book_icon

IPNET Growth Partner celebra 20 anos de atuação

IPNET Growth Partner celebra 20 anos de atuação

No ano em que completa 20 anos de história e com previsão de faturamento de R$ 300 milhões até o fim de 2022, a IPNET, primeira parceira estratégica da Google Cloud na América Latina, se destaca como um dos principais players em serviços de Nuvem. Há dois anos a empresa começou a desenvolver estratégias para atingir seus objetivos de expansão.

“Após uma reestruturação, hori7zontalizando a gestão da empresa, houve um movimento do mercado que nos indicava para onde poderíamos crescer. O desenho do projeto previa que a IPNET crescesse em área de atuação – física e comercial entre 2019 e 2022, com foco em Iaas e SaaS, para adaptar-se ao mercado, e dividindo esse crescimento em três etapas anuais”, explica Fábio Carneiro, CEO da IPNET.

Foi com essa ousadia que a empresa conquistou uma importante parceria com a Google, se tornando a primeira empresa parceira da Bigtech, que se tornou um sucesso e perdura até hoje, como mostra o documentário “IPNET 20 Anos”, disponível no YouTube. “Quando tivemos a ideia, não havia representante nenhum do Google no Brasil ainda. Então, foi preciso fazer contato com o Google dos Estados Unidos, e entender como poderíamos trazer o modelo de negócios deles para o Brasil”, comenta Vinicius Albino, CTO da IPNET na América Latina. “As coisas começaram a acontecer, mas Fabio Carneiro decidiu encerrar a IPNET antiga, 100% focada em on premise, para fazer a transição para a nova versão da empresa, atuante no modelo em Nuvem”, comenta Albino.

Para a Dev leader, Raquel Baldussi, ainda que a parceria Google tenha se tornado essencial para o crescimento da IPNET, um grande passo para a expansão da organização foi a adoção da cultura remote first. “Sempre que vamos contratar, a principal opção é que o colaborador possa estar de forma remota. Isso fez expandir tanto nosso território brasileiro quanto fora do Brasil, refletindo em vários ganhos porque aumentou a produtividade, a qualidade de vida, e a satisfação pessoal do time em trabalhar, além de ter várias culturas diferentes agregando ao nosso dia a dia”, diz Baldussi.

O projeto de expansão englobou não somente a liderança da IPNET no Brasil, mas também fez com que a empresa iniciasse suas atividades na América Latina. “Com a nossa história e experiência, fomos convidados pelo Google para desenvolver um mercado no Chile. Já existiam alguns vendedores do Google por lá, mas o gatilho desse convite veio através do Google Maps, que estava em um período de transição no tipo de licenciamento, antes gratuito, passando a ser cobrado. Eles precisavam de mais gente que dominasse o Google Maps e, ao revisitar um projeto de 2008/2009 de Maps e Google Earth Enterprise, decidimos aceitar o desafio”, comenta Albino.

A parceria de longa data com o Google trouxe prêmios para a IPNET. Em 2018 e 2020, a organização ganhou o Prêmio de Parceiro do Ano. “O impacto desses prêmios nas nossas vidas foi bastante relevante. Para a equipe de marketing, foi a coroação de um trabalho que começou muito cedo”, comenta Thigu Soares, Customer Attraction Leader. “Esse reconhecimento foi muito importante, nos colocando em um outro nível, não só de parceria, mas também de respeitabilidade no mercado”, diz Soares.

O resultado da expansão da IPNET pode ser quantificado. Hoje, a empresa possui 250 funcionários; com uma área dedicada aos segmentos de Governo e empresas Enterprise; em 2021, o faturamento foi de R$ 130 milhões, mais de quatro vezes o resultado de R$ 30 milhões de 2019 e, para 2022, a previsão é mais que dobrar esse número. Houve contratação de pessoas em todas as regiões do país, além do reforço de uma equipe de vendas no Chile e nova operação no México, incluindo uma liderança focada na América Latina.

A empresa recebeu o prêmio Parceiro Google Cloud em Expansão na América Latina, na edição de 2020, e obteve quatro selos de especialização Google Cloud e dois cases de sucesso publicados mundialmente pela Google Cloud, em 2021. Para completar, também teve a renovação do selo GPTW – Great Place to Work, em fevereiro de 2021.

Fábio também comemora os resultados intangíveis dessa expansão. “Posso dizer que houve fortalecimento da empresa e da cultura da organização perante nossos stakeholders, além da criação de um núcleo de colaboradores de língua nativa espanhola, incluindo refugiados venezuelanos, para atender à demanda de prospecção e vendas de Chile e México. Sem contar o aumento da confiança para apostar em novos movimentos, num mundo que está mudando muito rápido”, explica ele, acrescentando que empreender é impactar a vida das pessoas.

Para o CEO, o aprendizado foi não projetar e espelhar sua própria personalidade em seus colaboradores: “aprendi a deixar que eles façam seu trabalho e imprimam sua própria personalidade com autonomia”, finaliza.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.