book_icon

Crescimento baseado no desenvolvimento do colaborador

Grupo DB1 promove reestruturação para suportar o crescimento no número de colaboradores. O incentivo ao desenvolvimento é a base para o crescimento da empresa
Crescimento baseado no desenvolvimento do colaborador

Crescer não é apenas aumentar de tamanho. E o Grupo DB1, formado por empresas de tecnologia sediadas em Maringá – PR, Presidente Prudente – SP e, em breve, Campo Grande – MS, com mais de 19 anos de experiência no mercado de tecnologia da informação, softwares e serviços de desenvolvimento para empresas de médio e grande porte, leva isso a sério.

O Grupo DB1 tem crescimento estimado em 40% para 2019, superando todas as incertezas que o nosso país e o mercado internacional possam apresentar. A empresa fechou 2018 com um crescimento de 41% em relação ao ano anterior. Ainda no ano passado, o número de clientes cresceu 39,3% e essa demanda conquistada puxou um aumento de 41% no quadro de colaboradores. São mais de 400, 15% deles em sistema de home office.

No Grupo DB1 os times trabalham sem paredes de forma a poderem interagir ao máximo. O aumento no número de colaboradores exigiu investimentos nesta estrutura 

Mas os números que mostram o crescimento não expressam totalmente o desenvolvimento da empresa e quanto os colaboradores se desenvolvem com ela.

As empresas do grupo figuram há nove anos consecutivos entre as melhores empresas para se trabalhar pela GPTW – Great Place to Work. Segundo o mesmo Instituto, em 2018, a DB1 ficou entre as 30 melhores médias empresas para se trabalhar no Brasil, foi classificada como a 20ª melhor média empresa de TI para se trabalhar e eleita a10ª melhor empresa para se trabalhar no Paraná e com a melhor colocação no setor de TI. Já a revista Você S/A classificou a empresa entre as 150 melhores para se trabalhar tendo ficado em 3º melhor empresa de TI no país.

Com o lema “Sua luz move o universo DB1”, e como parte da cultura do grupo, todos na organização perseguem o sonho de impactar positivamente e transformar o futuro de pessoas e empresas vencendo desafios com qualidade e entregas de impacto.

Mas não se trata apenas de um lema. Crescer, promover crescimento e se desenvolver junto com a empresa pedem incentivo para que o ciclo se complete. A DB1 tem várias práticas orientadas a pessoas e a um bom clima organizacional. Uma das políticas da empresa é oferecer as melhores condições de trabalho por considerar os colaboradores o seu maior patrimônio.

No Grupo DB1 os times trabalham sem paredes de forma a poderem interagir ao máximo. O aumento no número de colaboradores exigiu investimentos nesta estrutura. O refeitório agora passou de 30 para 75 posições, com um projeto de arquitetura pensado para otimizar os serviços, organizar as refeições, com mobiliário de fácil manuseio, sempre incentivando a interatividade e o compartilhamento.

Uma das estrelas do ambiente DB1 é a Sala de Descompressão, que foi ampliada, reestruturada e recebeu uma nova decoração temática. O novo projeto transformou a “Sala de Descompressão” no “Lounge DB1” e visou um tema que tivesse ligação com o universo DB1 e a opção foi pela temática do programa Mestre dos Códigos, mais um destaque da maneira diferente com que o Grupo DB1 pensa em relação aos colaboradores.

Lançado em maio de 2017, o game Mestre dos Códigos tem inspiração na era medieval e oferece um conjunto de atividades práticas em desenvolvimento de software que atestam os níveis de conhecimento dos colaboradores do Grupo DB1 nas linguagens .Net, Arquitetura de Software, Java, JavaScript, PHP, SQL e Delphi e Análise de Negócios, todos chamados “Territórios”. Baseado em gamificação para desenvolvimento de carreira e gestão do conhecimento, o projeto “Mestre dos Códigos” visa incentivar desenvolvedores de software a aprimorar o aprendizado técnico, e consequentemente, obter crescimento dentro da empresa e da área em que atuam. A gamificação usa técnicas motivacionais geradas por dados, utilizadas há anos por desenvolvedores de games, aplicadas a contextos não relacionados a jogos, permitindo a criação de ferramentas de engajamento por meio de três elementos principais: motivação, dados e interação.

Segundo Natalia Silveira Kawatoko, gestora de RH, “toda essa reestruturação foi pensada devido ao nosso significativo crescimento, para melhorar os espaços comuns, comportando de maneira mais confortável e aconchegante nossos colaboradores. Uma característica muito forte da DB1 é pensar no colaborador como nosso maior patrimônio, por isso as melhorias são pensadas para eles e com eles. A temática tem um pouco de exclusividade também. O visual, adesivos, iluminação remetem a uma estética como se estivéssemos dentro do jogo Mestre dos Códigos, uma ação nossa, sem igual, que incentiva o colaborador a se desenvolver dentro desta grande competição que é a criação de softwares”, explica.

colaboradores

crescimento

gamificação

Grupo DB1

Maringá

Mestre dos Códigos

Natalia Silveira Kawatoko

PR

Presidente Prudente

serviços de desenvolvimento para empresas

softwares

SP

Tecnologia da Informação

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento