book_icon

Para Minsait empresas têm desafio duplo ao adotarem projetos de RPA

Consultoria de tecnologia afirma que 70% dos planos de automatização realizados pelas companhias falham por falta de gestão adequada
Para Minsait empresas têm desafio duplo ao adotarem projetos de RPA

Os benefícios da automatização de processos com robôs – ou RPA, no jargão de tecnologia-  são conhecidos: transferir atividades repetitivas realizadas por mão de obra humana a softwares programados é um processo capaz de trazer benefícios em termos de produtividade e redução de custos. Apesar dos benefícios claros, implementar, operar e controlar iniciativas de RPA está longe de ser fácil: de acordo com a Minsait, uma empresa Indra, aproximadamente 70% dos projetos fracassam por causa da falta de gestão eficaz desses projetos.

De acordo com a companhia, isso acontece porque muitas empresas olham somente para meios de adotar a tecnologia capaz de fazer a robotização funcionar – mas esquecem de como replicar de maneira eficaz esses modelos por toda a companhia. “Não é difícil obter um software para criar um robô capaz de executar tarefas simples. É fácil pensar que uma vez executados com sucesso dois ou três casos simples de RPA, será necessário somente replicar essa metodologia a 50 ou 100, mas na verdade esse cenário é muito mais complexo do que parece”, afirma a Minsait.

Não é difícil obter um software para criar um robô capaz de executar tarefas simples  

Para solucionar esse problema, é necessário ter um olhar duplo sobre esse tipo de iniciativa a fim de obter sucesso: usando as melhores práticas de tecnologia para fins de negócios. Tendo esse objetivo em mente, a companhia desenhou um modelo eficaz de gestão de RPA, chamado Centro de Excelência – RPA-CEX. Nele, uma equipe de experts realiza a gestão do projeto desde o início, aliando boas práticas de TI a um conhecimento profundo dos processos da empresa e de sua dinâmica diária.

A implantação desse modelo é realizada em três fases: na primeira, é feita uma análise do impacto da robotização na empresa; em seguida, são desenhados os modelos organizacionais capazes de apoiar a evolução da RPA em escala; e identificar as pessoas responsáveis por trazer a máxima eficiência da robotização ao longo do tempo.

“Em um primeiro momento, as decisões sobre processos a serem automatizados serão relativamente fáceis – em torno de 20% das tarefas em uma empresa são de mão de obra repetitiva – mas, à medida que o projeto for avançando e seja comprovada a necessidade de avançar nos processos long tail, as dificuldades serão maiores e as decisões serão mais complexas. Por isso, é necessário contar com experts em tecnologia que tenham sempre em mente a contribuição do valor, testando e colocando em produção, trabalhando em ciclos curtos de desenvolvimento que permitam avaliar a tarefa e avançar até o produto final desejado”, finaliza a companhia.

Presente no Brasil desde 1996, a Indra é uma das companhias de tecnologia e consultoria do país. Conta com mais de 7.000 profissionais, escritórios distribuídos nos principais estados brasileiros e quatro Centros de Produção. A companhia faz parte de alguns dos projetos mais inovadores para o desenvolvimento econômico e tecnológico do Brasil nos setores de Transporte & Defesa e de Tecnologia da Informação – TI, os quais estão agrupados em sua filial Minsait.

A Minsait, uma empresa da Indra , é a companhia  em Consultoria de Transformação Digital e Tecnologias da Informação na Espanha e na América Latina. Assim, concentra sua oferta em propostas de valor de alto impacto, baseadas em soluções end-to-end, com uma notável segmentação, que permite atingir impactos tangíveis para seus clientes em cada setor com uma abordagem transformacional. Suas capacidades e liderança são mostradas em sua oferta de produtos, denominada Onesait, e sua oferta transversal de serviços.

Serviço
www.minsait.com

automação

automatização de processos com robôs

Centro de Excelência

Indra

long tail

Minsait

processos

robô

RPA

RPA-CEX.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.
Revista Digital
Edição do mês

Leia nesta edição:

Leia nessa edição sobre tecnologia

CAPA | TECNOLOGIA

5G impõe seu ritmo

Leia nessa edição sobre carreira

MERCADO

Brincadeira de gente grande

Leia nessa edição sobre setorial | saúde

GESTÃO

Backup: a última linha de defesa

Esta é para você leitor da Revista Digital:

Leia nessa edição sobre sustentabilidade

NEGÓCIOS

Terceirização de equipamentos

Maio 2022 | #57 - Acesse:

Infor Channel Digital

Baixe o nosso aplicativo

Google Play
Apple Store

Agenda & Eventos

Cadastre seu Evento