book_icon

DATEN anuncia nova política de Compliance

Companhia lança canal exclusivo para recebimento de denúncias sobre condutas inadequadas

A DATEN, empresa líder em produção de equipamentos de informática, anuncia a implementação de uma política de compliance que abrange normas e procedimentos anticorrupção, com o objetivo de evitar eventuais irregularidades nas condutas de seus colaboradores, gestores e parceiros. Como parte dessa política de compliance, a empresa criou um canal de comunicação exclusivo para receber denúncias de corrupção ou sobre qualquer tipo de conduta inapropriada de seus profissionais, representantes e parceiros em geral. A DATEN garante o anonimato do denunciante a fim de prezar por sua segurança e pelo sigilo da informação.

“A implementação do compliance atende à necessidade de estarmos adequados às políticas anticorrupção e também aos valores da DATEN. E para demonstrar o quanto estamos realmente empenhados em garantir transparência, criamos esse canal de comunicação”, diz Silvio Comin, Diretor Industrial da DATEN.

As denúncias recebidas são primeiramente avaliadas em âmbito interno, para que sua veracidade seja apurada. Caso exista confirmação, as ações legais são tomadas, inclusive com o envolvimento de órgãos necessários para investigação e punição. “Todas as denúncias recebem atenção e passam pelo processo de apuração”, afirma Comin.

A DATEN garante o anonimato do denunciante e também assegura que todos os e-mails recebidos pelo canal são acessados apenas pelo responsável por compliance da empresa. Os dados do sistema – informações e documentações legais da empresa – são atualizados mensalmente.

Para a DATEN, uma política de compliance bem-sucedida é pautada na ética da organização, a qual acredita na importância de medidas de prevenção, detecção e no combate a atos de fraude. Portanto, a companhia também se dedica ao gerenciamento de riscos como forma de colaborar para o combate à corrupção de maneira mais ampla. Além disso, líderes e gestores que disseminam uma cultura de boas práticas na rotina da empresa reforçam a confiança de todos os colaboradores.

Além da implantação da política de compliance, a DATEN também busca a certificação da Norma Anticorrupção e Suborno (ISO 37001) da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O regulamento estabelece requisitos e fornece orientações para a criação de um sistema de gestão que ajude organizações a prevenir, detectar e responder a formas suborno, cumprindo com as leis.

O canal de denúncia da Daten está disponível no site: http://www.daten.com.br/fale-conosco.php. Interessados precisam apenas preencher os campos “cidade” e “denúncia” e, em seguida, clicar em “enviar”.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.