book_icon

Novas tecnologias ajudam no planejamento estratégico de empresas

Para que tudo funcione, a pesquisadora explica que é fundamental alimentar a máquina com dados e análises para que ela possa se atualizar, se corrigir e refazer seu aprendizado, entregando melhores resultados
Novas tecnologias ajudam no planejamento estratégico de empresas

O FGV Ibre desenvolveu o Easy Forecasting, uma ferramenta para auxiliar empresas a calcular projeções, como demanda, lucro e orçamento, dentro de um período máximo de um ano, a partir de dados inseridos na ferramenta. A pesquisadora do FGV Ibre Raíra Marotta afirma que o método de análise de dados que automatiza a construção de modelos analíticos, conhecido com o Machine Learning, é uma tecnologia importante para que as companhias possam fazer seu planejamento estratégico. .
Raíra usa o exemplo de adaptação de rota do Waze, um aplicativo de mobilidade, que aponta acidente e vias obstruídas na indicação de caminho. O Machine Learning ajuda também as empresas a trilharem os melhores caminhos. “A projeção apresentada pela ferramenta será a do modelo que errou menos, ou seja, o melhor modelo. Com esses dados, já será possível identificar tendência e traçar forma de contornar problemas, auxiliando no planejamento estratégico, evitando assim o desperdício de recursos”, explica Raíra no Bate-Papo FGV.
 

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.