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GRSA – Compass Group otimiza processos na área de suprimentos com Mercado Eletrônico

Empresa registrou mais de um milhão de reais em economia com uma das soluções adotadas

São Paulo, outubro de 2018 – A área de aquisição é parte estratégica do negócio e tecnologias já são aliadas para auxiliar e facilitar o dia a dia dos profissionais de compras. Foi pensando nisso que a GRSA – Compass Group, líder em serviços de alimentação, escolheu o Mercado Eletrônico para automatizar a gestão da área de suprimentos, que hoje transaciona mais de 120 mil pedidos/mês. Com a parceria, o grupo conta com tecnologias que automatizam o fluxo operacional de compras e permitem que profissionais da área se dediquem a tarefas menos operacionais, reduzindo custos e otimizando resultados.

“Temos, em nossa base de clientes, 6.500 fornecedores ativos, desde pequenos produtores até grandes indústrias e com necessidades diferentes. Notamos que muitos dos compradores dedicavam horas em processos operacionais e muitas das vezes, as ferramentas disponíveis eram pouco eficientes para os resultados esperados. A solução encontrada foi centralizar os processos em uma só plataforma para dar uma visão mais ampla e reduzir o tempo de operação, para atendê-los da melhor forma” comenta Renato Carreira, diretor de Supply Chain da GRSA|Compass.

De acordo com o executivo, a empresa avaliou as opções de ferramentas disponíveis no mercado com o apoio de uma consultoria especializada em fornecedores de soluções para área de compras B2B. No processo, o Mercado Eletrônico se destacou por ter soluções aderentes ao negócio e com bom custo benefício – que já apresenta indicadores positivos nos gastos da empresa. “Fizemos uma análise no departamento e notamos que muitas ferramentas eram pouco utilizadas por falta de conhecimento ou até complexidade. Em abril de 2017 iniciamos com o Mercado Eletrônico e contamos com soluções da empresa que dão mais visibilidade e controle dos fornecedores numa plataforma amigável. A partir de processos como o Leilão Reverso, já conseguimos economizar mais de R$ 1 milhão de reais em gastos com produtos como água mineral, EPI e uniforme”, completa.

Para Luiz Gastão, vice-presidente comercial do Mercado Eletrônico, ter a GRSA – Compass Group como cliente é uma oportunidade que reforça como o apoio à essas soluções é uma tendência e se torna diferencial na competividade das empresas B2B. “As empresas precisam, cada vez mais, de apoio para o uso da tecnologia em setores como o de aquisições. Após um processo de 4 meses de negociação, conquistamos a confiança da GRSA e hoje atendemos todas suas operações, inclusive compras internas. Com um portfólio robusto de soluções, além de oferecer otimização das vendas, tornamos a área de aquisição mais estratégica, o que permitiu melhor atendimento para toda a base deles e um custo reduzido”, completa.

Soluções adotadas
O projeto, dividido em várias etapas, iniciou com a ferramenta de gestão de pedidos e hoje, a GRSA Compass Group já possui quase todo o portfólio do Mercado Eletrônico operando em todas as suas compras (tanto para o setor alimentício, como para outros departamentos da companhia).

O grupo conta com soluções do Mercado Eletrônico em diferentes etapas: desde processos de e- procurement (focado no fluxo operacional de compras), e-sourcing (tomada de decisões) e marketplace (ambiente para relacionamento e negociações) de forma que se complementem na otimização do processo de compras e redução de custos.

· Leilão eletrônico – Com a solução, a empresa conta com um leque de ofertas e maior competitividade em suas negociações, o que aumenta o a receita e reduz custos. A partir de uma visão total é possível analisar o preço dos produtos e serviços com valores do mercado, além da possibilidade de ampliar a rede de parceiros;

· Portal de pedidos – as solicitações de compras são centralizadas em apenas um ambiente, tornando o processo mais assertivo e ágil, uma vez que é possível integrar com o ERP da empresa e gerar requisições diretamente do sistema de gestão;

· Contas pagas e a pagar – Com os pagamentos centralizados em uma única plataforma, é possível manter o fornecedor a par das datas de pagamento, assegurar que o pedido foi entregue, estabelecer regras e rastreamento e acompanhamento dos pedidos, o que facilita e fortalece a confiança entre o comprador e fornecedor;

· RFx – A ferramenta ajuda empresas a reduzir custos pós-negociação. O controle completo de dados das negociações entre compradores e fornecedores passa a ser feito de maneira transparente e personalizada, definido através da seleção de parceiros de negócio e de acordo com a realidade da empresa e seus objetivos, deixando os compradores livres para atividades mais estratégicas.

Sobre a GRSA|Compass
O Grupo Compass é líder mundial em serviços de alimentação e suporte. Fundado em 1941, tem filiais em mais de 50 países. No Brasil, adquiriu 50% da GRSA em 1998 e os outros 50% em 2008, sendo atualmente detentor da totalidade da empresa. Além de serviços de alimentação coletiva, a GRSA no Brasil também oferece serviços de suporte, como portaria, jardinagem e limpeza. A empresa atende atualmente com mais de 30 mil colaboradores de empresas de diversos segmentos, como Azul, TAM, Gol, Hospital Sírio Libanês, Hospital Bandeirantes, Nestlé, Coca-Cola, Camil, Google, Facebook, Unilever, SulAmérica, Vale do Rio Doce, entre outros.

Sobre o Mercado Eletrônico:
O Mercado Eletrônico é líder na América Latina em soluções tecnológicas e serviços para as áreas de compras das empresas, ajudando na redução de custos e melhoria de performance. Com escritórios no Brasil, Portugal e Estados Unidos, a empresa contabiliza mais de 1 milhão de fornecedores, 8 mil compradores e transaciona R$ 80 bilhões em negócios entre fornecedores e compradores. O ME está entre as 150 Melhores Empresas para Trabalhar do Brasil, do Great Place to Work 2018. Para mais informações, acesse me.com.br.

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