book_icon

Universo de TI no Brasil

Universo de TI no Brasil

Observa-se grande crescimento dos parques tecnológicos no Brasil.
Cidades como Porto Alegre,Maringá,Recife,Campo Bom,Campinas já obtém reconhecimento internacional e grandes metrópoles como Rio de Janeiro se movimentam para fortalecer o setor e as empresas de TI.
Ainda estamos bastante atrasados com relação a outros países,como EUA,China e Europa,é verdade.
O cybercrime também tem evoluído muito por aqui nos transformando no principal alvo no continente.
O governo, através do MCTIC tem se esforçado para subsidiar a transformação e tornar realidade a maturidade do mercado brasileiro.
Temos empresas despontando no cenário internacional,mas setores como a Indústria 4.0 ainda engatinham por aqui.
O Brasil já despertou para a necessidade de se buscar maior relevância no cenário internacional,mas isto depende de investimentos dos setores público e privado.
Outro grande desafio é a tributação.
Apesar disto,a demanda só faz crescer aqui no Brasil,tanto por produtos,quanto por soluções e serviços.
Empresas de software se multiplicam.
Startups também.
Cursos na área de TI vem se multiplicando e a demanda por profissionais também, principalmente em algumas áreas como Inteligência Artificial e Segurança Cibernética.
O otimismo vem quando se observa uma nova geração de empresas e profissionais com visão global.
Podemos, se trabalharmos juntos,transformar o Brasil em uma das maiores potências globais,mas isto exige união, objetividade e muito trabalho por parte de todos:Governo,Fabricantes,distribuidores,órgãos de classe e varejistas de TI.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.