book_icon

Embratel fornecerá solução Multicloud ao Instituto Federal do Piauí

Projeto prevê a migração de importantes serviços do IFPI para ambientes em Nuvem da AWS
Embratel fornecerá solução Multicloud ao Instituto Federal do Piauí

mão aponta para aplicações em nuvemA Embratel anuncia contrato de desenvolvimento de arquitetura em Nuvem para a migração de servidores do Instituto Federal do Piauí – IFPI. O projeto é desenvolvido pela Embratel por meio da oferta Multicloud, solução de análise, implantação e gestão de Cloud Computing.
Diversos serviços e informações do IFPI estão sendo migrados, pela Embratel, para a Nuvem da Amazon Web Services (AWS). O Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), responsável pela informatização dos processos administrativos e gerência organizacional do IFPI, e a página web do Instituto são alguns deles. O Q-Acadêmico, portal e sistema desktop dedicado aos professores e alunos para acesso e gerenciamento de informações acadêmicas como histórico escolar, lançamento de notas e acervo da biblioteca, também passará a ser armazenado em Nuvem.
Com a migração, o IFPI terá mais segurança, disponibilidade e flexibilidade nos sistemas. “A arquitetura em Nuvem desenvolvida pela Embratel possibilita a administração mais simplificada, segura e escalável de grandes volumes de dados dos clientes”, avalia Mário Rachid, diretor executivo de Soluções Digitais da Embratel. O executivo ressalta, ainda, que a Embratel mantém uma equipe altamente especializada para atender às demandas específicas de cada cliente com excelência.
Por meio do Multicloud Embratel, o IFPI tem um serviço de consultoria, implementação e gestão eficiente e especializada de ambientes de TI, com maior capacidade de armazenamento de dados, mais segurança e otimização de custos.
Antes da migração feita pelo cliente, a Embratel também criou redes e dispositivos de segurança para suporte da infraestrutura do IFPI na Nuvem, como WAF (Firewall de Aplicativos Web), para interceptação de tentativas de ataques cibernéticos aos sistemas. O acesso para gerenciamento dos dados em Nuvem é feito por meio do Painel Multicloud Embratel, uma plataforma de gestão de múltiplas Clouds, por pessoas previamente definidas pelo IFPI.
As migrações do portal web e do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) já foram realizadas. Com a transferência dos dados e sistemas para a Nuvem, o desempenho dos serviços e a experiência do usuário foram aperfeiçoados, pois o acesso ao Suap e à página web do Instituto agora ocorrem de forma otimizada.
Na próxima etapa do projeto, será realizada a migração do Q-Acadêmico, sistema de acesso exclusivo para professores e alunos. “Queremos proporcionar mais facilidade e qualidade no acesso às informações e ferramentas para uma experiência mais positiva, rápida e simples aos usuários”, diz Eduilson Livio Neves da Costa Carneiro, diretor de Tecnologia da Informação do IFPI.
O Instituto Federal do Piauí é uma instituição de ensino básico, técnico e superior especializada na oferta de educação tecnológica e profissional em diferentes modalidades de ensino. O projeto com a Embratel faz parte de licitação vencida pela empresa para fornecimento de soluções, apoio técnico e treinamento de Computação em Nuvem para diversos órgãos do Governo Federal.
“A digitalização do Governo Federal tem um impacto importante na sociedade. A Embratel colabora com as melhores soluções e profissionais para que os serviços prestados levem reais melhorias ao governo e à população”, afirma Maria Teresa Lima, diretora executiva para Governo da Embratel.
A oferta da solução Multicloud para o Instituto Federal do Piauí reforça o posicionamento da Embratel como integradora de soluções digitais que é referência no mercado brasileiro.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.