book_icon

Grupo Consigaz otimiza compras com Mercado Eletrônico

Com o e-procurement do Mercado Eletrônico, as compras das nove empresas do Grupo passam a ser centralizadas e automatizadas

São Paulo, outubro de 2017 – A plataforma de e-procurement do Mercado Eletrônico, passa a integrar o fluxo operacional de compras do Grupo Consigaz – responsável pela gestão de empresas como Consigaz, Propangás, Shopping Flamingo, Condomínio Green Valley Office Park, Shopping Carapicuíba e Companhia Nacional de Cilindros. O projeto, desenvolvido em parceria com a consultoria COOBO, é composto por duas fases. A primeira etapa contempla a implementação do e-procurement e, a partir da segunda, o Grupo passa a contar com outras soluções do Mercado Eletrônico como, por exemplo, Suppliers Management, Leilão Reverso, RFx, CLM (Contract lifecycle management) – todas complementares para otimização do processo de compras.

“Hoje, as compras de todas as empresas são feitas de forma autônoma, ou seja, cada uma é responsável por suas aquisições. Com o Mercado Eletrônico, vamos centralizar todas essas operações em uma única plataforma”, afirma, Gihad Baki, gerente de projetos do Grupo Consigaz. “Para ter uma ideia, apenas a Consigaz transaciona mais de R$ 150 milhões por ano em compras. Unir esse volume ao das outras companhias do Grupo nos permitirá ter melhores negociações e, consequentemente, teremos uma redução de custos bastante expressiva”, completa.

O setor de Compras do Grupo Consigaz passa por uma reestruturação para otimização de todos os processos. Ainda de acordo com Gihad, a área tem algumas metas bastante definidas para os próximos meses e as soluções do Mercado Eletrônico são responsáveis por agilizar essa evolução. “Adotar todo esse ecossistema de soluções do Mercado Eletrônico nos apoiará com todas as metas traçadas para a área de compras. Queremos otimizar nossos processos e trazer resultados ainda melhores para o Grupo. Além de aumentar o spend sobre a gestão de compras, outros objetivos são tornar cada comprador ainda mais produtivo e estratégico e ter mais savings. Automatizar o setor e unificar as compras de todas as empresas do Grupo são estratégias fundamentais para alcançar essas metas”, explica.

Segundo Paulo Rosanova, diretor de canais do Mercado Eletrônico, a ferramenta de e-procurement no processo de compras do Grupo Consigaz trará muito mais agilidade nos processos. “Automatizar os procedimentos diminui consideravelmente a carga operacional dos compradores e os permite focar no que realmente é estratégico – para conquistar melhores negociações e condições, como prazos melhores, por exemplo. Com a otimização dos processos, o time de compras será capaz de tomar as melhores decisões. O setor trará mais resultados e a redução de custos com aquisições será realmente expressiva”, complementa.

Planos

Depois da implementação do e-procurement, a área de compras do Grupo Consigaz também terá acesso à outras soluções do Mercado Eletrônico. Entre elas:

• Suppliers Management – Nos modelos SaaS (Software as a Service) e PaaS (Platform as a Service), ela centralizar e gerencia todas as informações dos fornecedores do Grupo. Além disso, ajuda na gestão de riscos das relações com parceiros comerciais e otimiza toda a comunicação entre o Grupo e fornecedores.

• Leilão Reverso – Otimiza o processo de negociação das empresas e ajuda a garantir uma grande margem de economia – em torno de 35% do valor inicial dos produtos. No processo tradicional, uma negociação pode levar uma semana, com o Leilão Reverso, essa etapa pode ter até uma hora apenas;

• RFx – Viabiliza a análise de gastos e melhora o gerenciamento de recursos internos e externos de forma inteligente, simples e sustentável. O RFx é capaz de reduzir entre 3 a 11% dos custos pós-negociação;

• CLM – A solução ajuda no gerenciamento de todas as etapas de um contrato. Com ela, o Grupo Consigaz será capaz de acompanhar todas as regras e pontos importantes dos contratos com seus fornecedores de forma totalmente automatizada.

Sobre o Mercado Eletrônico:
O Mercado Eletrônico é líder, na América Latina, em fornecimento de soluções tecnológicas e serviços para as áreas de Compras das empresas, ajudando na redução de custos e melhoria de performance. Com escritórios no Brasil, Portugal e Estados Unidos, a empresa já contabiliza mais de 1 milhão de fornecedores, 8 mil compradores e transaciona R$ 80 bilhões em negócios – fruto de negociações entre fornecedores e compradores. Para mais informações, acesse www.me.com.br.

Siga o ME nas redes sociais:
Facebook: www.facebook.com/mercado.eletronico
LinkedIn: www.linkedin.com/company/mercado-eletronico

Informações para a imprensa:
RMA Comunicação
Adriana Leme | [email protected] | Tel.: (11) 2244-5934
Aline Vieira | [email protected] | Tel: (11) 2244- 5920
Vitoria Cardoso | vitó[email protected] | Tel: (11) 2244 – 5974

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.