O SAS, empresa global especializada em Analytics, anuncia as estratégias de Canais e Alianças definidas para 2018. A ideia é consolidar a presença da empresa em mercados estratégicos em todo o país e na América Latina por meio da especialização de parceiros. O programa de canais foi desenvolvido para ajudar a companhia a ampliar sua cobertura de atuação, além das verticais de negócios, gerar novas demandas e aumentar a carteira de clientes.
Em 2017, a área foi responsável por 29% das vendas do SAS no Brasil e 27% do resultado total da América Latina. De acordo com a diretora de Canais e Alianças do SAS América Latina, Daniela Fontolan, “os parceiros são um dos pilares estratégicos para o SAS em 2018, ajudando não só na cobertura de atuação, mas também no aumento da margem de lucro”.
Neste ano, o objetivo é trabalhar com um grupo de 51 parceiros estratégicos que atuarão nas quatro linhas de negócios do SAS – Customer Intelligence, Data Management, Risco e Fraudes, além de projetos de serviços de consultoria. “O foco são as novas indústrias, no segmento de médias empresas, e a oferta de soluções pré-configuradas por indústria”, diz Fontolan.
Uma amostra dessa estratégia já pode ser vista por meio da parceria anunciada em abril de 2017 com a Sonda, maior integradora de serviços e soluções de TI da América Latina. A parceria tem foco na cobertura das verticais de Varejo, Manufatura e Bens de Consumo, por meio da complementação de portfólio de soluções entre as duas empresas. “Agora, queremos expandir o trabalho no Chile, na Colômbia, na Argentina, no México, na América Central e no Caribe, de acordo com as linhas de negócio específicas para cada país”, explica a diretora.
Parcerias e expansão
O SAS fechou recentemente parcerias com as empresas MarketData e Grão Inteligência sob o modelo MASP (Managed Analytic Service Provider), no qual serviços específicos, e que não fazem parte do core business de empresas, são prestados a clientes de pequeno e médio portes tendo uma solução de inteligência analítica do SAS como tecnologia embarcada.
No Brasil, os principais mercados da área de Canais e Alianças continua sendo a região Nordeste e Brasília, com foco no Setor Público. “Tratando-se de Governo, embora 2018 seja um ano de eleições no âmbito federal, quando há uma diminuição já prevista nos investimentos em TI, daremos continuidade ao trabalho com foco nas esferas estadual e municipal, principalmente no que diz respeito às soluções antifraude do SAS”, finaliza a executiva.
SAS Innovation Lab
A empresa também inaugura neste ano o SAS Innovation Lab projeto amplo com foco em inovação, tendo como plataforma na nuvem a solução SAS Viya – voltada para a preparação de dados, visualização de dados e mineração com alta performance e elevada produtividade. O objetivo é fazer com que as empresas expandam exponencialmente a cultura da análise de dados em seu dia a dia, e acelerar a entrega de projetos em produção de forma ágil, mas sem perder governança e compliance.
Segundo o head de Inovação do SAS América Latina, Bruno Maia, atualmente o SAS Viya permite que a análise de dados seja feita de uma maneira mais fácil e democrática. “O SAS Viya simplificou todo o processo de análise de informações para que o cliente não dependa de conhecimentos estatísticos avançados para extrair insights e gerar valor para o negócio, com alta disponibilidade de recursos de machine learning e analytics avançado”, explica o executivo.
Resultados
Em 2017, o SAS registrou mais um ano de resultados positivos. A subsidiária brasileira obteve um crescimento de 22% em novas vendas (First Year Fee – FYF) e de 8% em receita total de software (Total Software Revenue – TSR), na comparação com 2016. Na América Latina, houve um aumento de 15,2% e 9,6%, respectivamente.
“Os resultados de 2017 superaram as nossas expectativas. Pelo segundo ano consecutivo tivemos um crescimento de dois dígitos e conseguimos quebrar o nosso recorde de TSR”, comemora Cássio Pantaleoni, presidente do SAS Brasil.
As áreas de destaque foram Risk Management, com 55% de crescimento nas vendas, e Data Management e Internet das Coisas, com 27%. Além disso, o SAS Brasil teve um aumento de 13% em sua carteira de clientes, sendo 50% deles resultante do trabalho desenvolvido pelos parceiros integrantes do Programa de Canais e Alianças da companhia.
A região Sudeste segue como líder quanto ao volume de negócios no país. Dentre as verticais de negócios, os destaques ficaram com as indústrias de Finanças (56%), Telecomunicações e Varejo (17%) e Governo (16%).
Perspectivas 2018
Para 2018, a expectativa do SAS Brasil é de obter um crescimento de 11% com foco nas tecnologias de Inteligência Artificial, Internet das Coisas, Machine Learning, além das soluções de Data Management, Customer Intelligence, Fraude e Risco. A empresa também pretende continuar investindo na oferta de sua tecnologia de Inteligência Analítica sob o modelo RaaS (Result as a Service) e na plataforma SAS Viya – principal foco de investimentos nos últimos dois anos.
A companhia seguirá trabalhando não apenas com as indústrias nas quais já é bem-sucedida, mas também em novos mercados, como Bens de Consumo (CPG), Utilities, Manufatura e Agronegócios. Para isso, o SAS terá como principal alicerce seu Programa de Canais e Alianças, cujo plano de expansão teve início há dois anos e, desde então, vem colhendo resultados positivos no trabalho junto aos parceiros.
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