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Para Motorola Solutions, 70% do mercado ainda é analógico

Segundo André Keffer, empresa preparou estratégia para aproveitar a demanda da transição analógico-digital
Para Motorola Solutions, 70% do mercado ainda é analógico

Há quem pense que implantar um sistema eletrônico coloca a empresa no mapa da transformação digital. Não é tão simples. Ser digital é repensar modelos de negócios e desenhar novos serviços de uma forma ampla. E, contrariando antigas visões, a transformação digital não é um conceito para o futuro, e sim algo pelo qual as empresas de hoje têm de dar o máximo de atenção para continuar vivas.

“Estamos no meio de uma transição entre analógico e digital”, André Keffer

Por enquanto, a maioria das empresas ainda adota sistemas digitais voltados a melhorar o atendimento ao cliente. Pesquisa da Atento aponta que canais como mídias sociais (71%), Portal Online de autosserviço (63%), assistente virtual (38%) e aplicativo/whatsapp (33%) aparecem como novas formas de comunicação, impulsionando essa mudança. Bancos representam a vertical mais adiantada na adoção.

Segundo André Keffer, diretor de vendas de soluções de rádios da Motorola Solutions, 70% do mercado brasileiro ainda é analógico o que, em épocas de Internet das Coisas (IoT) representa uma grande oportunidade para a empresa. “Estamos no meio de uma transição entre analógico e digital”, destaca. A Motorola Solutions oferece soluções de comunicação de rádio para áreas remotas e sem acesso à internet. Somando essas ferramentas a sensores que podem monitorar qualquer operação, a fabricante conta com o apoio dos seus parceiros para desenvolver solução em conjunto.

Com 100% das suas vendas feitas de maneira indireta, o executivo conta que trabalha com 200 revendas mais ativas de uma base composta por mais de 350 empresas, além de três distribuidores especializados em rádio comunicação. Keffer conta que tem como foco principal a vertical de governo, mas também está preparado para atender transporte e logística, aeroportos, papel e celulose, seguros, óleo e gás, energia e manufatura.

No caso das empresas, Keffer pretende trabalhar no universo de companhias que já possuem solução de comunicação. “A estratégia é integrar esse sistema com a solução de dados que eles usam. Muitas vezes, o cliente adota uma solução que nem saberia que podia ter”, diz. Para quem usa solução de monitoramento via satélite ou fibra ótica, a ferramenta da Motorola Solutions pode dar até 50% de redução de custo.

Entre os projetos de destaque, a empresa cita a CMPC, uma das líderes da América Latina na produção e comercialização de produtos florestais, papel e celulose. Para ajudar seus processos produtivos e garantir a comunicação confiável das operações da subsidiária brasileira em situações de emergência, a Motorola Solutions implantou um projeto de comunicação total, que ofereceu à companhia cobertura completa através de florestas, em todos os caminhões e gruas.

A solução faz parte de um modelo de serviços gerenciados que por um prazo inicial de 10 anos conectará os sistemas de comunicação do Brasil e Chile através de uma rede única e integrada. O centro de despacho da operação dos dois países será baseado no Chile e permitirá a conectividade de serviços e recursos avançados em pontos chave das duas localidades.

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