Mercado

Capgemini desenvolve parceria com a Autodesk para implementação de plataforma BIM

Este acordo é uma etapa no atendimento às crescentes necessidades das empresas para o gerenciamento de “brownfields” – projetos em terrenos onde já existem instalações industriais – ao longo de todo o seu ciclo de vida.

A Capgemini firmou um novo contrato de parceria com a Autodesk, empresa em software para projetos 3D, engenharia, construção e entretenimento, para implementar o ReflectIoD, uma nova plataforma “digital twin”, habilitada para a nuvem e com total segurança. A nova plataforma BIM – Building Information Modeling- para empresas de infraestrutura e construção integra nativamente os dados de 1D para 3D, point cloud, informações geográficas e dados de IoT – Internet of Things ou Internet das Coisas, oferecendo serviços de valor agregado para melhorar as operações e a manutenção. Este acordo é uma etapa no atendimento às crescentes necessidades das empresas para o gerenciamento de “brownfields” – projetos em terrenos onde já existem instalações industriais – ao longo de todo o seu ciclo de vida.

Como a população mundial deve chegar a 10 bilhões de pessoas até 2050, com 75% vivendo em cidades, a globalização e a urbanização estão impulsionando uma demanda sem precedentes por edifícios e infraestrutura novos e reabilitados. Dado esse contexto, uma única fonte de dados centralizados em uma plataforma BIM que possibilita a colaboração em toda a empresa é um requisito. Os serviços da Capgemini em Engenharia Digital e Manufatura estão liderando a convergência dos mundos físico e digital para aumentar a competitividade dos clientes. Suas soluções, particularmente para o setor de AEC – Arquitetura, Engenharia e Construção, alavancam o modelo de inteligência, fluxos de trabalho digitais e percepções de dados poderosas para construir fábricas e construções inteligentes, edifícios confortáveis e seguros e infraestrutura habilitada por dados para um futuro mais eficiente, sustentável e habitável.

Ferramenta que pode ser configurada de acordo com os requisitos específicos do setor e do projeto e é adaptável para alterar seguindo tanto a implementação agile como a incremental 

Com o apoio da Capgemini e a experiência da Autodesk, o ReflectIoD fornecerá serviços consistentes de entrega às operações, incluindo revisões de projeto, entrega progressiva e comissionamento, suporte para diagnóstico em tempo real e inspeções, alertas de IoT para prevenir flutuações, assistência remota e reformulação de ativos.

Jean-Pierre Petit, diretor de Digital Manufacturing da Capgemini, disse: “A essência de um “digital twin” é a colaboração centrada em dados. O acordo da Capgemini com a Autodesk fornecerá aos operadores da plataforma BIM uma plataforma unificada e habilitada para a nuvem e segurança digital. Esta colaboração reúne um conjunto exclusivo de habilidades e tecnologias de transformação digital”.

A plataforma integra o Autodesk Forge APIs e sistemas de informações geográficas, além de serviços e plataformas de integração da Capgemini, como o X-IoT, voltado para o gerenciamento de dispositivos, e o Andy 3D, para assistência remota e renovação de ativos em um ambiente 3D híbrido. Ferramenta que pode ser configurada de acordo com os requisitos específicos do setor e do projeto e é adaptável para alterar seguindo tanto a implementação agile como a incremental. Além disso, com a certificação Forge Systems Integrator, a Capgemini pode apoiar e promover iniciativas dos clientes Forge.

“A Autodesk está comprometida em garantir o valor da plataforma BIM para todo o ciclo de vida das edificações, desde o projeto até as operações. Nossa parceria com a Capgemini oferece uma excelente oportunidade para as corporações capturarem e extraírem maior valor dos dados digitais criados durante as etapas de projeto, construção e operações para gerenciar seus portfólios com mais eficiência ”, disse Nicolas Mangon, vice-presidente de estratégia e marketing da AEC na Autodesk.

A Autodesk faz software para pessoas que fazem coisas. Se você já dirigiu um carro de alto desempenho, admirou um arranha-céu imponente, usou um smartphone ou assistiu a um grande filme, provavelmente você já experimentou o que milhões de clientes da Autodesk estão fazendo com nosso software. A Autodesk lhe dá o poder de fazer qualquer coisa.
Serviço: www.autodesk.com

Empresa global em consultoria, serviços de tecnologia e transformação digital, a Capgemini se mantém na vanguarda da inovação, para apoiar seus clientes, de maneira abrangente, em oportunidades de nuvem, tecnologias digitais e plataformas, que estão em constante evolução. Com base em nosso sólido patrimônio de 50 anos e no profundo conhecimento específico em indústrias, apoiamos organizações na concretização de suas ambições de negócios, por meio de uma completa gama de serviços que cobrem desde a estratégia até a operação.
Serviço ://www.capgemini.com/br-pt/. People matter, results count.

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.

Assine a nossa Newsletter

e receba informações relevantes do mercado TIC

Seu e-mail foi cadastrado com sucesso!
Captcha obrigatório