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O X Congresso Internacional Six Sigma Brasil trouxe uma pluralidade de temas distintos, que atraiu um público diversificado, com perfil de tomadores de decisão

O X Congresso Internacional Six Sigma Brasil trouxe uma pluralidade de temas distintos, que atraiu um público diversificado, com perfil de tomadores de decisão

A décima edição do Congresso Internacional Six Sigma Brasil apresentou as melhores tendências e práticas de mercado relacionadas à gestão, aplicadas em diversos setores da economia. Realizada nos dias 16 e 17 de maio, no World Trade Center, em São Paulo, a edição de 2018 contou com 40 palestrantes e reuniu 800 participantes, considerada top em comparação com as edições anteriores, por ter palestras de elevado nível técnico, boa infraestrutura e localização privilegiada.

A pluralidade de assuntos chamou atenção e atraiu um público diversificado, em sua maioria composto por profissionais tomadores de decisão. “Os temas foram variados, mas em sua totalidade compuseram um valioso compêndio de conhecimentos”, discorre Clóvis Bergamo Filho, CEO da Six Sigma Brasil. “Analisada em todo o seu conjunto, a programação resultou em uma bela obra”, ressalta.

O perfil dos congressistas é o das pessoas responsáveis pelos processos de compliance dentro das organizações, considerados agentes transformadores e referenciais de comportamento para outras pessoas. “Eles são os principais impulsores para a geração de resultados da corporação”, complementa Clóvis. Para ele, esse perfil de congressistas é relevante, porque as empresas estão cada vez mais focadas nos resultados dos negócios e na compreensão das reais necessidades dos clientes, e as metodologias são os meios apropriados para isso.

Com os avanços acelerados do setor industrial, o conhecimento se tornou um dos fatores mais relevantes, estimulando um ambiente organizacional cada vez mais colaborativo. Hoje algumas indústrias já entendem essa necessidade, compartilhando máquinas ociosas para outras empresas utilizar.

Presidente do Santander é homenageado

Durante o X Congresso Internacional Six Sigma Brasil, foi feita uma homenagem ao presidente do Santander Brasil, Sérgio Rial, em reconhecimento ao competente trabalho de gestão que o executivo tem desenvolvido à frente dessa instituição. Rial tem vivência acadêmica relevante, além de experiência prática em diversas instituições financeiras no Brasil e no exterior.

“Neste momento, estamos diante da maior transformação digital da história da humanidade. Ou as pessoas se adaptam rapidamente, aprendendo, se especializando e melhorando a postura ética e a capacidade de dialogar, ou serão engolidas por essa evolução”, acredita Rial. Essa realidade tecnológica também aproxima as pessoas que partilham da mesma visão, mas pensamentos consensuais e unanimidade pode significar estagnação de processo criativo. “Por isso o contraditório é fundamental para a evolução, e a capacidade de administrar as diferenças pode transformar uma empresa”, assinala.

Palestras foram focadas em resultado e excelência

Na edição de 2018, o congresso também brindou dez anos de parceria com as quatro empresas patrocinadoras, que estão presentes desde a primeira edição: Seta Desenvolvimento Gerencial, Setec Consulting Group, Minitab Inc. e Ótima Estratégia e Gestão. O principal motivo da solidez dessa parceria é a maciça presença de pessoas tomadoras de decisão que o congresso atrai, entre algumas das maiores empresas do Brasil.

Alberto Pezeiro, fundador e presidente da Seta Desenvolvimento Gerencial, conseguiu transmitir aos participantes do congresso a noção exata sobre o perfil dos profissionais do futuro. Em sua palestra “Gestão e Inovação – Estratégias Complementares”, ele mostrou o que de fato as organizações esperam das pessoas no que tange a excelência operacional e gerenciamento de projetos. “O perfil das pessoas tem passado por diversas transformações nas empresas, e isso precisa ser levado em consideração para não haver incompatibilidade. Aqui estão futuros líderes de grandes organizações nos próximos anos”, diz Pezeiro.

Com relação ao congresso, ele observa que ano após ano aumenta a senioridade dos congressistas, com ampla participação de executivos que definem os rumos tomados pelas empresas, pessoas capazes de influenciar a alta administração no ponto de vista de melhoria do negócio.

Osmar Codo, gerente regional de vendas Brasil da Minitab Inc., proferiu uma palestra onde mostrou uma inovação para o processo de melhoria contínua e qualidade nas empresas. De acordo com ele, os temas tratados no congresso estão totalmente relacionados aos objetivos e atuação da Minitab. “O Brasil é um mercado em ascensão, que tem atraído bastante os interesses da empresa, e o congresso possibilita um contato estreito com os clientes. Os organizadores estão de parabéns”, elogia.

Excelência operacional em foco

Outro patrocinador veterano, José Goldfreind, sócio-diretor de excelência operacional da Setec Consulting Group, fez a palestra ‘Soluções Ágeis e Inovadoras para Programas de Excelência Operacional’. A palestra pôde contribuir com um aporte de conhecimentos para a comunidade empresarial, ajudando na solução de dificuldades hoje tão peculiares aos processos de gestão.

“O mundo corporativo está permanentemente focado em resultados, numa síntese de rapidez, eficiência, inovação e comprometimento. A excelência operacional precisa entender essa dinâmica e transformar informação em resultado, mas para isso é necessário saber identificá-la, selecioná-la e utilizar metodologia adequada”, conjectura.

Luis Oliveira, diretor executivo da Ótima Estratégia e Gestão, falou no congresso sobre Hoshin Kanri – desdobramento de metas através do A3. Esse tema é intrínseco à gestão estratégica e excelência operacional, já que atualmente as empresas buscam numa ação sistêmica várias ferramentas que integrem esses aspectos. Na verdade, Oliveira prefere agrupá-las e chamá-las de modelos de excelência de gestão, que estimula excelência operacional e aplicação de várias ferramentas nas empresas.

Ele mostrou uma visão sistêmica e sinérgica de diferentes modelos, a começar pela gestão do negócio, que as empresas buscam através de planejamento estratégico. Em seguida, a gestão de melhoria de cadeias de valor ajuda a tornar essas cadeias mais enxutas e ágeis, entregando mais valor ao cliente. Por fim, ele cita que a boa gestão dos processos promove melhorias em âmbito de processo que sustentam a cadeia de valor como a questão estratégica.

Mais informações: http://www.leansixsigma.com.br/congresso/2018

Contato para informações referente o XI Congresso Internacional Six Sigma Brasil 2019: [email protected]

Imprensa: Eliana Zani – Omnipress Comunicação Empresarial – [email protected] – (11) 3467-3838 / 99781-2402

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