book_icon

Com solução vSAN, Hospital Mãe de Deus, ReiterLog e Plimor melhoram performance e armazenamento de seus data centers

Empresas otimizam escalabilidade, flexibilidade e performance com adoção da solução da VMware

São Paulo, 26 de junho – O Hospital Mãe de Deus, a ReiterLog e a Plimor adotaram a solução hiperconvergência da VMware, o vSAN, e, por meio dela, conquistaram uma maior escalabilidade, flexibilidade e performance de seus data centers. Com a necessidade de apoiar o desenvolvimento de seus negócios, cada vez mais as empresas migram para soluções definidas por software, e a hiperconvergência vai ao encontro disso. Para atingir esses objetivos, as três empresas do Rio Grande do Sul contaram com o apoio da Gruppen, canal da VMware na região.

Hospital Mãe de Deus agilizou o atendimento
O Hospital Mãe de Deus, responsável por três hospitais públicos e três privados, percebeu que as pontas demandavam cada vez mais recursos. Para solucionar este problema, eles poderiam trocar todos os desktops da organização ou tornar seu data center mais robusto. A instituição avaliou as opções e optou por preservar o recurso e investir em uma solução de hiperconvergência.

Ao implementar a tecnologia, o Hospital Mãe de Deus aumentou sua produtividade com um acréscimo de 10 a 15% em performance, o que impactou na redução do número de chamados no suporte e na melhora na experiência dos pacientes. O atendimento se tornou mais ágil e a velocidade de processamento dos relatórios do setor de faturamento cresceu, já que passou de quatro horas para menos de cinco minutos.

“Com o vSAN, é muito mais fácil e rápido entregar armazenamento e velocidade para qualquer estação de trabalho, bem como escalar a solução para momentos de alta demanda, contribuindo para o aumento da produtividade dos funcionários e um melhor atendimento aos clientes. Além disso, conquistamos ganho de performance de todas as tecnologias que instalamos em cima do vSAN”, comenta Ricardo Sahlberg, diretor corporativo de TI do Hospital Mãe de Deus.

O Hospital Mãe de Deus pretende replicar o modelo de vSAN para todos os servidores e unidades hospitalares. Além disso, almeja ter 100% do data center servido pelo vSAN.

Mais agilidade na ReiterLog
Já a ReiterLog, empresa referência no segmento de transportes refrigerados e logística compartilhada, tinha a necessidade de ter um ambiente com alta disponibilidade, redundância e alta performance para garantir a entrega de informações em tempo real aos seus clientes. Grande parte das cargas transportadas pela empresa são frigorificadas, o que torna ainda mais importante a disponibilidade dos sistemas e o acesso dos motoristas e clientes às informações de localização.

A companhia conquistou um aumento de 30% a 40% de desempenho na extração de informações da base de dados e na disponibilidade dos sistemas da empresa, que opera à todo momento. “Agora possibilitamos o acesso às informações em tempo real pelos motoristas dos caminhões e também pelos clientes”, comenta Angelo Sironi, gerente de TI da ReiterLog.

A solução da VMware também permitiu a simplificação do gerenciamento dos servidores da empresa, inclusive no data center backup, além de aumentar a segurança dos dados e a portabilidade das aplicações ao possibilitar o uso de diferentes tipos de hardware – sejam eles legados ou novos. Com esses benefícios já alcançados, a ReiterLog pretende implementar o vSAN na nuvem em 2019.

Tomadas de decisão mais rápida
A Plimor, transportadora de cargas fracionadas para grandes embarcadores, que realiza cerca de 100 mil entregas por dia, sentia a necessidade de aumentar a capacidade de armazenamento e processamento do seu data center com o objetivo de melhorar o desempenho do negócio e apoiar seu projeto de big data.

Com a solução vSan, a empresa otimizou as tomadas de decisão com base em informações estruturadas e não estruturadas. Hoje, a empresa consegue entregar informações em tempo real a mais de 50 parceiros para que possam gerenciar o seu negócio com a mesma qualidade de dados. “Conseguimos preservar o investimento anterior e, agora, conforme ampliarmos nossa rede de parceiros, consigo escalar a infraestrutura sem precisar desembolsar grandes quantias, facilitando a expansão da empresa”, finaliza Cleber Pessuto, gerente de TIC e automação da Plimor.

Agora, a empresa está analisando o investimento em nuvem. A empresa deseja migrar para um ambiente híbrido multinuvem com tecnologias da VMware.

Tecnologia de ponta
A Gruppen, canal da VMware na região Sul, ofereceu suporte para as três empresas definirem qual seria a melhor solução na elaboração de uma prova de conceito e também na implementação da tecnologia. Ao optarem pelo vSAN, os sistemas ganharam escalabilidade, flexibilidade e performance, de forma que suprisse as necessidades de seus negócios.

“O vSan entrega mais poder de processamento, armazenamento e memória a organizações de todos os portes. Além disso, é um produto que leva uma nova visão da TI: voltada ao software e não mais ao hardware, permitindo que os clientes escolham o fabricante com a melhor oferta”, afirma Carlos Felipe Jacobs, diretor de tecnologia da Gruppen.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.