book_icon

Novo resort no interior paulista aposta em soluções de comunicação Furukawa

Novo resort no interior paulista aposta em soluções de comunicação Furukawa

Um novo resort, com infraestrutura moderna e todas as facilidades para propiciar lazer, conforto e comodidade às famílias que nele se hospedam, acaba de ser inaugurado na cidade de Olímpia, no interior de São Paulo. E as soluções de comunicação da Furukawa têm uma participação importante nessa infraestrutura, ao garantir aos hóspedes acesso a serviços de telefonia e internet de alta qualidade e velocidade.

Toda a infraestrutura de comunicação do Olímpia Park Resort – um empreendimento de mais de 83 mil metros quadrados, com 912 apartamentos (456 disponíveis na primeira fase, inaugurada em 26 de maio), espaço de lazer com piscinas, cinemas, salão de jogos, spa, academia, complexo gastronômico e shopping center – está baseada na solução Furukawa Laserway, que proporciona conectividade por meio da tecnologia óptica GPON. Além disso, para complementar a infraestrutura óptica, o empreendimento adotou a solução ecofriendly GigaLan MAX Green da Furukawa, que tem como base o primeiro cabo para redes LAN do mundo com cobertura em polietileno verde – composto LSZH (Low Smoke Zero Halogen) à base de etanol extraído da cana-de-açúcar.

“Com a solução Laserway, reduzimos drasticamente a quantidade de cabeamento necessária para suportar nossa infraestrutura de rede”, afirma Alexandre Zubaran, CEO da Enjoy Hotéis e Resorts, empresa administradora do Olímpia Park Resort. Por utilizar tecnologia óptica, a solução Furukawa permite atender múltiplos usuários – o que se reflete em redução do material necessário para a implantação da rede – e suportar vários tipos de serviços ao mesmo tempo. No caso do Olímpia Park Resort, essa solução atualmente dá suporte a todo o sistema de telefonia – que atende os apartamentos, a administração e demais áreas do resort -, de câmeras (CFTV), de controle de acesso, de IPTV (smart TVs com acesso à internet) e de Wi-Fi para hóspedes e visitantes, que cobre todo o empreendimento. Também está em estudo a implantação de um sistema de automação predial (com sensores para controle do uso de energia, de bombas, etc.) que funcionará conectado à solução Laserway.

Para Alexandre Zubaran, a flexibilidade para expansões e a alta qualidade da comunicação propiciadas pela fibra óptica são os principais atrativos da tecnologia GPON (Gigabit Passive Optical Network), em que se baseia o Laserway. “Somos uma empresa jovem, mas que nasce moderna e tecnologicamente inovadora. Com a rede GPON, podemos oferecer aos nossos clientes serviços de internet de altíssima qualidade e ainda estamos preparados para futuras necessidades de expansão e evolução em nossa rede”, ressalta Zubaran. Ele conta que a versatilidade da solução Laserway permitiu, por exemplo, implantar com facilidade um sistema de digital signage com painéis eletrônicos (telas e tótens multimídia) distribuídos pelo resort em Olímpia.

Paulo Eduardo Velho, diretor da EPOLD, parceira Furukawa responsável por esse projeto, destaca que cada apartamento do resort possui dois pontos de rede, para acesso aos diversos serviços disponíveis. “A conexão óptica (GPON) chega praticamente na porta do apartamento. Para levá-la até os pontos de rede no interior do apartamento, utilizamos o cabo GigaLan MAX Green”, explica.

Alexandre Zubaran acrescenta que, entre os motivos que levaram à escolha desse cabo green, está a baixa emissão de fumaça em caso de incêndio. “Além disso, ele traz vantagens de sustentabilidade ao nosso empreendimento e ao meio ambiente”, ressalta. “Para o nosso cliente, fica a imagem de que temos tecnologia de ponta, com recursos para propiciar as facilidades e a comodidade que ele procura nos momentos de descanso e lazer com a família, sem deixar de lado os cuidados com a sustentabilidade do planeta”, conclui Zubaran.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.