A fim de legitimar o padrão de qualidade dos produtos e serviços oferecidos pelas organizações ao redor do mundo, a International Organization for Standardization (ISO) criou há 31 anos um documento que estabelece uma série de requisitos com base no Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ), que reconhece a eficiência dos processos nas empresas e a satisfação de seus clientes.
A versão brasileira da norma é denominada ABNT NBR ISO 9001, traduzida e publicada pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Ela passa por revisões a cada cinco anos, conforme alterações aplicadas na ISO internacional.
Em decorrência das constantes mudanças, todas as empresas certificadas devem atentar-se ao prazo para ajuste de seu SGQ com a versão em vigor – a contar da data de publicação, as companhias têm três anos para a realização desta transição.
Confira agora tudo o que a sua empresa precisa saber para ficar em dia com a nova versão da ISO 9001.
Quando termina o prazo de transição?
A partir de setembro de 2018, passa a valer definitivamente a ISO 9001:2015, sendo totalmente inválida a versão 2008. As empresas que ainda não realizaram a transição precisam ficar de olho no prazo limite, pois a datar de abril elas terão apenas sete meses para se atualizarem.
É importante salientar que quanto antes for iniciado o processo de transição, mais tempo a organização tem para se adaptar às novas regras e familiarizar seus colaboradores quanto aos principais tópicos que passaram por alterações.
Para realizar esta mudança, você pode contar com o apoio de sua desenvolvedora de software para auxiliar nas principais dúvidas sobre o processo. A exemplo da TECNICON, empresa especialista em soluções para gestão corporativa, que conta com profissionais qualificados para dar suporte a todos os parceiros certificados pela ISO.
Quais as principais mudanças em relação à versão 2008?
As alterações mais significativas nesta versão são referentes, principalmente, à estrutura e às novas terminologias utilizadas no documento. Com a finalidade de padronizar a ISO 9001:2015 com outros sistemas – por exemplo, o de gestão ambiental ISO 14001 – a International Organization for Standardization criou o Apêndice SL para igualar estrutura, termos e definições às outras normas.
Há outras questões que também sofreram mudanças e devem receber atenção especial por parte das empresas. Confira alguns tópicos:
• Linguagem descomplicada – com o propósito de facilitar o entendimento dos usuários
• Ênfase em ações preventivas – inclusão de novos conceitos em relação à gestão de riscos
• Inserção do termo “bens e serviços” – até a versão 2008 era utilizada somente a palavra “produto” para se referir também a empresas prestadoras de serviço
• Eliminação da obrigatoriedade do Manual da Qualidade – fica a critério da organização a utilização do documento
• Maior destaque para a gestão da cadeia de suprimentos
• Substituição de alguns termos – “Controle de Documentos” e “Controle de Registros” foram substituídos por “Informação Documentada” e “Controle da Informação Documentada”, respectivamente. Enquanto “Melhoria contínua” será trocado apenas por “Melhoria”. Além destes, há outros termos que foram alterados e podem ser encontrados na norma.
Como obter a certificação?
Empresas de todos os portes e segmentos podem conquistar a certificação ISO 9001, basta seguir três passos importantes:
1 – Primeiramente, a empresa precisa ter em mãos o arquivo que compila todas as normas a serem empregadas dentro da organização. Ele pode ser adquirido através do site oficial da ABNT.
2 – É necessário analisar quais os setores, ou mesmo se toda a empresa, são passíveis de receber o selo. A partir da definição, adequam-se os processos aos requisitos presentes na ISO.
3 – O último passo é contratar um órgão certificador independente (sem qualquer vínculo com a empresa) para constatar se a companhia realmente está em conformidade com os princípios estabelecidos na norma.
Os 7 princípios da qualidade
Para que as empresas tenham uma gestão de qualidade eficiente, a versão 2015 da ISO 9001 traz sete princípios da qualidade que servem como guia para a melhoria contínua dos processos nas organizações:
Foco no cliente: Todas as empresas devem pensar em sua gestão de qualidade com o objetivo de levar o melhor produto ou serviço a seus clientes. A equipe precisa compreender a importância das suas atividades em relação à satisfação dos consumidores.
Liderança: Liderar é muito mais do que apenas dar ordens. O principal papel das lideranças dentro das companhias é o de incentivar e contribuir com as ferramentas necessárias para que os colaboradores se sintam motivados com o trabalho, fazendo com que isso impacte diretamente na qualidade.
Comprometimento das pessoas: Pessoas engajadas nos processos produtivos estão mais propensas a superar desafios e construir um ambiente de trabalho cada dia melhor. Por meio de colaboradores comprometidos, as companhias conseguem aumentar significativamente a satisfação dos clientes.
Abordagem de processos: Estabelecer processos e fazer com que eles funcionem de maneira assertiva e eficiente é outro princípio de qualidade da ISO. Processos que foram construídos por meio de muito engajamento e planejamento, tendem a ser mais lucrativos para a empresa e satisfatórios para os clientes.
Melhoria: Melhoria contínua é um dos termos mais empregados dentro das empresas. Otimizar processos, investir em tecnologia e capacitar colaboradores são algumas das maneiras de se desenvolver constantemente e, dessa forma, contribuir para o crescimento do SGQ.
Tomada de decisão baseada em evidência: Os “achismos” podem prejudicar seriamente a saúde das companhias. Portanto, todas as decisões do ambiente corporativo devem ser baseadas em evidência e números, pois é possível visualizar metas e resultados de forma concreta.
Gestão de relacionamentos: Para que uma empresa cresça e se desenvolva continuamente, é crucial que saiba gerenciar os relacionamentos entre todas as partes envolvidas, como clientes e fornecedores. Organizações que priorizam a qualidade dos relacionamentos conseguem fortalecer a marca, aumentar a produtividade e estabelecer laços duradouros com seus parceiros de negócios.
Afinal, como a ISO 9001 pode beneficiar a minha empresa?
As organizações que possuem a certificação são vistas pelo mercado como entidades mais confiáveis, que padronizam seus processos de produção e seguem rigorosas regras de controle de qualidade.
Por meio da gestão contínua de qualidade, também é possível aumentar a eficiência produtiva e obter uma economia significativa de tempo, recursos e matéria-prima.
Quem ganha com tudo isso? Os colaboradores são beneficiados ao receberem diversos incentivos, os clientes ficam mais satisfeitos com o produto ou serviço oferecido e a empresa se torna referência no mercado.
Sobre a TECNICON
A TECNICON é uma empresa de software especialista no desenvolvimento de tecnologia, produtos e serviços focados em gestão corporativa. Presente no mercado há mais de 28 anos, atua nos setores de Manufatura, Distribuição, Varejo, Agronegócio, Serviços, Educacional, Logística e Construção Civil. Fundada em Horizontina/RS e com filiais nas principais regiões econômicas do país, o seu principal diferencial é desenvolver tecnologia como uma ferramenta para alavancar os negócios de seus clientes. Com esta visão, a TECNICON evoluiu até se tornar referência em seu segmento, posicionando a empresa entre as 50 maiores do ramo no Brasil.
Comprometida com a excelência e orientada sob o foco DO cliente, a TECNICON investe em seu capital humano para atender às necessidades de seus parceiros e gerar relações duradouras. Graças a essa equipe de alto desempenho, foi eleita por três anos consecutivos uma das Melhores Empresas para Trabalhar em Tecnologia da Informação do Brasil e do Rio Grande do Sul – segundo o Instituto Great Place to Work nos anos de 2015, 2016 e 2017. Além disso, a TECNICON ficou entre as 100+ inovadoras do país no ano de 2015 e conquistou a Medalha de Bronze no Prêmio Qualidade RS, promovido pelo PGPQ – Programa Gaúcho de Qualidade e Produtividade em 2016.
Saiba mais: www.tecnicon.com.br
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