Centralizar e otimizar a gestão da entrega de produtos, simplificar o suporte e melhorar o relacionamento com o cliente nos processos pós-venda. Com esses objetivos alinhados à sua procura constante pela evolução, a Progás Indústria Metalúrgica Ltda investiu na implementação de um sistema de gestão de manutenção, que permitiu automatizar processos e controlar de forma estruturada desde a área financeira até o prazo de entrega para cumprir a garantia e a reforma de equipamentos. Os esforços realizados contemplaram a implantação do software SAP PM, além de serviços especializados para gerenciar toda a execução do trabalho. O projeto foi conduzido pela AdopTI, consultoria com portfolio exclusivo e especializado na plataforma de gestão empresarial SAP, que tem forte atuação no mercado metalúrgico brasileiro.
O módulo de Manutenção da Planta SAP opera as funções de negócios, com funcionalidades que agilizam todos os processos de manutenção. Os recursos de TI permitem planejar e gerenciar os programas por meio da integração com outros sistemas da empresa. A solução cria informações estruturadas que proporcionam melhor controle de recursos e acompanhamento das ações em curso, otimizando o desempenho e a lucratividade da fábrica. A Progás, sediada em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, fabrica equipamentos para gastronomia como fogões, fornos e assadores rotativos, entre outros, suprindo restaurantes, bares, padarias e supermercados. Com a adoção desta tecnologia de gestão, a empresa pretende estabelecer uma estrutura de TI robusta, segura e ágil, que simplifique seus processos, agilize e potencialize a tomada de decisão em diferentes níveis da organização. A implementação teve início em outubro de 2016 e foi finalizada em março deste ano.
De acordo com Marcos Ricchetti, Coordenador de Tecnologia da Progás, a companhia não dispunha de recursos avançados para gerenciar e controlar a área de pós-venda e relacionamento com o cliente e tinha dificuldade de acompanhar e gerir as informações do pós-venda e assistência técnica. “Todo o controle era realizado de maneira descentralizada, por meio de planilhas, e para as mercadorias da base de troca e manutenção, era realizado um controle a parte, fora do sistema, dificultando ainda mais a gestão e o planejamento”, explica Ricchetti.
Por isso a Progás carecia de uma solução tecnológica que lhe permitisse a gestão centralizada e estruturada dos processos. Desta forma seria possível ter acesso às informações, de maneira organizada e rápida, de toda a área de assistência técnica, que oferece suporte e acompanha o atendimento ao cliente. Hoje, a Progás possui todos os dados organizados dentro do sistema, que registram informações sobre a garantia, reforma ou mesmo troca de seus produtos. A tecnologia SAP beneficiou diversas áreas da empresa, como financeira, de assistência técnica, comercial e de produção. Para a aquisição da solução e a implantação do projeto, a Progás contou com a expertise e apoio da AdopTI, consultoria especializada em SAP que dispõe de uma das principais estruturas de suporte e de serviços da plataforma da gigante alemã no interior do Estado de São Paulo, na cidade de Ribeirão Preto.
Segundo Marcos Pazeto, Diretor de Serviços da AdopTI, o sistema SAP facilita o gerenciamento de todos os processos da metalúrgica, aprimorando a qualidade na tomada de decisão. “Instituímos uma arquitetura customizada após entender a real necessidade da Progás. Sugerimos a solução mais adequada, viável e aderente aos objetivos da organização”, ressalta o executivo.
“Optamos pela AdopTI por sua experiência no segmento metalúrgico, assim como por sua elevada expertise em tecnologia SAP, e especialmente pela segurança e conhecimento que demonstraram acerca das necessidades da Progás”, afirma Ricchetti.
A Progás Indústria Metalúrgica Ltda. foi fundada em 1989 para a fabricação de equipamentos para gastronomia. Com sede em Caxias do Sul (RS), a empresa possui cerca de 400 colaboradores e atuação internacional, com clientes, representantes e fornecedores espalhados em todo o mundo.
Leia nesta edição:
CAPA | TECNOLOGIA
Centros de Dados privados ainda geram bons negócios
TENDÊNCIA
Processadores ganham centralidade com IA
TIC APLICADA
Digitalização do canteiro de obras
Esta você só vai ler na versão digital
TECNOLOGIA
A tecnologia RFID está madura, mas há espaço para crescimento
Baixe o nosso aplicativo