book_icon

4 ações para melhorar a qualidade dos seus dados

4 ações para melhorar a qualidade dos seus dados

Por Rafael Albuquerque*

O Mailing – abreviação de mailing list, em inglês – é um banco de dados que reúne informações de perfil pessoal e comportamental de potenciais consumidores. Hoje, com a evolução tecnológica e o surgimento de novos modelos de negócios, para obter sucesso no concorrido cenário socioeconômico brasileiro, é imprescindível construir um mailing e usá-lo a seu favor para manter o cliente com sua marca em mente e fazer com que ele realize novas compras por meio da oferta de lançamentos ou de promoções.
Para isso, é essencial atuar na melhoria constante das informações obtidas. Sendo assim, confira 4 ações que podem aprimorar a qualidade dos seus dados:
1. Mantenha uma base atualizada
O seu banco de dados deve ser frequentemente abastecido. Afinal, as informações reunidas devem ser úteis e atuais, garantindo que seja possível realizar contato com seu cliente sempre que necessário. Para isso, existem ferramentas de atualização em massa que podem ser adotadas para automatizar e agilizar o processo, mantendo o consumidor em foco.
2. Conheça seu consumidor
Para aprimorar os dados do público, é fundamental monitorar o comportamento dele em seu negócio. O que e quando compra, o que precisa, quando e em que momento precisará de novo são referências que devem ser acompanhadas a partir do perfil do target da sua empresa. Assim, é possível definir estratégias de comunicação e de engajamento capazes de fazer com que o cliente lembre de sua marca, potencializando as chances de recompra.
3. Saiba se comunicar
Desenvolver uma boa campanha de comunicação, sempre que possível, que atue diretamente com os clientes da base, é fundamental. Seja por telefone, por e-mail ou notificações push. Dessa forma, o feedback do público garantirá assertividade na comunicação, gerando uma quantia maior de vendas.
4. Mailing qualificado
É possível estabelecer qual o perfil do seu público ao seguir seguintes passos: manter a base atualizada, conhecer seu target e elaborar boas campanhas de comunicação. A partir disso, pode-se adquirir novos clientes ao seguir o padrão apresentado pelos consumidores atuais do negócio.

*Rafael Albuquerque é diretor comercial da Unitfour, empresa brasileira referência em fornecimento de dados para as áreas de cobrança, call centers, risco, crédito, antifraude, CRM e marketing

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.