book_icon

Qualität IT implementa solução da Veeam na ID Logistics Brasil

Qualität IT implementa solução da Veeam na ID Logistics Brasil

Presente em mais de 16 países, a ID Logistics Brasil atua no país por meio da matriz, localizada em São Paulo, e mais 14 filiais distribuídas pelo país com presença no varejo, indústria, comércio eletrônico, entre outros segmentos. Devido à complexidade da operação e por ser uma multinacional, a área de TI do Grupo é um ponto estratégico para orquestrar todos os departamentos.

Por esse motivo, no ano passado a companhia implementou uma nova ferramenta de backup e restore, que resultou na redução de horas diárias dedicadas ao gerenciamento do backup.

Com a nova solução, a janela de backup é, em média, de 3 horas com total confiabilidade dos dados copiados e restaurados. Esse resultado foi obtido com apenas dois meses de uso do Veeam Backup & Replication na matriz e em outras dez filiais da multinacional no Brasil.

“O Veeam emite alarmes em nossos emails se detecta alguma falha, seja no hardware ou na máquina virtual, além do gerenciamento ser central e automatizado no Data Center”, explica Martin Haber, Diretor de  TI da ID Logistics Brasil.

O pessoal local de cada filial também recebe emails de alertas do sistema e, a partir de agora, passarão a ter novas atribuições referentes ao backup e restore, como, por exemplo, a análise dos logs.

“Buscamos a Veeam por estar em uso na matriz (na França) e descobrimos que era exatamente o que precisávamos”, avalia Haber.

O projeto, passando desde a prova de conceito (POC), implementação e treinamento dos profissionais de TI da ID Logistics foi realizado pela integradora Qualität IT – especializada em soluções de TI com alto valor agregado, na prestação de serviços de infraestrutura e treinamento.

“Outra facilidade é quando algum hardware é adicionado à rede e o próprio sistema gera alerta para incluirmos na rotina de backup. Veeam também é extremamente rápido no restore, porque em poucos minutos buscamos exatamente o arquivo que precisamos”, afirma Haber.

O próximo passo no projeto será realizar, além dos atuais 70 servidores virtuais, o backup diário dos cerca de 40 notebooks dos diretores e gerentes, o que demandará, em média, de 15 a 20 minutos por ser incremental.

Principais benefícios:

– Backup das estações dos diretores e gerentes;

– Janela de backup de 3hs, em média;

– Verificação automática da integridade dos arquivos de backup;

– Compressão e Deduplicação dos dados;

– Monitoramento do ambiente virtual e de backup;

– Facilidade na administração da ferramenta;

– Rapidez na recuperação de arquivos ou em máquinas completas.

A ID Logistics é um grupo internacional especializado em contrato logístico, tendo realizado em 2015 um volume de negócios de 930,8 milhões de euros. O grupo gerencia 275 sites localizados em 16 países, representando 5 milhões de m² operados na Europa, América Latina, Ásia e África, com 18,5 mil colaboradores. Com forte presença no varejo, indústria e comércio eletrônico e com expertise no preparo de pedidos unitários, a ID Logistics se caracteriza por trabalhar com um alto nível de tecnologia e uma abordagem sustentável. O Grupo é dirigido por Eric Hémar.

Fundada em 2006, a Qualität IT é especializada em soluções de TI com alto valor agregado, na prestação de serviços de infraestrutura e treinamento, oferece desde a consultoria de projetos até a gestão de ambientes para clientes de diversos perfis e segmentos.

As opiniões dos artigos/colunistas aqui publicados refletem exclusivamente a posição de seu autor, não caracterizando endosso, recomendação ou favorecimento por parte da Infor Channel ou qualquer outros envolvidos na publicação. Todos os direitos reservados. É proibida qualquer forma de reutilização, distribuição, reprodução ou publicação parcial ou total deste conteúdo sem prévia autorização da Infor Channel.