book_icon

Quer aproveitar o Amazon Prime Day? Cuidado

Quer aproveitar o Amazon Prime Day? Cuidado

Alinhar datas comemorativas tais como dia dos Pais, das Mães, dos Namorados, Natal e Ano Novo a promoções de vendas é uma prática que o comércio tradicional criou e que a Internet absorveu e ampliou. É assim também com a famosa Black Friday, que normalmente ocorre em novembro, com preços excepcionais para os mais diversos produtos.

E uma oportunidade de alavancar fortemente as vendas com essas ações não iria passar desapercebida para a gigante mundial de vendas online, que tratou de organizar o seu Amazon Prime Day, marcado para hoje, dia 16 de julho. Segundo a empresa Statistica, mais de 198 milhões de norte-americanos vão comprar online nessa promoção, empregando em grande parte os seus aplicativos móveis. E as ofertas estão disponíveis para diversos países, incluindo o Brasil.

Esta praticidade de efetuar a compra entre uma reunião e outra ou durante o almoço traz também o preço de se proteger tanto as suas identidades como os seus dados para o pagamento das transações. Com esse desafio a ser enfrentado seguem quatro dicas da OneSpan para que as compras online sejam sempre seguras:

Cuidado com conexões falsas de Wi-Fi: esteja certo de que o seu dispositivo não se conecte automaticamente a redes públicas abertas. Sempre deve ser você a fazer a conexão. Criminosos frequentemente criam redes falsas e dão a elas nomes legítimos como “Hilton Wi-Fi”. É claro que esse golpe nãos se restringe a ambientes como hotéis: o mesmo cuidado é necessário com redes em aeronaves e em todos os locais públicos. Uma conexão a uma rede desconhecida pode expor seus dados pessoais e financeiros a criminosos que estão só aguardando por isso.

Torne seu dispositivo móvel seguro com um PIN ou uma senha: no caso de perda ou roubo de seu dispositivo é possível que alguém o encontre, utilize os aplicativos já abertos e, em alguns casos, até finalize compras. Proteção por senha ou, melhor ainda, por biometria, é uma importante recomendação.

Proteja o seu acesso: Se uma loja online oferece a você a opção de ativar uma autenticação por multifator, não deixe de adotar essa providência que aumenta em muito a segurança. A Amazon pode enviar um fator de multiautentitcação por código através de SMS ou por um aplicativo de autenticação. Essa prática pode impedir vazamentos de dados como ocorridos na rede Macy’s.

Navegue com atenção: Não clique em qualquer link inesperado ou suspeito que chegue até você via SMS ou outros canais e apenas baixe aplicações de lojas oficiais. Os criminosos sempre empregam novos jogos e aplicativos para inserir códigos maliciosos e depois os apresentam como se fossem originais, os distribuindo através de canais não oficiais. Esses aplicativos aparentam ser idênticos aos oficiais, mas na verdade foram desenhados para roubar informações pessoais, incluindo credenciais financeiras. Embora os criminosos também tentem disponibilizar esses aplicativos falsos em lojas oficiais, tanto a Apple como a Google têm tido sucesso em manter suas compras seguras.

Seguindo essas dicas você reduzirá seu risco de ser vítima de fraude e poderá aproveitar integralmente todas as vantagens dessas grandes promoções de vendas.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.