book_icon

Impressão 3D auxilia na construção de telescópio espacial

Tecnologia Stratasys reduziu em dez vezes o custo de produção e economizou um ano trabalho da equipe de desenvolvimento
Impressão 3D auxilia na construção de telescópio espacial

                                                               Telescópio UV instalado na janela da ISS
No final de maio, milhões de pessoas em todo mundo acompanharam o sucesso do primeiro voo tripulado da missão Crew Dragon, da SpaceX, que levou dois astronautas americanos até a Estação Espacial Internacional (ISS) em cerca de 19 horas. O que pouca gente sabe é que muito do que vai ao espaço hoje é fruto da impressão 3D. É o caso do telescópio italiano Mini-EUSO, que acaba de ser instalado no módulo russo da ISS, e em cuja construção foi empregada tecnologia da Stratasys, empresa mundial em impressão 3D .
“O Mini-EUSO vai registrar, pelos próximos três anos, todos os objetos e eventos espaciais e atmosféricos à vista, incluindo emissões UV noturnas, eventos luminosos transitórios, meteoros, detritos espaciais e muito mais”, explica Marco Ricci, pesquisador líder do Instituto Nacional de Física Nuclear da Itália (INFN) .
Dentre os desafios do projeto, Tommaso Napolitano, Chefe do Departamento de Projeto e Construção Mecânica do INFN, destaca a necessidade de contar com um material que atendesse aos rigorosos requisitos de certificação da indústria aeroespacial e da ISS, e que também suportasse o estresse mecânico e as vibrações enfrentadas durante o lançamento ao espaço.
“Chegamos a construir um protótipo completo em alumínio, um dos materiais mais comuns para a indústria aeroespacial, mas os resultados ficaram aquém do esperado, com uma estrutura muito pesada e sem o isolamento necessário para as correntes elétricas internas. A resina ULTEM 9085, da Stratasys, se provou ser a alternativa ideal”, lembra Napolitano, ao destacar que o uso do polímero permitiu reduzir o custo total do projeto em dez vezes e, devido à rapidez na impressão das peças, economizou um ano de trabalho da equipe de desenvolvimento.
Componente extremamente durável e leve, a resina ULTEM 9085 é um material que oferece propriedades excepcionais de isolamento e de resistência a produtos químicos e térmicos. “Sem a capacidade de imprimir a estrutura da Mini-EUSO neste material, não teríamos cumprido as restrições de peso e de segurança da ISS”, completa Tammaso Napolitano, ao destacar que peças que compõem a estrutura mecânica do telescópio foram produzidas com uma impressora Stratasys Fortus 450mc FDM 3D.

                                                                 Estação Espacial Internacional
Stratasys ajuda em outras missões no espaço
Além de auxiliar na concepção da nova geração de Mars Rover, veículos que serão usados por astronautas em uma eventual missão a Marte, e na impressão de suportes de matriz de antena para a constelação de satélites COSMIC-2/FORMOSAT-7, destinados a pesquisas em meteorologia, ionosfera, climatologia e clima espacial, a Stratasys auxilia a NASA na produção da sua espaçonave Orion, que irá explorar o espaço profundo, e é a espaçonave com a qual a NASA pretende voltar à Lua.
A chave dessa missão são os materiais avançados da Stratasys – incluindo uma variante de ESD do novo Antero 800NA, um termoplástico à base de PEKK que oferece propriedades mecânicas, químicas e térmicas de alto desempenho.
A utilização da impressão 3D na indústria aeroespacial permite que os engenheiros utilizem materiais altamente resistentes ao calor, ao frio e à alta pressão de maneira mais eficiente, veloz e com muito mais precisão, uma vez que nesse tipo de aplicação, cada medida e espessura necessita ser perfeita.
A Stratasys também está trabalhando com a Boom Technologies, startup sediada em Denver, no Colorado, que planeja criar aeronaves comerciais supersônicas. A Boom espera voar em meados da década de 2020 e já tem pré-encomendas da Japan Airlines e da Virgin Group.

                                                                    Espaçonave Orion, da Nasa
A Stratasys, é uma  empresa global em manufatura aditiva ou tecnologia de impressão 3D e é fabricante das impressoras 3D FDM e PolyJet. As tecnologias da empresa são usadas para criar protótipos, ferramentas de fabricação e peças de produção para indústrias, incluindo aeroespacial, automotiva, saúde, produtos de consumo e educação. Por 30 anos, os produtos da Stratasys têm ajudado os fabricantes a reduzir o tempo de desenvolvimento de produtos, o custo e o tempo de colocação no mercado, bem como reduzir ou eliminar os custos de ferramentas e melhorar a qualidade dos produtos. O ecossistema de soluções e expertise em impressão 3D da Stratasys inclui: impressoras 3D, materiais, software, serviços especializados e produção de peças sob demanda.
Serviço
www.stratasys.com
 

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.