de maneira analógica. Com o novo cenário a tecnologia foi vista como aliada para a digitalização de processos internos e para o plano de retomada da economia, por meio de soluções que visam transformar números em informações.
Tais ferramentas dispõem de funcionalidades que possibilitam analisar indicadores que apontam quais setores econômicos foram mais afetados pela crise e quais tiveram crescimento. Com base em dados e no gerenciamento de informações o monitoramento possibilita não somente acompanhar a volta da economia, mas também evidenciar políticas públicas para o cidadão.

Mais controle sobre as prestações de serviços executados pelos contribuintes sediados no município, e ainda, gera amplo conhecimento da economia local para melhores investimentos no setor
Com o uso desses recursos as administrações podem apresentar serviços públicos em formato digital para os cidadãos e manter os servidores públicos seguros em home office, sem prejuízos das atividades que antes se tornava imprescindível a presença física.
Para o especialista em soluções tecnológicas para gestão pública e CEO na Sigcorp Tecnologia da Informação, Douglas Severo, existem muitos dados no setor público que são fragmentados e torna a compreensão complexa. Assim, a gestão deve fazer o uso de sistemas de inteligência para interpretação de dados a fim de os gestores conseguirem fazer as entregas que a sociedade almeja.
“A gestão pública deve focar no cidadão que é o seu ‘cliente’, por meio de ações orientadas a resultados, com tomada de decisão antecipada para a efetividade das ações públicas. Neste momento de reabertura dos estabelecimentos comerciais e com a retomada da economia, os sistemas de análise de dados serão fundamentais na automatização do processo de monitoramento de todas as atividades comerciais, tanto para cada setor quanto por auditoria das regras tributárias que possam indicar os contribuintes que deixaram de estar em conformidade com as regras tributárias do município”, ressalta Severo..
As soluções tecnológicas apresentam um sistema que utiliza Inteligência Artificial e que atua diretamente no cruzamento de dados, com fontes de diferentes bancos e plataformas para demonstrar possíveis discrepâncias com as regras tributárias, inclusive, possibilitando a atualização orgânica do cadastro mobiliário do município.
Também facilitam a visualização do cruzamento de históricos das emissões das notas fiscais de serviços eletrônicas e da arrecadação do ISS para identificar possíveis contribuintes com arrecadação abaixo do estimado, em comparação com contribuintes semelhantes. Assim, se torna possível ter mais controle sobre as prestações de serviços executados pelos contribuintes sediados no município, e ainda, gera amplo conhecimento da economia local para melhores investimentos no setor.
De acordo com Douglas, os cenários disponibilizados pelo sistema de tecnologia são customizáveis e proporcionam que o auditor fiscal ou gestor público crie diversos indicadores para a tomada de decisão antecipada, melhorando assim a orientação à fiscalização com o objetivo de otimizar o tempo e a arrecadação do município.
“O apoio tecnológico na retomada da economia é imprescindível aos gestores públicos para acompanhar o comportamento econômico e dos contribuintes, antecipando-se a possíveis sonegações ou fraudes no recolhimento do tributo, comparando suas características e de seu histórico com desempenho da atividade no mercado”, conclui o CEO da Sigcorp Tecnologia da Informação.

Douglas Severo

gestão pública

município

Setor Público

Sigcorp

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | TECNOLOGIA

5G impõe seu ritmo

Leia nessa edição sobre carreira

MERCADO

Brincadeira de gente grande

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

GESTÃO

Backup: a última linha de defesa

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

NEGÓCIOS

Terceirização de equipamentos

Maio 2022 | #57 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento