book_icon

e-wallets: motivos para o aumento da popularidade das carteiras eletrônicas no Brasil

Uso de e-wallets deve crescer depois da Covid-19. Segurança e conveniência são os principais atrativos do método de pagamento
e-wallets: motivos para o aumento da popularidade das carteiras eletrônicas no Brasil

Atualmente, 3% dos pagamentos no ponto de venda e 13% dos on-line são feitos com carteiras digitais no Brasil, segundo o Global Payments Report 2018, da Worldpay from FIS. Esses números devem crescer, especialmente após a pandemia de coronavírus ter feito o e-commerce ainda mais popular e ter deixado as pessoas preocupadas em tirar os cartões da carteira, correndo risco de contaminação. “Mesmo antes da pandemia, a expansão das e-Wallets no País acompanhava uma tendência mundial que busca mais conveniência e segurança”, explica Juan D’Antiochia, Gerente Geral para e-commerce Global, Latam, Worldpay Soluções para Comerciantes, FIS. “Com medidas de distanciamento social em vigor, essa linha ganha força, já que mudamos a maneira que executamos diversas ações do cotidiano, inclusive fazer pagamentos”, completa.
Confira as principais facilidades que estão contribuindo para a popularidade das carteiras digitais no Brasil:
1. Check-out sem atritos
Quando você paga por uma compra online com uma carteira eletrônica, não é necessário digitar as informações do cartão. Se a transação for no ponto de venda, não precisa inserir o cartão na maquininha e digitar a senha, apenas aproximar o celular, sem tocar em mais nada. O processo de pagamento, uma etapa onde muitos comerciantes perdem o cliente, fica muito mais simples e rápido, quase “invisível”. Alguns fornecedores de pagamentos para e-commerces já estão oferecendo atalhos de e-wallets específicas para que seus consumidores possam fechar seus pedidos de maneira instantânea. Este mês, por exemplo, a Worldpay from FIS anunciou que comerciantes digitais poderiam simplesmente “habilitar” a Google Pay como opção de pagamento em sua plataforma.
2. Segurança
e-wallets são um dos métodos de pagamento mais seguros disponíveis hoje em dia. As principais carteiras digitais usam tokenização para se proteger contra roubo de dados de cartão de crédito. Elas ainda oferecem o benefício de uma camada adicional crucial de proteção oferecida pelos smartphones dos usuários. Tecnologias biométricas, como impressões digitais e digitalizações de retina, combinadas com outros métodos de autenticação fazem com que os atuais pagamentos via smartphones sejam mais seguros do que nunca.
3. Ampla aceitação
Há muitas e-wallets de alcance global, que permitem que você pague por suas compras praticamente em qualquer lugar que você esteja – online ou presencialmente. A Google Pay, por exemplo, é aceita em 70 países. Essa capilaridade pode ser comprovada pelo fato de que carteiras digitais foram responsáveis por 16% do gasto global no ponto de venda em 2019. Elas responderão por cerca de 28% dos pagamentos feitos pelos consumidores dentro de dois anos. Em 2020, mais de 1 bilhão de compradores farão um pagamento com e-wallet .
O smartphone está se tornando a nova carteira, e muitos consumidores têm optado por colocar seus cartões preferidos em seu telefone, ao invés de carregar o cartão físico. Dessa maneira, o celular pessoal se transforma em uma ferramenta de pagamento poderosa, conveniente e segura.
Sobre os dados:
Os números citados foram obtidos a partir de dados publicados no Global Payments Report, da Worldpay from FIS, salvo quando indicado o contrário. Para metodologia de pesquisa, consulte a página 128 do relatório.
Serviço
www.fisglobal.com
 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.