book_icon

Os ataques cibernéticos são realmente uma ameaça ao seu negócio?

Os ataques cibernéticos são realmente uma ameaça ao seu negócio?

Quão altos são os riscos de um ciberataque em geral?
E o que você pode fazer para proteger sua empresa?

Por *Jens Bothe

O Fórum Econômico Mundial é uma organização público-privada com sede na Suíça que estuda a interconexão do nosso mundo e o impacto que as ações podem ter em escala global. Seu objetivo é educar e informar os líderes de hoje para que esses influenciadores compreendam a interação entre seus papéis, decisões tomadas e os riscos para a sociedade como um todo. A intenção final, é claro, é inspirar uma ação positiva e reduzir os riscos identificados.

O Relatório Global de Riscos de 2018
Nos últimos 13 anos, o Fórum Econômico Mundial publicou o Relatório Global de Riscos como parte de seus esforços para informar e educar. O relatório reúne informações das equipes internas do Fórum Econômico Mundial, especialistas externos em todo o mundo e aproximadamente 1.000 pesquisas com as partes interessadas. O relatório examina questões e tendências em todas as áreas da sociedade – desde econômicas e políticas, até tecnológicas e culturais – para determinar quais podem ter o maior impacto na sociedade como um todo.

“Não é novidade que ataques cibernéticos sejam notados como um risco.”

O risco de ataques cibernéticos
Aproveitando a tecnologia, os ataques cibernéticos são um dos principais riscos identificados pelo Relatório Global de Riscos de 2018. Na verdade, o relatório apresenta riscos de duas maneiras – pela probabilidade de ocorrência e pelo impacto que terão. Os ataques cibernéticos fazem as duas listas no número três e seis, respectivamente. Relacionado a isso, as violações de dados e o roubo obtiveram o número quatro na lista de probabilidade de ocorrer.

Não é novidade que ataques cibernéticos sejam notados como um risco. Eles foram adicionados pela primeira vez à lista em 2012. Hoje, porém, eles se tornaram mais difundidos e os perigos resultantes de ser atacado são maiores, e é por isso que eles saltaram para mais perto do topo da lista este ano.

O seu negócio está pronto para se proteger do cibercrime?
As perguntas que saem do relatório deixam as empresas interessadas nos impactos diretos que o cibercrime pode ter em seu futuro:
– Uma empresa antiética poderia usar ataques cibernéticos para obter vantagens competitivas?
– Um ataque de ransomware poderia forçar o fechamento de negócios porque dados críticos não podem ser acessados ou porque o custo necessário para recuperar esses dados é muito alto?
– Um ataque direcionado poderia causar tanta interrupção técnica na empresa que seria incapaz de fornecer serviços aos clientes?
– Você poderia enfrentar multas (pense em GDPR) e perda de confiança do cliente porque os dados do consumidor foram roubados?

“Executivos e líderes de TI classificaram-se como novatos em termos de prontidão para proteger seus negócios contra ataques cibernéticos”.

A resposta a tudo isso é “absolutamente!” Isso ocorre porque a maioria das empresas não está preparada para o cyber, seja em termos de estratégia ou execução (ou seja, os processos e ferramentas para lidar com ataques cibernéticos). No início de 2018, a Hiscox realizou uma pesquisa sobre a prontidão das empresas para combater o cibercrime. Os resultados mostraram que (em uma escala de novato – intermediário – especialista), 73% dos 4.100 executivos e líderes de TI entrevistados classificaram-se como novatos em termos de disposição para proteger seus negócios contra ataques cibernéticos. As empresas maiores tendiam a estar um pouco melhor preparadas: isso era atribuído aos fatos de que eles têm orçamentos de TI maiores e que estão sendo atacados com mais frequência porque o pagamento para os criminosos é maior.

No entanto, isso não significa que as empresas de pequeno e médio porte possam ignorar os riscos. O mesmo estudo documentou que 45% de todos os entrevistados foram vítimas de pelo menos um ataque. Em seguida, avaliou qual foi o custo dos ataques. O custo médio dos ataques foi de US$ 35.678 para empresas com menos de 250 funcionários. Para empresas com 250 a 1.000 funcionários, esse valor subiu para US$ 397.612. Independentemente do tamanho da indústria ou da empresa, um ataque cibernético poderia ser incapacitante – fundos aniquilados, confiança do consumidor desgastada, sistemas críticos forçados a se tornarem não operacionais.

Então, se você ainda não está na categoria “especialista” em termos de prontidão para lidar com crimes cibernéticos, pense nesses números e para onde um ataque cibernético poderia levar sua empresa. Quando for a sua vez de se defender de uma ameaça, você estará pronto para responder a ataques de segurança ou ficará em pânico sobre o que acontecerá com seu negócio? Coloque uma estratégia, pessoas e ferramentas em funcionamento hoje para garantir o futuro da sua empresa e proteger os consumidores que confiaram em você.

*Jens Bothe é Diretor Global de Consultoria da OTRS AG, e estará apresentando palestra sobre o tema “Cibersegurança e gestão de ameaças”, durante o Futurecom 2018.

Sobre a OTRS AG
A OTRS AG é o fabricante e maior fornecedor mundial de pacotes de gerenciamento de serviços OTRS. Oferece soluções flexíveis para gerenciamento de processos e comunicações para empresas de todos os tamanhos, economizando tempo e dinheiro. Entre seus clientes estão Lufthansa, Airbus, IBM, Porsche, Siemens, Bayer Pharma AG, BSI (Instituto Federal de Segurança em Tecnologia da Informação), Instituto Max Planck, Toyota, Huawei, Hapag Lloyd e Banco do Brasil. Mais de 170.000 empresas em todo o mundo usam o OTRS, incluindo mais de 40% das empresas do DAX 30. OTRS está disponível em 38 idiomas. A empresa consiste em OTRS AG e suas seis subsidiárias OTRS Inc. (EUA), OTRS S.A. de C.V. (México), OTRS Asia Pte. Ltd. (Cingapura), OTRS Asia Ltd. (Hong Kong) e OTRS do Brasil Soluções Ltda. (Brasil) e OTRS Magyarország Kft. (Hungria). A OTRS AG está listada no quadro básico da Bolsa de Valores de Frankfurt. Para mais informações, consulte www.otrs.com.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.