book_icon

CPqD apresenta solução de automação inteligente em evento do setor de máquinas e equipamentos

CPqD apresenta solução de automação inteligente em evento do setor de máquinas e equipamentos

Um espaço para a apresentação de tecnologias e soluções voltadas ao conceito de Indústria 4.0. Essa é a ideia do Demonstrador de Manufatura Avançada, uma das atrações da Feira Internacional de Máquinas e Equipamentos (FEIMEC), que se realiza nesta semana, entre os dias 24 e 28, em São Paulo – e que contará com a participação do CPqD.

Iniciativa da ABIMAQ – Associação Brasileira dos Fabricantes de Máquinas e Equipamentos, o Demonstrador de Manufatura Avançada terá vários clusters de empresas e instituições de ensino e pesquisa destinados a permitir uma imersão do público no conceito de Indústria 4.0 e em tecnologias relacionadas à sua implantação. O CPqD será responsável por um desses clusters, que terá o tema Automação Inteligente.

“A intenção é apresentar um sistema de monitoramento de temperatura e umidade, via sensoriamento remoto, já implantado em uma das fábricas de uma grande empresa do setor eletroeletrônico”, adianta Filipe Palma, coordenador técnico do CPqD. “A solução utiliza 14 sensores com comunicação wireless com um concentrador local, que envia os dados coletados para um servidor. Um mapa intuitivo permite a visualização dos sensores dentro da fábrica e sua realocação de forma fácil”, acrescenta.

Baseado em plataforma web, o sistema possibilita a geração de relatórios a partir de qualquer terminal remoto e, ainda, o envio de alarmes para dispositivos móveis. Para isso, utiliza uma aplicação que transforma texto em fala (TTS, do inglês text to speech) alertando sobre ocorrências fora dos limites.

A FEIMEC é uma iniciativa da ABIMAQ e da Informa Exhibitions e, na edição 2018, deverá reunir 460 expositores no centro de exposições São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes – km 1,5). Mais informações sobre o evento estão disponíveis em www.feimec.com.br

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.