book_icon

Forcepoint Security Labs descobre trojan que foca criptomoedas

Empresa, que monitora ameaças deste tipo de trojan há um ano, revela que foco passou a ser site Coinbase
Forcepoint Security Labs descobre trojan que foca criptomoedas
malware trickbot

O Forcepoint Security Labs encontrou uma campanha Trickbot em andamento que parece ter como alvo as criptomoedas. Segundo a empresa, o Trickbot, um Trojan bancário conhecido tradicionalmente por atacar instituições financeiras, focou ataques no Paypal e depois expandiu sua lista de alvos para instituições dos países nórdicos.

Com o Coinbase como alvo, moedas não-tradicionais agora também estão em risco de serem roubadas de potenciais vítimas do trojan bancário Trickbot

A campanha atual usa o Canadian Imperial Bank of Commerce (CIBC) como isca de engenharia social e Reino Unido, Canadá e França são os três principais alvos, embora a maioria dos destinatários tenha “.com” como domínio de topo (TLD).

Ao enviar um email em nome da instituição canadense, os cibercriminosos enviam um documento disfarçado como um anexo do CIBC que Ele contém um downloader macro. Ao fazer o download do arquivo uma variante do Trickbot é executada.

Segundo a empresa, a variante do Trickbot baixada possui a etiqueta do grupo “kas2”. Os arquivos de configuração descriptografados contêm uma lista de destinos já vistos em campanhas anteriores, com uma exceção: o site coinbase.com foi adicionado aos sites monitorados para injeções na web.

Coinbase é um site de câmbio de criptomoedas que opera com Bitcoin, Litecoin, Ethereum e outros ativos digitais. Com o Coinbase como alvo, moedas não-tradicionais agora também estão em risco de serem roubadas de potenciais vítimas do trojan bancário Trickbot.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.