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As cinco principais datas para o varejo brasileiro se concentram em novembro e dezembro

Segundo a ShopperTrak, compras nessas datas representam quase 45% do tráfego de clientes no final do ano

O varejo brasileiro deve registrar, neste ano, alta de 3,6% na comparação com 2017, um crescimento previsto maior que os 2,1% registrados no ano passado em relação a 2016, segundo estimativa da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). E, segundo a ShopperTrak, líder global de inteligência de tráfego de clientes no varejo, grande parcela desse crescimento e da possibilidade de aumento nos lucros vai acontecer agora.

Mas para ter um bom desempenho e otimizar as vendas é preciso estar bem preparado, destaca Marcelo Quaiatti, diretor da ShopperTrak no Brasil. “Fazer um planejamento inteligente de aumento de estoque, programar ofertas e promoções segundo o perfil e o fluxo de clientes na loja, organizar a logística e definir metas individuais para os estabelecimentos são algumas das ações que devem ser projetadas”, afirma.

Com base na análise de dados captados pelos sensores instalados nos mais diversos pontos comerciais do país, como redes de lojas e shoppings centers, a ShopperTrak relacionou as cinco datas abaixo como as mais movimentadas e essenciais para o varejo brasileiro até o fim do ano.

Black Friday (sexta-feira, 23/11): A Black Friday, conhecida por ser um dia em que os preços despencam e os consumidores aproveitam para fazer compras do ano, tornou-se uma das principais datas para o varejista. Segundo a ShopperTrak, o tráfego de compradores durante a data é quase uma vez e meia maior do que o movimento do Super Sábado de Natal;

Sábado Black Friday (sábado, 24/11): Alguns varejistas estendem a Black Friday para o dia seguinte ou até mesmo para o restante do fim de semana. “Muitos consumidores acabam decidindo fazer suas compras nesses dias que se seguem, com mais calma e tempo. Isso faz com que o sábado pós Black Friday seja o segundo dia mais movimentado para o varejo nesta época do ano”, destaca Quaiatti;

Super Sábado de Natal (sábado, 22/12): “A maioria dos brasileiros ainda deixa para fazer as compras de Natal de última hora, no sábado que antecede a data. Os varejistas podem esperar bastante movimento neste dia”, explica o executivo. Segundo a CNC (Confederação Nacional do Comércio), a previsão é que as vendas de Natal deste ano tenham uma alta de 2,3% em relação a 2017;

Sábado antes do Super Sábado de Natal (sábado, 15/12): “Aqueles que se programam preferem não enfrentar filas longas e lojas lotadas. Por esse motivo, o terceiro sábado do mês de dezembro está entre as datas-chave para o varejo”, afirma Quaiatti;

Segundo sábado de dezembro (08/12): “Apesar dos outros dias de maior movimento, já no início de dezembro é possível observar um crescimento nas vendas de Natal”, explica o executivo. “Além disso, este ano é o terceiro consecutivo que terá quatro sábados em dezembro que antecederam o dia do Natal – e um sábado adicional após o feriado. Todos os cinco sábados serão alguns dos dias de tráfego mais movimentados deste ano”, alerta.

Segundo a ShopperTrak, similar ao ano passado, o período entre as 14h e 16h será o mais movimentado nos fins de semana, com esta última sendo o pico das vendas. O timing também vale para a Black Friday. “Será importante que os varejistas se certifiquem de que a programação não esteja apenas alinhada aos dias mais movimentados, mas que também corresponda corretamente a essas horas da tarde”, lembra Quaiatti. “Ao adotar soluções de contagem de fluxo de pessoas, os varejistas podem avaliar os dados de tráfego de anos anteriores e programar suas equipes de forma a otimizar a conversão de vendas durante os dias mais movimentados”, finaliza.

Sobre a ShopperTrak

A ShopperTrak é o principal fornecedor mundial de inteligência de tráfego de clientes, oferecendo informações sobre o comportamento do consumidor para melhorar a rentabilidade e eficiência. Por meio do uso de suas soluções, a ShopperTrak possibilita que os clientes compreendam melhor quem visita suas lojas, aprimorem a experiência de compra e, finalmente, aumentem o tráfego, a conversão e o ticket médio.

Informações para imprensa
Pimenta Comunicação
Isabela Rodrigues – (11) 2858-9150/ 98674-0301 – isabela@pimenta.com
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