Informe aqui

Grupo Cesari adota Power BI da Microsoft para gerir negócio especializado em logística

Com apoio da Brasoftware, projeto foi executado em 10 dias, diminuiu carga de trabalho entre os funcionários e acelerou processos de tomada de decisão

O Grupo Cesari, conjunto de sete empresas especializadas em logística com 18 filiais espalhadas pelo Brasil, acaba de adotar a solução de Power BI da Microsoft para aumentar a mobilidade e velocidade no acesso à informação dos tomadores de decisão do grupo. Com auxílio da Brasoftware, maior parceiro da Microsoft no Brasil, a implementação, migração e desenvolvimento de aplicações críticas como: DRE (demonstração de resultados da empresa), aplicações para movimentação de granel sólido e líquido e controle de KPIs aconteceu em apenas 10 dias.

O desafio do grupo, que atua, principalmente, no transporte rodoviário, fluvial e na armazenagem de materiais era padronizar seu sistema tecnológico e migrar mais de 100 indicadores chave de desempenho para os dashboards criados com a nova solução, iniciando seu caminho para a transformação digital. “Após esse projeto, temos acesso de modo mais fácil às informações que precisamos para gerir nosso negócio. Temos os resultados da empresa em tempo real e os de cada filial que estão espalhadas pelo País. Nosso objetivo é transformar uma reunião de apresentação de resultados em uma reunião de planejamento e tomada de decisão.”, explica Alexandre Rosaneli, CFO do grupo Cesari.

Segundo pesquisa do quadrante mágico do Gartner Group de 2017, o Power BI é líder em Business Intelligence e Analytics. A ferramenta consegue transformar grandes quantidades de dados e informações em visualizações gráficas, números e indicadores para serem analisados e compreendidos rapidamente. “Os dashboards são dinâmicos e adaptáveis a qualquer tipo de projeto, facilitando a vida dos funcionários durante as análises e tomadas de decisões”, comenta Célia Gomes, gerente de serviços da Brasoftware. A ferramenta está vinculada diretamente ao banco de dados do grupo e faz a leitura do SQL da base de dados do ERP.

Os analistas de controles internos da empresa ganharam mais agilidade nas análises pelo Power BI ser um sistema mais sensível ao usuário e simples de usar. Há uma maior liberdade para criar controles de análises, algo complexo na solução antiga, que exigia um conhecimento mais profundo de programação. “Para fecharmos o DRE, disponibilizávamos uma equipe de 10 pessoas e levávamos cerca de uma semana. No Power BI, temos o material atualizado em questão de minutos, automatizando grande parte do processo. A nova solução facilitou o trabalho de nossos analistas que podem pular a etapa de construção do material, passando direto para a análise, produzindo avaliações, estudos e um acompanhamento mais preditivo sobre as finanças da empresa”, conta Guilherme Borlenghi, analista de BI do Grupo Cesari.

Além de facilitar a tomada de decisão, o compartilhamento de informações entre os funcionários e os gestores também ficou mais rápido e dinâmico, pois junto da aquisição do pacote completo da Microsoft, todos os e-mails da empresa foram migrados para um único domínio. Outro benefício com o projeto é o acesso aos relatórios por meio de diferentes plataformas, incluindo tablets e celulares, com mais segurança e confiabilidade. “Temos uma mobilidade muito maior com uma excelente segurança. Agora, o acesso aos relatórios, dados financeiros, DRE e KPIs é feito apenas se o funcionário estiver logado com o e-mail da empresa”, comenta Rosaneli.

Para este projeto, o grupo contou com a expertise da Brasoftware para entender o desafio da Cesari e propor a melhor solução para sanar as dores do cliente. “A Brasoftware teve um papel mais consultivo, de analisar nossa situação e nos oferecer a melhor solução. Eles sempre se propuseram a nos ouvir e compartilhar ideais, entregando um serviço de alta qualidade no menor tempo possível”, finaliza Rosaneli.

Comentar

Clique aqui para comentar

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou quaisquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.