book_icon

Dataprev: Data centers projetados pela Aceco TI em SP e RJ conquistam certificação Tier III Facility

Dataprev: Data centers projetados pela Aceco TI em SP e RJ conquistam certificação Tier III Facility

Projeto de modernização foi concluído em 2014, com a maior Sala-Cofre da América Latina. Esta é a segunda etapa do selo Tier III

São Paulo, novembro de 2017 – Em 2013, a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência (Dataprev) assumiu um dos maiores desafios de sua trajetória: modernizar e ampliar os Centro de Processamento de Dados do Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília, com a construção da maior Sala-Cofre até então na América Latina, com 488 m2. Para um projeto desse porte, a Dataprev contou com os serviços e expertise da Aceco TI, líder na América Latina em projeto, implantação e manutenção de Data Centers e Centros Integrados de Comando e Controle (CICC).

Neste semestre, como parte do Plano de Ação 2017 da Dataprev, que traz as ações indispensáveis para se atingir os objetivos estratégicos, a empresa conquistou a certificação Tier III Facility para os Data Centers de São Paulo (em outubro) e do Rio de Janeiro (em agosto), concedida pela entidade máxima em certificação de Data Center, a organização internacional Uptime Institute. O selo atesta que as instalações foram construídas conforme o projeto e atendem a todos os pré-requisitos para a realização de manutenções sem a necessidade de interrupção da operação, observando o desempenho da infraestrutura e o tempo de atividade.

Essa é a segunda modalidade de certificação Tier III obtida pela Dataprev. Em dezembro de 2016, tanto o Data Center Rio de Janeiro (DCRJ) quanto o Data Center São Paulo (DCSP) receberam o selo Tier III Design, que se refere à certificação dos projetos dos dois ambientes.

“Desde o início do processo de modernização dos nossos Data Centers, nosso principal objetivo foi o de garantir a segurança de nosso maior patrimônio, que são as informações do Estado brasileiro. Por isso, nada mais importante que uma certificação internacional para atestar que a Dataprev é referência em qualidade no processamento de grandes volumes de dados”, afirma o diretor de Tecnologia e Operações da Dataprev, Matheus Belin. Segundo o executivo, todos os clientes possuem tratamento isonômico e de alto nível, compatível com a responsabilidade de atender cada vez melhor o cidadão.

Para garantir que o Data Center da Dataprev estava pronto para receber o selo Tier III Facility, referente à certificação da infraestrutura construída, o Uptime Institute realizou testes e isolou quadros elétricos, equipamentos de climatização e caminhos de distribuição de energia para simular uma situação de manutenção e reconhecer que a operação seria mantida nessas situações. “É possível isolá-los porque o projeto foi pensado para que houvesse uma redundância de equipamentos e caminhos de distribuição. Além disso, a infraestrutura criada em 2014 ampliou a capacidade energética e de refrigeração para uma operação ininterrupta e com vistas a futuras expansões”, explica José Roberto Borsoi, diretor de Engenharia da Aceco TI.

Ainda em 2017, a Dataprev espera adquirir a certificação Tier III Design para o Data Center Distrito Federal (DCDF). No dia 23 de outubro, o ambiente completou 2 mil dias de funcionamento sem incidentes de infraestrutura devido ao nível de redundância e alta disponibilidade que os Data Centers da Dataprev atingiram com a modernização de todo o parque de TI, realizada pela Aceco TI. Já o selo Facility para o DCDF deve ser entregue no primeiro semestre de 2018.

Os planos futuros da Dataprev comportam a aquisição da última categoria de selo Tier III, chamada de Operational Sustainability, para os três Data Centers da empresa. A expectativa é que todo o processo de certificação Tier III do DCRJ e DCSP seja concluído ainda em 2017, estabelecendo o nível ouro em operação. No caso de Brasília, o processo deve ser finalizado em 2019.

Sobre a Aceco TI
Com 45 anos de atuação, a empresa é especializada em projeto, construção e manutenção para ambientes de missão crítica em toda a América Latina. Adicionalmente, a empresa já implantou mais de 850 Data Centers e 400 CICCs, 450 Salas-Cofre e dá manutenção em mais de 350 sites. Possui sede no Brasil e escritórios na Argentina, Chile, Peru e México. Para mais informações, acesse www.acecoti.com.

Sobre a Dataprev
A Dataprev é uma empresa pública que fornece soluções de tecnologia da informação e comunicação para o aprimoramento e a execução de políticas sociais do estado brasileiro. Com sede em Brasília e estrutura para atendimento em todo Brasil, possui unidades de desenvolvimento de sistemas em cinco estados (CE, PB, RN, RJ, SC) e três Data Centers, localizados no Distrito Federal, Rio de Janeiro e em São Paulo, projetados para promover a alta disponibilidade e a segurança dos sistemas. Com mais de 40 anos de experiência na gestão e no desenvolvimento de soluções de TIC, a Dataprev dispõe de capacidade computacional e logística para hospedar, manter, gerir proteger informações e sistemas, e também para analisar e qualificar dados, antecipar demandas de parceiros, prestar serviços de consultoria, apoiar a elaboração e a realização de projetos. Para mais informações acesse: http://portal.dataprev.gov.br.

RMA Comunicação
Pâmela Lee ([email protected]) – (11) 2244.5945
Renata Paixão ([email protected]) – (11) 2244-5963

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.