Informe aqui

Inventti e Tenova lançam solução inovadora de integração SAP para documentos fiscais eletrônicos

Novo produto promete ganhos de padronização, redução de riscos fiscais, fomento B2B, antecipação de problemas e otimização em mais de 60% dos processos de entrada

A Inventti, especializada em soluções para e-Docs, e a Tenova Consulting lançam um produto inovador para documentos fiscais eletrônicos (CT-e, NF-e, NFS-e, NFC-e e MDFe) no ERP SAP. Através da integração de Outbound e Inbound, desenvolvida em SAP Cloud Platform, o produto está habilitado para versões SAP ERP ECC e S/4 Hana. Além da solução fiscal, o pacote também inclui serviços de sustentação, monitoramento pró-ativo e atualização tanto em relação às notas técnicas do FISCO quanto em relação à integração com o ERP. “Apesar de já existirem soluções no mercado similares, nós repensamos o modelo de integração no sentido de entregar um produto padronizado, unindo uma das melhores soluções nacionais de documentos fiscais eletrônicos – com funcionalidades e serviços complementares em relação à solução padrão de mercado – com a expertise SAP. Incorporamos funcionalidades complementares de aumento de produtividade aliados ao compliance fiscal”, avalia o diretor de Tecnologia da Inventti, Tibério César Valcanaia.

Na entrada de documentos fiscais, processo conhecido como Inbound ou MIRO /MIGO no linguajar SAP, os benefícios são ainda maiores, pois além de garantir a escrituração de todos os documentos de entrada, a solução entrega uma robusta ferramenta de automação de processos. No quesito fiscal, o produto apura com o máximo de integridade as informações para ter precisão na entrada física e fiscal, para evitar prejuízos financeiros, caso o tributo venha incorreto do fornecedor ou com erro de tributos. Já em relação à integração e automação de processos internos no SAP ERP, a solução Inventti-Tenova é configurável e baseada em tipificação de processos, onde alguns são definidos como totalmente automáticos, de acordo com a demanda de cada empresa. A variedade dos tipos de processos de entradas das empresas, os quais por vezes já estão associados a melhorias internas customizadas, demanda solução e implantação flexíveis, sem abrir mão de compliance. “Estes são os diferenciais que desenvolvemos neste produto que lançamos, que possibilita implementações modulares e ágeis. Além dos ganhos de padronização, redução de riscos fiscais, fomento B2B, antecipação de problemas, dentre outros, a redução de tempo dispendido nos processos de entrada no ERP, obtidos por eliminação de digitação pode ultrapassar 60%”, pondera Tibério.

A grande novidade desta solução será a automação da entrada para notas fiscais de serviço eletrônicas, prevista para 2019. Este ponto garantirá ainda mais produtividade, tendo em vista que para NFS-e, há um modelo diferente para cada município. “A proposta é receber em um único cokpit todas as notas cuja empresa for a tomadora do serviço”, completa o diretor de tecnologia da Inventti.

Informações técnicas:

O produto de Integração SAP *TCI desenvolvido pela Tenova Consulting na modalidade SAP Partner Edge foi concebido dentro das melhores práticas SAP. O componente TCI add-on ERP, em namespace ABAP específico, conta com integração SAP Cloud Connector baseado em Hana, e está em linha com as tendências de integração em nuvem fomentadas pela SAP. Os clientes terão à disposição um cockpit único de monitoramento para todos os documentos eletrônicos. A interface está disponível no SAP GUI ou Fiori. O conector add-on ERP é nativamente conectado às tabelas Standard SAP de documentos fiscais eletrônicos, além de conter ferramentas de customizações especificas. Estas características permitem implementações rápidas para todas as versões ECC e S/4.

Inbound Automation

Este processo é uma solução completa de Automação de Entradas para sistema SAP ERP. Desenvolvida dentro do SAP Cloud Platform, a ferramenta de integração *TCI é compatível com versões ECC e S/4 Hana. A solução contempla todas as modalidades de arquivos eletrônicos (CT-e, NF-e, NFS-e, NFC-e e MDFe) e integra ao SAP ERP para automação de todas as modalidades de operações de entrada como Compras, registro de portaria, Devolução, Retorno de Armazenagem, Entrega Futura, Fretes de Vendas/Compras, Subcontratação, Consignação, Services, etc.

Muitas soluções de automação de entrada existentes no mercado focam exclusivamente na utilização de arquivos XML, ou em processos de integração Migo-Miro, o que apresenta mais burocracia e interfere no ganho de produtividade. A solução Inbound Automation da *Inventti-Tenova contempla a recepção e armazenamento de todos os modelos XML, além de cobrir downloads automáticos e seus receptivos eventos. Isto garante compliance fiscal e segurança de dados. Do ponto de vista de Automação de Entradas no ERP, o novo produto da Inventti-Tenova amplia o espectro e foca nos processos de negócios, dando uma visão integrada desde o recebimento de arquivos fiscais, passando por todas as etapas de recebimento físico e fiscal, até o pagamento ou conclusão financeira da operação. O produto *Inventi-Tenova cobre demais entradas de documentos para pagamentos, de forma manual ou via APP Mobile integradas a workflow.

Além disso, consiste em um único Cockpit SAP para todos os processos, cuja navegação pode ser delimitada por perfis de usuários de acordo com o departamento e responsabilidade de cada área. Os usuários possuem uma visão completa linear de cada documento em uma única tela, desde a associação a pedidos de compra e conferências, até o fim do processo. O Cockpit fornece relatórios de auditoria de arquivos XML recebidos e não processados, e também de processos não concluídos.

Sobre a Inventti

Com mais de 10 anos de especialização em Documentos Fiscais Eletrônicos, a Inventti apresenta um crescimento consistente e acelerado, apoiando diretamente as empresas de grande porte e as empresas desenvolvedoras de software para a indústria, serviço e varejo, que incorporam a tecnologia fiscal da Inventti, oferecendo o conjunto de soluções mais confiável, inovador e competitivo do mercado. Constantemente atualizadas, as soluções da Inventti são completas, gerenciam exceções, garantem estabilidade e segurança com todos os dados, além de serem integradas facilmente com qualquer sistema. Tudo isso com o objetivo de acelerar os negócios de nossos clientes. São mais de 25 mil empresas utilizando as soluções de documentos fiscais eletrônicos da Inventti em todo o Brasil, mantendo um índice de satisfação superior a 98%.

Sobre a Tenova Consulting

A Tenova Consulting é uma empresa parceira SAP sediada na Capital de São Paulo. Fundada por profissionais com mais de 20 anos de experiência em SAP, a empresa conta também com um time altamente capacitado em compliance fiscal, implementações SAP, processos de negócio e demais tecnologias.

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.