book_icon

Metaverso é a próxima geração de internet, porém, em 3D

Pensando no futuro, Jean-Pierre Bienaimé entende que na era dos Dados, as redes serão uma peça de um ecossistema, interagindo com sistemas, segurança, inteligência, gestão e controle

Metaverso é a próxima geração de internet, porém, em 3D

O Keynote Speaker, Jean-Pierre Bienaimé, Chairman, Ubiquity Consulting, apresentou no Futurecom, a palestra “5G to 6G roadmap: smart networks as enablers for AI and metaverse, towards digital infrastructure”.

Implementação do 5G e sua monetização
Primeiro, Jean-Pierre apresentou um panorama da implantação do 5G. Segundo o especialista, até 2030, metade das conexões móveis do mundo serão com o 5G. A América do Norte está liderando o caminho, mas a Europa está se aproximando.

O 6G será o facilitador de Serviços Inteligentes, como o Metaverso, Gêmeos Digitais e comunicação por hologramas

Hoje, são 265 redes de 5G globalmente, mas apenas 38 delas são Standalone, modelo essencial para que todos os benefícios do 5G sejam aproveitados

Durante o MWC23 Barcelona, foram levantadas preocupações com a monetização do 5G. Para o palestrante, é essencial que as operadoras façam novas parcerias e invistam na Network APIs antes que as OTTs assumam a monetização, como no 4G.

Para isso, existem dois caminhos segundo o Keynote Speaker, pelo consumidor e pelos negócios. A próxima fase do 5G é muito importante para a monetização, com a possibilidade de jogos em tempo real pelo celular e cases de uso MEC para diferentes verticais.

Atualmente, o 5G já está habilitando a teleducação, telemedicina, agricultura digital, sistema de transporte inteligente, indústria 4.0 e novas aplicações da Realidade Aumentada e Realidade Virtual.

A evolução do 5G para o 6G
Segundo o especialista, o 6G terá uma abordagem centrada no ser humano. Ou seja, será mais sustentável – com a operação energeticamente consciente – mais inclusiva, reduzindo o gap digital – e mais confiável – com tecnologia avançada.

O 6G será o facilitador de Serviços Inteligentes, como o Metaverso, Gêmeos Digitais e comunicação por hologramas.

Jean-Pierre acredita que o Metaverso será a próxima geração da internet, mas em 3D. A tecnologia imersiva, como Realidade Virtual e Aumentada, já está mudando a maneira que interagimos com conteúdos, pessoas e espaços.

Para chegarmos nesse futuro, as Telcos têm um papel fundamental na distribuição de redes avançadas pelo mundo. Primeiro com o 5G e 5G Advanced, e posteriormente com o 6G.

Um dos principais benefícios do 6G será a IA nativa das redes, com automatização e otimização em tempo real. O palestrante acredita que as Telcos precisam de Self-Organizing Networks (SON), RAN Intelligent Controller (RIC) e Intent-Based Networking (IBN) para alcançarem a próxima fase de transformação.

A futurologia das redes
Pensando no futuro, Jean-Pierre Bienaimé entende que na era dos Dados, as redes serão uma peça de um ecossistema, interagindo com sistemas, segurança, inteligência, gestão e controle.

As Aplicações de serviços, como a indústria 4.0, iot e redes inteligentes, será simplificada, dando espaço para serviços de Infraestrutura, como controle de segurança, urbanização, alocação de recursos, serviços de gestão.

Futurecom Digital

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.