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A importância das fotos nos produtos de ecommerce *Artigo por Sergio Almeida

A importância das fotos nos produtos de ecommerce *Artigo por Sergio Almeida

(Uma imagem cativa e conquista o cliente e vende mais do que apenas o fator preço)

A experiência de compra em uma loja virtual é totalmente diferente da loja física, portanto, investir em imagem de qualidade é fundamental para o sucesso de um ecommerce. É um erro, quando alguns negócios virtuais deixam o processamento e a qualidade fotográfica dos produtos em segundo plano. As fotos fornecidas pelos fabricantes podem vir sem tratamento, baixa resolução, que acabam desvalorizando o produto e por vezes impossibilitando a publicação em marketplaces. É preciso ter cuidado ,para não usar foto de produto que está sendo usado por um modelo que não é compatível com a audiência, mercado ou estilo. Claro, que tem um custo, mas a taxa de conversão de vendas pode ser bem maior, além de ampliar a confiança do cliente na loja.

Vamos juntos entender definitivamente sobre a importância das imagens para a sua loja virtual? Destaquei nove dicas fundamentais relacionado ao tema fotografia para o sucesso do seu negócio.
1) Chroma key, famoso fundo verde
Nem pensar! O verde contamina as cores do produto e encarece a pós-produção. Eu achei que já tinha visto de tudo, mas em 2018 já tive que tratar um produto de acrílico transparente capturado em fundo verde.

2) Fundo branco sempre, em alguns casos, fundo cinza
O fundo cinza ou iluminação leve é o ideal para captura de produtos como cristais, relógios, óculos de sol e qualquer outro produto que possui material espelhados ou material que refletem tons claros. A pós-produção vai ser muito mais efetiva, rápida e com qualidade visual superior.
3) Processo de qualidade
Um profissional de pós-produção deve ser envolvido logo na fase de captura para o levantamento do custo final e a criação correta da galeria de fotos do ecommerce. Fundo, luz e posicionamento podem ser determinantes para a plástica da fotografia e influenciar a decisão da compra pelo consumidor final. O fotógrafo é o artista de composição e da luz. O pós-produtor vai garantir que a foto será compatível com e-commerce e marketplaces. E acredite, os custos serão diluídos. Lembre-se que a experiência do usuário no ecommerce está diretamente relacionado com a imagem, então vale a pena investir em qualidade e serviço profissional.
4) Fotos em Lote
Já que você decidiu por usar serviços profissionais, o ideal é contratar um fotógrafo com parceiro de pós-produção voltados para e-commerce e marketplace no pacote. Isso evita que você tenha que remover o fundo da foto, correr atrás de um designer, freelancer, estúdio ou devolver o serviço para o fotógrafo cobrar pela adaptação da foto para marketplace ou e-commerce. Durante a captura então, organize a demanda, pois a diária de um fotografo pode ser melhor aproveitada, já que o profissional estará a sua disposição. Resolva tudo com antecedência como o ambiente e os produtos disponíveis para a foto, assim você otimiza o tempo do profissional e o seu também.
5) Fotos no detalhe
O fotógrafo romântico adora fotos com efeitos especiais, colagens, fusões, sobretudo, fazer a pós-produção de forma única, como uma obra de arte.
O fotógrafo de e-commerce é diferente. Embora tenha a mesma paixão, ele sabe que só fatura enquanto estiver usando o tempo dele para fotografar, pois sabe que o cliente vai pagar o mesmo valor se levar 1 ou 20 dias para pós-produzir. Nessas horas é importante ter um parceiro especializado em pós-produção de fotos para marketplace para escalar a entrega de serviço dele e aumentar o faturamento.
No caso do empreendedor, mais uma vez vamos tocar no tema “experiência”, como o cliente não pode tocar no produto, diferentes ângulos, além de detalhes do produto devem ser ressaltados, assim mesmo não tocando será possível perceber o tamanho real, a cor e outras especificações. Lembre-se o cliente sabe sempre o que quer, é exigente e se sair da sua loja talvez não volte, então a experiência deve ser incrível.
6) Estilo
Pense na loja como uma vitrine de rua, que precisa chamar a atenção, mas precisa ter singularidade e o estilo faz a diferença e sua marca poderá ser reconhecida por isso. Pense em uma cor de fundo padrão, produtos dispostos em uma mesma linha de posição e enquadramento, separados por categorias, enfim mantenha a harmonia, e quanto menos poluição visual melhor, portanto o produto será sempre a estrela.
7) Conexão entre o real e o virtual
O cliente pode até saber o que quer comprar, mas se uma linda modelo estiver usando o sapato escolhido, com certeza a conexão entre o real e o virtual se estabelece nesse momento, o desejo entra em cena e o imaginário do consumo é ativado. As fotos com modelos vivos custam mais caro, pois envolvem uma alta produção, mas é possível dedicar um orçamento para 10% dos produtos da loja, não precisa investir na totalidade, pense nos produtos que vendem mais, por exemplo, assim o consumidor se sentirá mais ligado a peça e a vontade de consumir aumenta (Ficou linda nela, quero para mim).
8) Fotos 360°
A foto 360º já em uma realidade tanto no ambiente físico quanto virtual. Os recursos de rotação 360º aumentam o valor do produto ou da loja e a experiência, que falamos desde o começo do nosso artigo torna a compra mais divertida e interativa, além de favorecer um aumento na taxa de conversão de vendas da loja. Veja o exemplo abaixo e observe cada detalhe de uma visualização em 360º com recurso de aumento de imagem (zoom) e rotação.
Facebook já tem o recurso de foto 360º e lançou recentemente o recurso de post com objetos 3D. Imobiliárias já estão aderindo a solução de exibir cômodos para ser explorada na fotoespera – finalmente você vai poder ver o espaço sem precisar visita-lo e perder seu tempo e do corretor.
9) Novidade
Podemos chamar de novidade ou exclusividade, por isso, vale a pena guardar uma parte da fotos para mudar a exposição do seu carrossel de produtos, assim a loja terá sempre novidade, um visual novo e moderno. Não gaste todas as suas “cartas” em um único dia, variar dará mais frescor a loja.
*Sergio Almeida é CEO da agência JogaJunto e da plataforma Recorte Ninja.

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