Informe aqui

Centro de Inovação ACATE Downtown inaugura nesta quinta-feira em Florianópolis

Ex-presidente da Associação Internacional de Parques Científicos e Tecnológicos (IASP), o espanhol Josep Piqué, um dos responsáveis pela formatação do modelo de centros de inovação implantado em Santa Catarina pelo governo do Estado, participa de um bate-papo com o ex-presidente da Endeavor Brasil e diretor de inovação da TOTVS, Juliano Seabra, no evento de inauguração do Centro de Inovação ACATE Downtown nesta quinta-feira (22). Seabra hoje está à frente da iDEXO, um hub de desenvolvimento de negócios fundado pela TOTVS que busca aproximar startups de grandes empresas.

O ACATE Downtown, criado em parceria da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) com o Dimas Construções, é um espaço credenciado pela Rede Municipal de Centros de Inovação que nasce com a missão de promover capacitação e networking, atrair negócios e fomentar o ecossistema de inovação da cidade.

“Apesar de o nosso setor ser uma das atividades econômicas mais importantes da capital catarinense — é o que mais arrecada imposto sobre serviços (ISS) ao município — muita gente ainda não tem conhecimento de sua importância. Por isso, acredito que estar na região central irá aproximar o que é feito no segmento de TI de toda a população”, diz Daniel Leipnitz, presidente da Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE). Ele reforça ainda que a região central carecia de um endereço diferenciado, voltado ao compartilhamento e networking, com espaços para a realização de eventos, reuniões e salas para empresas de tecnologia. “Foram essas características que consagraram o Centro de Inovação ACATE — Primavera, na SC-401, como hub de inovação e são elas que agora estamos levando para outras regiões da cidade”, destaca. Além desses dois, os outros ambientes da rede municipal estão localizados no Sapiens Parque, no Norte da Ilha, e no bairro Itaguaçu, na região Continental.

“A cooperação e proximidade entre empresas e entidades é um dos fatores do desenvolvimento exponencial do ecossistema de inovação de Florianópolis. Participar do movimento que vem transformando a economia criativa em algo cada vez mais importante para a cidade é muito importante para qualquer organização, já que a competitividade no futuro vai depender cada vez mais da capacidade de inovar”, diz o Diretor de Operações do Dimas Construções, Fabrício Schveitzer.

Localizado nos altos da Felipe Schmidt, o ACATE Downtown terá empresas de tecnologia e economia criativa, espaço coworking, salas de reunião, cafeteria, pub e pátios interno e externo. A estrutura inclui ainda um estacionamento – o FS Parking – que oferece 170 vagas de garagem (com área própria para carros elétricos), bicicletário, ducha e um lobby com café e tomadas para carregadores de celular ou laptop.

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.