book_icon

Certificado Digital amplia confiança e reduz custos nos hospitais

No dia 14 foi comemorado o Dia Mundial do Hospital; dados como o do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto indicam que os prontuários eletrônicos ampliam a eficiência e reduzem custos

No dia 14 de julho foi comemorado em todo o mundo o Dia do Hospital. No Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde, há 6.805 hospitais, 312 mil serviços de saúde e 492 mil leitos. Desse total de hospitais, 21% são municipais, 8% estaduais, 1% federais e 70% particulares. A despeito desses números, a área de saúde sempre aparece como um dos principais problemas para os brasileiros. Uma alternativa no sentido de melhorar o atendimento e reduzir essa percepção, de acordo com Murilo Couto, gerente sênior de Certificação Digital da Serasa Experian, é a adoção dos prontuários eletrônicos do paciente (PEP), a partir da certificação digital. “Hoje, muitos hospitais já adotam o PEP e com isso ampliam a qualidade dos atendimentos e procedimentos, ampliam os controles e a confiabilidade no sistema e reduzem os custos de forma significativa”, explica.
No último CertForum, realizado na semana passada em Brasília, Wilson Moraes Góes, coordenador de TI do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, de Ribeirão Preto, mostrou ao público os múltiplos benefícios que a Certificação Digital proporcionou ao complexo hospitalar. Esse hospital escolheu a Serasa Experian como parceiro para emissão e validação dos certificados digitais. Formado por 5 unidades, 1106 leitos, 339 consultórios, 50 salas cirúrgicas, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP em Ribeirão Preto realiza 717 mil consultas e procedimentos e 35 mil internações por ano, além de ter 507 projetos de pesquisas em andamento. Segundo Góes, são 6100 funcionários e 1800 alunos.
A partir da emissão de 5300 certificados digitais, todos os sistemas foram integrados e os benefícios hoje são enormes, mostrou o especialista no CertForum. Além de apresentar numericamente a importância que os prontuários tiveram naquele complexo hospitalar, Goes enumerou os benefícios produzidos pela implantação do prontuário eletrônico do paciente (PEP). Para se ter uma ideia, são 15 mil documentos assinados diariamente por meio de certificação digital.
Segundo ele, houve o fim da logística diária de distribuição de 3.500 prontuários entre as unidades; fim do extravio de prontuários; prontuários legíveis que aumentaram a segurança do paciente e das equipes de saúde; fim das assinaturas ilegíveis ou ausentes; fim dos estoques de formulários em papel, o que produziu enorme economia; foi ampliada a rastreabilidade (quem, quando e o que foi visualizado no PEP); passou a haver a possibilidade de bloqueio de prontuário; também se pode agora dar acesso temporário ao PEP para pesquisadores externos. Ele lembrou também que pelo fato de ser virtual pode estar em mais de um hospital ao mesmo tempo. Góes também lembrou que as enfermarias estão trabalhando sem papel e as estatísticas (quantos pacientes por consultório, por médico, por especialidade, em qual horário a equipe começou o atendimento, existem sala ociosas) passaram a ser imediatas.
“Sem dúvida, a partir da certificação digital os hospitais ganham em confiabilidade e desta forma eliminam o uso de papel, impressoras, insumos e ainda ampliam espaços físicos, antes reservados para a guarda de documentos, prontuários em papel e arquivos”, reforma Murilo Couto.
Serasa Experian
A Serasa Experian é líder na América Latina em serviços de informações para apoio na tomada de decisões das empresas. No Brasil, é sinônimo de solução para todas as etapas do ciclo de negócios, desde a prospecção até a cobrança, oferecendo às organizações as melhores ferramentas. Com profundo conhecimento do mercado brasileiro, conjuga a força e a tradição do nome Serasa com a liderança mundial da Experian. Criada em 1968, uniu-se à Experian Company em 2007. Responde on-line/real-time a 6 milhões de consultas por dia, auxiliando 500 mil clientes diretos e indiretos a tomar a melhor decisão em qualquer etapa de negócio.
Constantemente orientada para soluções inovadoras, a Serasa Experian vem contribuindo para a transformação do mercado de soluções de informação, com a incorporação contínua dos mais avançados recursos de inteligência e tecnologia.
Para mais informações, visite www.serasaexperian.com.br
A Serasa Experian promove a certificação digital como tecnologia efetiva para desmaterializar processos e eliminar uso de papel, com atributos de validade jurídica, agilidade e praticidade, a serviço da sustentabilidade dos negócios e processos. Para mais informações, acesse: www.certificadodigital.com.br .
Experian
A Experian é líder mundial em serviços de informação. Nos grandes momentos da vida – desde comprar um carro, passando por mandar seu filho para a faculdade, até a crescer o negócio se conectando com novos clientes – nós empoderamos consumidores e empresas a gerenciarem seus dados com confiança. Nós ajudamos as pessoas a tomarem o controle de suas vidas e acessarem serviços financeiros, os negócios a tomarem decisões mais inteligentes e prosperarem, os credores a emprestarem de forma mais responsável e as organizações a prevenirem fraude de identidade e crime.
Empregamos cerca de 16.500 pessoas em 37 países e a cada dia estamos investindo em novas tecnologias, profissionais talentosos e inovação para ajudar todos os clientes a maximizarem cada oportunidade. A Experian plc está listada na Bolsa de Valores de Londres (EXPN) e compõe o índice FTSE 100.
Saiba mais em www.experianplc.com ou visite o nosso hub de conteúdo global para as últimas notícias sobre a empresa.
Assessoria de Imprensa
Eastside23 Comunicação Corporativa
www.eastside.com.br
Eleno Mendonça – 11 996287294

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.