Informe aqui

Florianópolis recebe evento inédito de empreendedorismo feminino e inovação em mídias digitais

Proposta é apoiar iniciativas que incentivem a liderança de mulheres no setor de inovação e tecnologia

Chicas Poderosas — organização que incentiva a liderança de mulheres latino-americanas que trabalham com mídia digital — promove pela primeira vez em Florianópolis o Sprint de Design Thinking. O evento é destinado à mulheres com ideias para criação de um projeto inovador em mídia independente que queiram aprender sobre Design Thinking e como essa metodologia para inovar e prototipar oportunidades de negócios. Essa é uma das iniciativas que a Dialetto – agência de comunicação estratégica para empresas e entidades do setor de tecnologia e inovação – tem apoiado para ampliar a representatividade feminina no setor.

A metodologia utilizada no Sprint de Design Thinking é centrada no ser humano e tem sido usada por empresas da Fortune 100, organizações sem fins lucrativos, líderes de mídia e governos em todo o mundo para abordar alguns dos problemas da atualidade. Muitos dos produtos e serviços mais criativos e inovadores do mundo foram desenvolvidos usando essa estratégia.

Durante as sessões, as participantes selecionadas aprendem a detectar oportunidades e oferecer soluções a partir do problema enfrentado pelo consumidor de informação. Ao final do workshop, os grupos criam protótipos e precisam defendê-los para um grupo de jurados, como ocorrem nas sessões de hackathon. Para a CEO das Chicas Poderosas, Mariana Santos, essa “é a oportunidade de estudantes ou profissionais de comunicação aprenderem como tangibilizar suas ideias em projetos ou negócios factíveis, utilizando uma metodologia universalmente usada”. Mariana Santos é portuguesa e fundou a rede há cinco anos durante um programa na Universidade de Stanford, na Califórnia (EUA).

A rede Chicas Poderosas vai aproveitar a oportunidade para lançar, pelo segundo ano, o New Ventures Lab, aceleradora para novos projetos de mídia independente liderados por mulheres no Brasil. O Laboratório de Novos Empreendimentos (NVL) é o primeiro a oferecer suporte a empresas em estágio inicial lideradas por mulheres, focadas em mídia digital independente. Em 2018, a iniciativa acelerou 10 projetos relacionados à indústria de mídia digital com foco em dar representatividade à mulher nos meios de comunicação, garantir sustentabilidade de negócios de mídia que apoiem a democracia e o acesso a conteúdo independente, além de novas plataformas de distribuição de conteúdo.

As iniciativas que surgirem nas sessões de Design Sprint coordenadas pelas Chicas Poderosas terão prioridade no processo seletivo da aceleradora. Para garantir a participação, as interessadas devem se inscrever em uma das sessões que, este ano, acontecem em São Paulo (SP) (3/11), Rio de Janeiro (RJ) (4/11) e Florianópolis (SC) (11/11).

Sprint de Design Thinking com as Chicas Poderosas:
Local: Av. Madre Benvenuta, nº 1313 – Santa Mônica – Florianópolis/SC – Inscreva-se aqui
Data: domingo, dia 11 de novembro das 9h às 17h.
Valor: as selecionadas para o curso, precisam efetuar o pagamento de uma taxa de R$ 15 para confirmar sua participação.

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.