Os benefícios da automatização de processos com robôs – ou RPA, no jargão de tecnologia- são conhecidos: transferir atividades repetitivas realizadas por mão de obra humana a softwares programados é um processo capaz de trazer benefícios em termos de produtividade e redução de custos. Apesar dos benefícios claros, implementar, operar e controlar iniciativas de RPA está longe de ser fácil: de acordo com a Minsait, uma empresa Indra, aproximadamente 70% dos projetos fracassam por causa da falta de gestão eficaz desses projetos.
De acordo com a companhia, isso acontece porque muitas empresas olham somente para meios de adotar a tecnologia capaz de fazer a robotização funcionar – mas esquecem de como replicar de maneira eficaz esses modelos por toda a companhia. “Não é difícil obter um software para criar um robô capaz de executar tarefas simples. É fácil pensar que uma vez executados com sucesso dois ou três casos simples de RPA, será necessário somente replicar essa metodologia a 50 ou 100, mas na verdade esse cenário é muito mais complexo do que parece”, afirma a Minsait.
Para solucionar esse problema, é necessário ter um olhar duplo sobre esse tipo de iniciativa a fim de obter sucesso: usando as melhores práticas de tecnologia para fins de negócios. Tendo esse objetivo em mente, a companhia desenhou um modelo eficaz de gestão de RPA, chamado Centro de Excelência – RPA-CEX. Nele, uma equipe de experts realiza a gestão do projeto desde o início, aliando boas práticas de TI a um conhecimento profundo dos processos da empresa e de sua dinâmica diária.
A implantação desse modelo é realizada em três fases: na primeira, é feita uma análise do impacto da robotização na empresa; em seguida, são desenhados os modelos organizacionais capazes de apoiar a evolução da RPA em escala; e identificar as pessoas responsáveis por trazer a máxima eficiência da robotização ao longo do tempo.
“Em um primeiro momento, as decisões sobre processos a serem automatizados serão relativamente fáceis – em torno de 20% das tarefas em uma empresa são de mão de obra repetitiva – mas, à medida que o projeto for avançando e seja comprovada a necessidade de avançar nos processos long tail, as dificuldades serão maiores e as decisões serão mais complexas. Por isso, é necessário contar com experts em tecnologia que tenham sempre em mente a contribuição do valor, testando e colocando em produção, trabalhando em ciclos curtos de desenvolvimento que permitam avaliar a tarefa e avançar até o produto final desejado”, finaliza a companhia.
Presente no Brasil desde 1996, a Indra é uma das companhias de tecnologia e consultoria do país. Conta com mais de 7.000 profissionais, escritórios distribuídos nos principais estados brasileiros e quatro Centros de Produção. A companhia faz parte de alguns dos projetos mais inovadores para o desenvolvimento econômico e tecnológico do Brasil nos setores de Transporte & Defesa e de Tecnologia da Informação – TI, os quais estão agrupados em sua filial Minsait.
A Minsait, uma empresa da Indra , é a companhia em Consultoria de Transformação Digital e Tecnologias da Informação na Espanha e na América Latina. Assim, concentra sua oferta em propostas de valor de alto impacto, baseadas em soluções end-to-end, com uma notável segmentação, que permite atingir impactos tangíveis para seus clientes em cada setor com uma abordagem transformacional. Suas capacidades e liderança são mostradas em sua oferta de produtos, denominada Onesait, e sua oferta transversal de serviços.
Serviço
www.minsait.com
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