book_icon

ZOOM apresenta programa para reduzir a evasão de estudantes nos cursos superiores de Engenharia e Ciências Exatas

A ZOOM education for life mostra os programas de seu “Active Learning Ecosystem”, um ecossistema de aprendizagem ativa, voltados para o ensino superior no XI CBESP – Congresso Brasileiro de Educação Superior Particular, realizado até sábado, 9 de junho, em Camandatuba, na Bahia. Patrocinadora do evento, a ZOOM apresenta aos visitantes do XI CBESP as soluções para a captação de alunos do Ensino Médio, bem como para a retenção de estudantes que hoje cursam a graduação nas áreas das engenharias e ciências exatas, com destaque para o ZOOM Engenharia na Prática (ZEP).

Com mais de 22 anos de experiência, especializada em programas de educação tecnológica baseados na filosofia do aprender fazendo, uma metodologia de aprendizagem ativa, capazes de desenvolver o potencial criativo de alunos em salas de aula, a ZOOM acredita que o ZEP pode contribuir com a diminuição da alta taxa de evasão nas faculdades, provocada pela falta de experiências práticas durante o curso, além da deficiência na formação básica dos estudantes em Matemática e Ciências. O ZEP é composto por materiais didáticos, plataformas digitais e conjuntos LEGO Education.

A ZOOM recentemente concretizou uma parceria estratégica com a National Instruments, empresa multinacional, líder de mercado nos segmentos em que atua, fornecedora de plataformas que combinam software e hardware modular, resolvendo desafios complexos das engenharias e ciências em geral, com forte atuação na Indústria e Acadêmica, sendo que nesta última, tanto no ensino quanto na pesquisa.

As plataformas tecnológicas utilizadas nos programas apresentado, são baseadas na familia Mindstorms da LEGO Education, com o bloco programável EV3 com seus atuadores, sensores e outros dispositivos, bem como nas soluções National Instruments, utilizadas nas áreas acadêmicas e industriais, o que já traz a conexão dos estudantes ao mundo profissional, bem como ao universo da Internet das Coisas (IoT). Vale lembrar que o programa “Engenharia na Prática” da ZOOM abrange a maioria dos itens do ciclo básico e, também, os conhecimentos e habilidades descritos nas diretrizes do Conselho Nacional de Educação.

Marcos Wesley, fundador e CEO da ZOOM, reverbera os motivos que levaram à parceria com a National Instruments. “Estamos felizes por a National Instruments, líder mundial em teste e medição definidos por software, considerar que a ZOOM tem uma filosofia de trabalho, modelo e objetivos de negócio que se conecta à tecnologia – na forma utilizada na indústria e pesquisa científica – ao ensino de forma única, motivando as novas gerações a apreciarem ciência e tecnologia como fascinantes campos do conhecimento”.

Serviço:

XI CBESP – Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular
Período: de 7 a 9 de junho de 2018
Onde: Transamérica Resort Comandatuba (BA)
Sobre o evento: Referência nacional para o setor, o Congresso Brasileiro da Educação Superior Particular (CBESP) é um evento realizado pela Linha Direta e promovido pelo Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, constituído pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES), Associação Brasileira das Mantenedoras das Faculdades (Abrafi), Associação Nacional dos Centros Universitários (Anaceu), Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp), Confederação Nacional dos Estabelecimentos de Ensino (Confenen), Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep) e Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior do Estado do Rio de Janeiro (Semerj). Site: https://cbesp.com.br/.

Sobre a ZOOM education for life

Há 22 anos, a ZOOM education for life propõe um modelo diferenciado de educação, focado no desenvolvimento do potencial criativo de crianças, jovens e adultos ao adotar a metodologia do aprender fazendo, que faz com que os alunos sejam colocados como protagonistas de seu próprio aprendizado, expandindo competências e agregando atitudes e valores para toda a vida. Desde 2016, a empresa vem investindo forte na Cultura Maker, criando projetos e produtos nos quais os estudantes se apropriam de muitos saberes antes limitados aos técnicos e engenheiros.

A ZOOM é pioneira e líder no segmento da robótica educacional. Seus programas curriculares e extracurriculares são resultado de forte investimento em pesquisa e desenvolvimento de metodologias ativas de aprendizagem e na formação e acompanhamento presencial dos educadores para o sucesso na aplicação com os alunos.

Os Programas Educacionais da ZOOM buscam transformar a sala de aula em um ambiente no qual os seus alunos se sintam instigados a conectar, construir, analisar e continuar aprendendo, trabalhando com atividades lúdicas e desafiadoras. Como resultado, a ZOOM se tornou líder no segmento da Cultura Maker e STEM (Science, Tecnology, Engineering and Math).

A ZOOM Já atendeu mais de 2,5 milhões de estudantes em mais de 8 mil escolas de todo o Brasil, incentivando mais de 150 mil educadores a se engajarem nessa nova forma de ensinar e aprender.

Sobre a National Instruments

A National Instruments (www.ni.com) está transformando o modo como engenheiros e cientistas projetam, prototipam e implementam sistemas de medição, teste, automação e aplicações embarcadas. A National Instruments potencializa os clientes com software de mercado como o LabVIEW e hardware modular de ótimo custo benefício e fornece para uma base de mais de 35000 diferentes empresas ao redor do mundo. Com sede em Austin, Texas, a National Instruments possui mais de 6850 colaboradores e operações diretas em mais de 40 países. Nos últimos 15 anos a revista FORTUNE nomeou a National Instruments entre uma das 100 melhores empresas para se trabalhar na América. No Brasil, a NI está presente desde 1997. A National Instruments é cotada na bolsa de New York (NASDAQ) com o símbolo NATI.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.