book_icon

Concurso universitário premia com bolsa de estudos no Vale do Silício

Com o objetivo de fomentar a inovação e o empreendedorismo, “Ponto de Partida” quer capacitar startups das universidades

Já pensou em estudar no Vale do Silício? Uma ideia universitária promete mexer com os empreendedores das maiores universidades do país. O concurso “Ponto de Partida”, que teve início no dia 25 de agosto, em parceria com a LAIOB – Latin America Institute of Business vai premiar os vencedores da competição de modelo de negócio com bolsas de estudo na Draper University. Além disso, os três primeiros colocados receberão prêmios em dinheiro e a possibilidade de aceleração do negócio na Startup Farm ou na Baita.

O desafio será composto por duas grandes etapas: capacitação e competição. Na capacitação serão oferecidos cursos, palestras, oficinas e workshops. O evento teve início com o Awareness e a abertura das inscrições, que foram seguidos pela primeira capacitação, no dia 26 de agosto, sobre design thinking. No dia 02 de setembro ocorre a capacitação sobre plano de negócio, nos dias 23 e 24 de setembro marketing e vendas e, por fim, em 4 de outubro, acontece a capacitação em pitch. “Queremos que as pessoas aprendam a tirar seus sonhos do papel”, conta Priscila Veras, da Poli Júnior. “O concurso é totalmente universitário e basta ter uma ideia, mesmo que ainda não tenha sido validada, para entrar. Assim, não apenas os vencedores são premiados, mas todos que participarem poderão levar a ideia adiante”, acrescenta.

Na fase de competição, as equipes participantes enviarão um vídeo de até 3 minutos explicando o projeto até o dia 17 de outubro. No primeiro dia presencial, 21 de outubro, os participantes passarão por uma seleção para decidir os finalistas. No segundo dia, 22 de outubro, as equipes aprovadas seguem para uma etapa intensa de elaboração dos modelos de negócios com o auxílio de empreendedores reconhecidos no mercado e, ao final do dia, apresentarão seus projetos a uma banca avaliadora, formada por mentores e investidores. Em ambos os dias de competição o evento também trará uma grande feira de empreendedorismo, com diversas palestras e workshops com as principais empresas do mercado.

A expectativa é de contar com a participação de cerca de 150 equipes, com de 20 a 30 classificadas para a fase final. O projeto conta com o apoio do Sebrae, Fiesp, Endeavor, Movile, Unilever, StartSe, Azul, Sharing EC., Organix Branding e comunicação e Fundação Estudar.

Sobre o Ponto de Partida

O Ponto de Partida é uma competição de empreendedorismo idealizado pela União das Ligas, um grupo formado por universitários das universidades mais prestigiadas do país, que desejam impactar a sociedade fomentando o empreendedorismo ao inspirar, capacitar e conectar pessoas e startups ligadas ao ecossistema de empreendedorismo nacional. Dentre as universidades participantes, destacam-se a USP, UNICAMP, ITA, GV E MACKENZIE.

Últimas Notícias
Você também pode gostar
As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.