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Baratão da Construção aprimora processos de entrega em 70% com solução de gestão da Jiva

Empresa com duas lojas em Patos de Minas criou procedimentos de separação de mercadorias e roteirização do delivery, e integrou diversas áreas do negócio para agilizar processos de vendas

Focado no mercado de materiais de acabamento e de construção, o Baratão da Construção, baseado em Patos de Minas (MG), aprimorou a entrega de mercadorias em 70% com a solução da Jiva, especializada em soluções de gestão empresarial para pequenas empresas. Por meio da integração possibilitada pela plataforma de gestão, foram criados processos que não existiam na companhia, como a emissão de ordens distintas, uma para separação dos produtos e outra para roteirização das entregas, o que possibilitou evitar erros e aumentar a confiança dos clientes na hora da checagem dos pedidos.

De acordo com Leonardo Reis, diretor-financeiro do Baratão da Construção, o antigo sistema utilizado pelas duas unidades apresentava muitos erros e não tinha maturidade para acompanhar a evolução dos negócios, e por isso buscaram uma solução que estivesse à altura dos desafios trazidos pela modernidade, como a necessidade de ter em mãos informações dos negócios em tempo real e colocar a empresa no mundo do e-Commerce.

“Hoje em dia ter um sistema integrado, na web e já pronto para suportar operações de vendas online, é uma coisa básica. Quem não tiver eficiência e versatilidade para prestar o melhor atendimento e estar onde o consumidor está, no caso, também na Internet, ficará para trás”, afirma.

Segundo o diretor, com a ajuda da Jiva, o Baratão está integrando processos operacionais que antes eram realizados de forma separada entre as diferentes áreas da empresa. “Além da melhoria nas entregas, também integramos quase todos os setores, como o de vendas e estoque, por exemplo. Isso nos trouxe ganhos significativos em agilidade e superou as nossas expectativas em relação à gestão dos negócios”, diz.

Ele explica que junto com a integração, o ERP também está permitindo a automatização das operações corporativas, em especial de vendas. “Com a solução da Jiva, é possível ter acesso rapidamente a lista de todos os fornecedores e basta o vendedor selecionar o nome da marca do produto na frente de caixa, para que o sistema realize o faturamento e a emissão das ordens de separação e roteirização, tudo de maneira automática, o que evita erros de digitação e retrabalho de correção de informações nas notas fiscais”, descreve.

Além disso, a companhia passou a contar com relatórios de análise de giro, que proveem dados de estoque, contas a pagar e a receber, o que entra e o que sai da loja, etc. “Estes relatórios são muito usados pela nossa diretoria. Através deles é possível identificar e comparar informações dos últimos 12 meses em poucos segundos, e inclusive, saber os resultados de venda de cada mercadoria, o que torna as tomadas de decisão mais ágeis e assertivas”, aponta Reis.

Outro recurso que a empresa obteve com a plataforma de gestão da Jiva é a capacidade de criar campanhas de venda, com descontos e a montagem de kits promocionais, que podem incluir diferentes produtos, como pacotes de cimento, pás, etc. “A solução é muito rica em parametrização de preços e descontos, conseguimos acompanhar cada variação de valor das mercadorias, bem como avaliar o crédito dos clientes, e assim gerar ofertas mais atrativas para cada situação”, revela o diretor-financeiro.

Para os próximos passos, o Baratão planeja entrar no mundo do comércio virtual. A empresa está em fase de adoção da plataforma de comércio virtual Jiva e-Commerce, que permite a exposição e a venda de produtos na internet, tudo já integrado ao ERP. “Cada vez que aplicamos aos negócios uma ferramenta que não usávamos antes, a empresa vai pra frente, se torna mais saudável. Afinal, não dá para ficar parado, pois a concorrência é violenta nesse segmento”, finaliza.

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